AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

North American T-28 Trojan

Ataque leve / Antisubmarino

F O T O S

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Um T-28 no interior do hangar do NAeL Minas Gerais com os painéis do capô do motor removidos. Logo acima e a esquerda da cobertura do marinheiro vê-se a saída única dos gases de exausão (em preto). Esta é uma das características singulares do T-28R-1. FOTO: ComForAerNav

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Quatro T-28 estacionados no convôo do NAeL Minas Gerais. FOTO: ComForAerNav

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Quatro T-28 estacionados próximo à ilha do NAeL Minas Gerais. FOTO: ComForAerNav

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O T-28 N-703 pousando no convôo do NAeL Minas Gerais. Originalmente os T-28R-1 não eram versões navalizadas e, atendendo a um pedido da MB, a Hamilton modificou os aviões para operações embarcadas. A característica mais marcante é o gancho da cauda. Nos T-28R-1 o gancho localiza-se numa posição mais à frente em comparação com os T-28C da USN. FOTO: BAEnSPA

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Parte da cauda do T-28 N-703 estacionado no convôo do NAeL Minas Gerais juntamente com outros dois T-28. Observar o detalhe da entrada de ar do carburador mais curta (acima do capô do motor) e a ausência da saída dos gases de exaustão logo abaixo do flape de ar de resfriamento. Características típicas dos T-28 da MB. FOTO: ComForAerNav

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Cinco T-28 estacionados no convôo do NAeL Minas Gerais. O exemplar N-705 encontra-se estacionado na popa do convôo, boreste. FOTO: SDM

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Uma rara foto colorida do T-28 N-703, ainda em atividade na MB, estacionado em frente ao hangar na BAENSPA FOTO: SDM

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O T-28 matrícula FAB 0862 (exN-703) estacionado na área externa do Museu Aeroespacial. Reparar na ausência da saída únicas dos gases de exaustão. A aeronave está pintada nesta foto com as cores utilizadas na época da 2ª ELO. Posteriormente, a pintura voltou para o padrão original (ver foto abaixo). FOTO: MusAl

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T-28 N-703 já com as cores da MB em exposição no interior do Museu Aeroespacial - Campo dos Afonsos/RJ. Observar a entrada de ar prolongada do carburador e comparar com as fotos no convôo do Minas Gerais. Outros detalhes interessantes são a tomada de ar mais curta da refrigeração do radiador de óleo e a presença do escape dos gases de exaustão no lado esquerdo. Estas são características dos motores da versão T-28B e não dos T-28R-1 utilizados pela aviação naval. FOTO: R. Cordeiro

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Vista da cauda do T-28 N-703 em exposição no interior do Museu Aeroespacial - Campo dos Afonsos/RJ. FOTO: R. Cordeiro