AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA |
||||||
Um Período de "Ostracismo"
A criação da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorreu no início do ano de 1941. Embora a II Guerra Mundial estivesse no seu terceiro ano, os países da América mantinham-se neutros (Pearl Harbor seria atacada somente no final daquele ano). Entre 1941 e 1958, a Marinha ficou privada de todo e qualquer meio aéreo. Foi justamente durante esse período que ela foi mais necessária em toda a sua história até então (1). A partir de fevereiro de 1942, submarinos alemães começaram a atacar navios mercantes brasileiros ao longo da costa. A então recém criada Força Aérea Brasileira contava com pouca experiência em patrulha marítima e possuía aparelhos antiquados e inadequados. Entrando para a lista de países Aliados, o Brasil passou a contar com grande ajuda dos Estados Unidos da América. Esquadrões de aviões anti-submarino foram enviados para o Brasil com o propósito de auxiliar na caça aos "U-boats" alemães e submarinos italianos. O interessante é que esses esquadrões pertenciam à marinha norte-americana (na época os EUA não possuíam força aérea, mas mesmo após a criação da USAF, as missões aeronavais continuaram com a US Navy). Além dos esquadrões e apoio logístico, os norte-americanos também contribuíram para o treinamento do pessoal e incorporação de aeronaves mais adequadas e mais novas para a FAB. Após a guerra, a FAB continuou a executar as tarefas de patrulha marítima e quaisquer outras atividades relacionadas a aviação naval. A situação só mudaria na década seguinte, com a proliferação de uma nova tecnologia - o helicóptero. B i b l i o g r a f i a (1) COMFORAERNAV. Histórico. Diaponível em: <http://www.foraern.mar.mil.br/comforaernav.htm>. Acecsso em: 01 fev. 2003.
|