A terceira edição de exercício anual Konkan encerrou no último dia 2 de maio. Ela contou com a presença de navios da USN e da “Marine Nationale”. O Konkan é um exercício que anualmente ocorre na costa da Índia entre a marinha daquele país e a Royal Navy. Neste ano a RN participou com o NAe HMS Illustrious, a fragata (classe Tipo 23) HMS Westminster e o SSN Trafalgar. A Índia enviou para os exercícios dois contratorpedeiros (o INS Mysore da classe Delhi/Project 15 e o INS Rajput da classe Kashin), uma fragata (INS Gomati da classe Godavari) e um SSK (o INS Shishukumar Tipo 209), além do NT INS Aditya.

Os norte-americanos participaram com o contratorpedeiro USS Cole (classe Arleigh Burke), que ficou famoso pelo atentado sofrido em 2000 no porto do Yemen, onde morreram 17 militares. Completando os navios, a França enviou a fragata Surcouf (classe La Fayette).

No momento a Índia não possui nenhum NAe em atividade, mas mesmo assim seus Sea Harrier participaram dos exercícios decolando a partir de Goa.

Agora a Marinha da Índia está focada em dois grandes exercícios navais com marinhas estrangeiras: a IBSAMAR, que ocorre na África do Sul e conta com a participação da MB, e a VARUNA-2008. Esta última será um exercício bilateral Índia – França, com ênfase em assalto anfíbio. A “Marine Nationale” enviará o seu maior navio anfíbio, o Mistral, como propaganda também, uma vez que a Índia procura um navio com estas características. A princípio a Marinha da Índia deveria receber uma segunda unidade da classe Austin. Porém, a denúncia sobre as cláusulas contratuais impostas à Índia congelou as negociações. A cheagada dos navios franceses à Índia está programada para o dia 12 de maio.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] realização do exercício VARUNA 2008 foi divulgada aqui no Blog Naval recentemente. Além do Jalashwa, participarão do exercício o […]