sexta-feira, outubro 15, 2021

Saab Naval

Garcia D’Avila aberto à visitação neste final de semana

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.naval.com.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Com informações do Alagoas 24h

g29

Uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, medindo 40 centímetros, talhada em cedro no estilo barroco do séc XVIII, pelo santeiro alagoano Claudionor Teixeira Higino, de Penedo, será entronizada nesta quarta-feira, 30, no Porto de Maceió, passando a fazer parte do patrimônio do navio.

A solenidade, prevista para as 17h, ocorrerá a bordo da mais recente aquisição da Marinha do Brasil, o navio de desembarque de carros de combate (NDDC) Garcia D’Avila, adquirido da Real Marinha Britânica em agosto de 2007.

Presidida pelo arcebispo de Maceió, D. Antonio Muniz, a solenidade contará com a presença do capitão-dos-portos de Alagoas, Henrique Tadeu dos Santos, além de membros da Soarmar-AL e convidados.

Atracado no Porto de Maceió desde esta terça-feira, o Garcia D’Avila ficará aberto à visitação pública no próximo sábado e domingo, das 14h às 17h. O nome do transporte é uma homenagem ao Capitão-de-mar-e-guerra Garcia D’Avila Pires de Carvalho e Albuquerque, oficial falecido quando comandava o Cruzador “Bahia”, após um naufrágio no dia 4 de julho de 1945.

- Advertisement -

40 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Athos

Ué, o império acabou e a religião oficial também e o Brasil é um pais laico. Sendo assim esta entronização de uma imagem no navio ( como patrimônio) é algo totalmente inconstitucional, e não tem argumento que diga ao contrário.Pensando desse modo tem que haver Biblias em pedestal, Buda,e outras reliquias de outras religiões. Não há como misturar as coisas. Já basta os crucifixos nos tribunais e nas camaras municipais e até no legislativo do Ceará como exemplo.Isto me causa uma tristeza muito grande.Já basta que o pais crie cotas para negros dividindo a população , crie currais pra indios… Read more »

Athos

Onde se lê 2º emenda como ecrevi acima leia-se 1ª emenda. A Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América é uma parte da Declaração de direitos dos Estados Unidos da América. Impede, textualmente, o Congresso dos Estados Unidos da América de infringir seis direitos fundamentais. O Congresso passa a ser impedido de: Estabelecer uma religião oficial ou dar preferência a uma dada religião (a “Establishment Clause” da primeira emenda, que institui a separação entre a Igreja e o Estado) Proibir o livre exercício da religião; Limitar a liberdade de expressão; Limitar a liberdade de imprensa; Limitar o direito… Read more »

Gama

Athos está correto na essência. Vou mais longe pois sou 100% laico, não sou adepto de nenhuma religião.
Infelizmente, a Marinha mantém forte ligação com manifestações católicas (missas de páscoa dos militares e procissões com imagens). Cultivar tradições é algo positivo, mas devem avaliadas caso a caso para não atrapalharem o serviço, não implicarem em gastos desnecessários e não ferirem suscetibilidades.

Nimitz

Eu sempre achei que colocar santos ou imagens a bordo de navios de guerra, dá um azar tremendo. Vejam por exemplo o caso do NAe São Paulo, que além de ter nome de santo (claro que em referência ao Estado de SP), tem uma capela dentro também. O NAe São Paulo antes de vir para o Brasil sofreu um acidente que matou uma pessoa ainda na França. Aqui chegando, um marujo morreu na praça de máquinas. E, em 2005, o navio sofreu o rompimento de uma tubulação de vapor que matou 3 militares e feriu 8. Espero que a maldição… Read more »

Vagner

Quanta abobrinha…

Caetano

Pessoal,
Eu concordo com todos os comentários, apenas, gostaria de que fossem realizadas as danças do SOL E DA LAU, assim estaremos bem protegidos, de dia e de noite. rs!! kkk!!

Abraços

Caetano

Pessoal, digo: da Lua.
desculpe a falha.

Raimundo

Essa foto ficou realmente muito bonita. Mereceria até ser emoldurada para virar um quadro. Seria uma peça ornamental de requintado bom gosto.

Baschera

Não pretendia opinar sobre este assunto, mas, Mauro você está certo.
Sds.

caius

Nimitz, o fato do São Paulo ter tido vários acidentes antes e depois
de chegar ao Brasil, acho eu, que não tem nada a ver com o seu nome
de Santo. Mas sim por termos comprado uma sucata que os franceses
estavam loucos para se livrarem dela.
Saudações.
Caius

C. Queiroz

Caro Mauro on, gostaria de chamar a atenção para o que prega o Nosso Sr. Jesus Cristo e o Seu Pai Celeste:(consulte sua Bíblia para confirmar, a mesma que os padres não lhes ensina a ler!!) Lucas 18:12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo(A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus {#Lv 27.30-32; Hb 7.1-10}. O dízimo era usado para o sustento dos LEVITAS {#Nm 18.21-24}, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas {#Dt 14.28-29}.) de tudo quanto ganho. Hebreus 7:2 para o qual também Abraão separou o dízimo de… Read more »

The Captain

Não é só abobrinha não, tem também mandioquinha, cebola, cenoura, batatinha, enfim um sopão!

Farragut

O Brasil é tão católico que não existe sexo antes do casamento. Tanto catolicismo também permeia as FFAA. Ninguém precisa ser escalado POR ORDEM, por exemplo, para uma missa de páscoa dos militares.

Negodrama

Se a Marinha acha necessário a imagem no navio ok, oque podemos fazer? O Brasil é um país de tradição católica mesmo (lamentavel).
Tambem acho que deveria separar a religião do estado aqui no Brasil.
Agora a opinião do colega Mauro é bem católica, ou faz do nosso jeito o lhe empurramos garganta à baixo.

Abraço a todos!

omar fernandes

Com mil pedões, vocês todos estão discutindo o SEXO DOS ANJOS!!!

Athos

Caro Mauro Parece que vc mostra-se intolerante. O Brasil é sim um Estado Laico e como tal não tem religião oficial. Sendo assim não pode haver privilégio para qualquer crença religiosa , a começar da minha por exemplo.Quanto ao dízimo é um ato biblico e o catolicismo sabe disso ou pelo menos deveria saber, pois como disse está na Bíblia e isso não é nenhuma imbecilidade. Minha denominação é mantida por dízimos e ofertas não recebendo nenhuma verba do governo para construir ou reformar igrejas por exemplo. Ser o maior pais católico do mundo parece que não basta para que… Read more »

jasao

sera que e tao importante essa discussao a respeito de uma imagem a bordo de um navio, porque que vcs nao comentam a respeito dos tripulantes do navio que estao fora do pais desde de meados de setembro do ano passado ,lutando contra todas as dificuldades , longe de seus familiares ,que nunca deixaram a peteca cair , militares do mais ato grau de profissionalismo , marinheiros mesmos!

Jonas Rafael

Eu ia comentar em cima da declaração do C. Queiroz, mas vou deixar assim antes que isso aqui vire um discussão sobre religião. Prefiro dizer que o Garcia está muito bonito. Parece que nem é tão velho assim.

Marcelo Ostra

Mas quem disse que ele é tão velho Jonas ?

Velhoa sao as MK 10 …. Schultze, Thomastom, e um monte dels que teoms por ai …

heheheheh
MO

Marcelo Ostra

Ahhh quase me esqueço

em relação ao Santo, Laico, Dizimo, Ter ou nao ter e afins = AMEM !!! (kakakkaka)

MO

PS: em tradição naval, navio com nome de santo DA AZAR SIM !!!!

crubens

Perdi meu tempo entrando aqui e ler tanta besteira junta, aff…

König

Se santos,Jesus e etc desse sorte todos as marinhas do mundo tinha seus navios pintados santos e cia e o caralho a 4 neles…
Tanto faz seja Mulçulmano,Catolico,Crente,Satanista e bla bla bla e bla…

C.Queiroz

Algum dos amigos saberiam informar a respeito da compra de navios desta classe ou parecidos feitos pela Marinha Argentina a França.
Haja visto que existe a questão do revestimento em amianto nos mesmos, assim não seria interessante a aquisição de uma unidade pela MB.

Joao

Pota avioes Kitty Hawk para que??? Nao conseguimos nem manter DOIS A-4 operacionais no Sao Paulo. E com as migalhas de verba que existem,tal acontecimento encalharia toda a MB ate 2040.Parece piada mesmo quando escuto falar tais bobagems. A India sim,que quer comprar o Kitty Hawk, toma a serio as suas FAAS. No Brasil so se fala,enrola,projeta. Parece que os porta medalhas e os politicos estao de maos dadas. So existe verba para viagems para a Franca,EUA,etc. Dessas viagems so sai papo furado. Claro,hoteis de 5 estrelas,cafezinhos de 200 dolares,e todo tipo de luxo,no cartao de credito do povo Brasileiro.… Read more »

Athos

Ora, eu fiz o comentário de acordo com a notícia veiculada. Quando disse que não haveria argumento contrário estava com razão.
Então resta fazer piada.

Athos

Prezado Mauro Não pretendo transformar este espaço para discussão religiosa. Mas peço a todos um pouco de compreensão para apenas notifica-lo que prezo a democracia e como exemplo gostaria de afirmar que a minha denominação batista é pura democracia pois seu governo é congregacional democrático onde o governo é exercido por seus membros através de assembléias mensais sendo o pastor apenas cumpridor das decisões da igreja. Portanto diferente dos modelos de governo episcopal ( metodista, universal) , oligarquico ( presbiteriana) e monárquico este último como é o caso da Igreja Católica. No mais também manifesto aqui o apoio e o… Read more »

taer

E digo mais, ficou lindão com a marca da MB!
Sds.

Paulo Taubaté

Sugestão que não é minha, e que já foi dada aqui, me desculpe, mas não me recordo por quem. Porta-Aviões não tem que ter nome de santo, Estado da Federação ou o que quer que seja, e sim de Presidente da República, como nos EEUU…. NAe Juscelino Kubistchek, Tancredo Neves, Getúlio Vargas…. Quem sabe eles não passam a se empenhar mais em “boas” aquisições…. Quem sabe até o nosso Presidente Molusco atropela a Índia e negocia o Kitty Hawk, só pra botar o nome no bichinho….

König

Botamos o Kitty Hawk no mar e a equadra fica toda no cais sem verba…
Deveria era ter nome de importantes militares, militares nacionais que participarão de combates.
Se não é capaz do Nae mudar de nome a cada mandato rsrs

König

As Batch3 se encontram em serviço na RN, Não sei se vão descomicionalas tão cedo.
A não ser que a RN comece a Encorporar mais Type-23 por exemplo.

König

Ah e as Batch2 uma foi vendida ao Chile e outra a Romenia as demais foram destruidas como alvo.(Não tenho certeza se foi o chile o comprador).

Marcelo Ostra

Foram duas para romenia

las nao viraram alvo, foram para scrap

( )´s
MO

Joao

Quanta abobrinha…porque ja nao se fala dos verdadeiros projetos da MB? Sera que ja os estao varrendo para baixo do tapete? O que vai acontecer com os Falcoes,modernizacao da frota submarina,etc???

König

Sim joão aprenderemos quando vermos a bandeira de uma potencia estrangeira sendo asteada em Brasilia mas ai sera tarde demais.

König

os Type42 são limitados tem deslocamento inferior as Type22.
as Batch3 seriam uma exelente pedida com uma modernização na classe poderiamos incluindo nossas Batch1 seria uma boa e outras nas niterois.
Mas aqui tudo anda a passos de tartaruga.

Callia

è o seguinte , com santo ou sem santo este é o menor dos problemas da Marinha…tem mais , acho que é importante ela cultivar este laço com os católicos num pais onde os professores de historia e geografia ensinaram toda uma geração a odiar as forças armadas …é importante que a entidede fortaleça laços com a sociedade desde que não atrapalhem sua função.Quanto à questão indigena ela´é bem delicada e estou em pleno acordo com o General Heleno.e tem mais se vocês vissem o caos , a vergona que é a politica indianista da funasa até vocês iam pedir… Read more »

Joao

Estou de acordo com Calia. General Heleno tambem. Os Indigenas Brasileiros merecem respeito e dignidade. Sao os Brasileiros originais. Mas devemos tomar muito cuidado com a interferencia das ONGs,que exercem influencia principalmente do exterior. Em 1904,o Brasil,numa questao similar,perdeu parde de seu territorio para a Inglaterra,na Guyana. A situacao atual nao e sem precedente. O Brasil,atualmente,como em 1904,esta dando sinais de impotencia. Etamos convidando as nacoes mais fortes a se impor,e tomar a forca todos os recursos que precisarem. Na Bolivia,se pode ver uma possivel bola de cristal para o Brasil. Uma “eleicao”apoiada e fomentada por Washington,acaba de declarar a… Read more »

Wagner_ASW

Concordo plenamente com suas palavras JOÃO… estamos nos dirigindo para um fim realmente triste para uma nação em fase de crescimento economico como a nossa! Infelizmente nossos governantes parecem querer apenas segurar os militares com aumento de salários (segundo promessa do governo) e assim esquecem dos materiais belicos utilizados por estes militares. O dia que não tiver mais materiais para os militares trabalharem, quero ver eles pedirem aumento. Para que aumento de salário se não vai ter onde e com o que trabalhar!!!!! Seria muito interessante uma união das três forças para brigar por equipamentos junto ao governo!!! Pq só… Read more »

Joao

Valeu a resposta,Mauro. Devo dizer que o estado absurdo das FAAS e obvio. No concernente a Bolivia,nunca me veio a cabeca invasao o algo dessa indole. Sim devemos comparar o Brasil de 2008 a 1904. Os que nao aprendem da Historia estao condenados a repetir la. Em 1904,o Brasil era um pais fraco militarmente,e cheio de problemas internos. A Inglaterra,que ha tempo queria abocanhar um bom pedaco do Brasil,notou isso,e ultilizou como desculpa a questao indigena na fronteira da Guyana com o Brasil para mandar tropas “de fronteira”,que acabaram por ocupar parte do territorio Brasileiro. O Brasil,que obviamente,assim como em… Read more »

Joao

Brasil: na sombra da bananeira Nascido como o maior país do continente americano, de tal dimensão que ofuscava os próprios Estados Unidos, então ainda limitados à região ocidental, e com os territórios da Califórnia do Texas e do Novo México nas mãos da recentemente criada nação Mexicana, ela própria mais populosa que o país que se viria a transformar em super-potência mundial, o Brasil dispôs durante algum tempo do título de mais poderosa nação do continente americano. A marinha brasileira, chegou a ser considerada pelos americanos nesse tempo, como o maior potencial concorrente dos Estados Unidos no domínio dos mares… Read more »

- Publicidade -

Últimas Notícias

Japão lança o ‘Hakugei’, segundo submarino classe Taigei

O Japão lançou ao mar o segundo de uma nova classe de submarinos diesel-elétricos. O novo submarino, que foi batizado...
- Advertisement -