Fonte: Reuters

O governo brasileiro não vai permitir que a Quarta Frota norte-americana, que está sendo recriada este ano, navegue sem autorização pelas águas territoriais brasileiras, afirmou o Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

“Eles poderão atuar em áreas não jurisdicionais brasileiras. Aqui não entra!”, disse Jobim após encontro com militares do Exército, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira.

“Só entrará autorizada por nós e para visitas cordiais, mas absolutamente não vai fiscalizar a área brasileira. Quem fiscaliza somos nós”, acrescentou o Ministro da Defesa ao lembrar que o mar territorial brasileiro tem ao menos 3,5 milhões de quilômetros quadrados.

“Por isso, o governo já decidiu pela construção do submarino de propulsão nuclear para viabilizar a fiscalização dessa bacia”, completou Jobim

A Quarta Frota norte-americana atuou entre os anos de 1943 e 1950 e será reativada em junho desse ano para atuar na América do Sul, América Central e Caribe.

“Espero que os outros não se preocupem com as minhas coisas. Quem tem que se preocupar com as coisas do Brasil é o Brasil”, destacou o ministro.

Jobim afirmou ainda que não tem nenhuma informação sobre uma tentativa do Irã de influenciar a América Latina. A acusação foi feita pelo subsecretário para o hemisfério ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Thomas Shannon.

Os EUA qualificam o Irã de patrocinador do terrorismo e a preocupação de Washington é que o governo iraniano possa eventualmente usar seus vínculos na América Latina como ameaça em caso de algum conflito.

“Isso é uma novidade para mim. Não trabalho com hipóteses. Nas informações que eu disponho não existe nada disso”, disse Jobim.

O ministro acrescentou que “não há nenhum diálogo dessa natureza na América Latina” ao lembrar que está em permanente contato com os líderes dos países latino-americanos para discutir a criação de um Conselho de Defesa da região.

Segue a definição de Mar territorial

Mar territorial: é uma zona de mar adjacente ao continente ou ao Estado arquipélago. Seu limite não deve ultrapassar 12 milhas marítimas. O ponto inicial de medida deve ser feito a partir das linhas de bases retas (nos locais onde a costa apresenta-se recortada) ou linhas de bases normais (linhas de baixa-mar ao longo da costa). Neste espaço marítimo o Estado costeiro exerce sua soberania, incluindo o espaço aéreo, o solo e o subsolo marinho. Porém, os navios de outros países possuem o direito de “passagem inocente” (definida como contínua, rápida e ordeira) e a jurisdição penal do Estado costeiro não se aplica a bordo do navio estrangeiro em passagem.

Para maiores informações sobre sobre espaços marítimos, ver o site do Poder Naval OnLine

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo

há há há os comunas e aqueles que os servem já começaram a sentir a presssão…É O PODER NAVAL!!

Jorge

Que macheza, tchê!!! 😉
:
Só para lembrar: SÃO 24 (VINTE E QUATRO ANOS) de governos de oposição ao Regime Militar.
:
Lembram do motivo que o “lula lá” achou para cancelar o programa F-X? Ele se arrependeu ou alguma pesquisa não divulgada alertou o politiqueiro que ele é, da preocupação dos eleitores sobre o problema de defesa militar do nosso território?
:
Essa turma teve tempo de sobra para investir em institutos e universidades brasileiras para desenvolver pelo menos tecnologia e material bélico nacional e não estou me referindo a equipamentos custosos. Só não o fizeram por desonestidade.

Bosco

E não entra mesmo! Se insistirem vamos mandar nosso porta-aviões repletos de políticos festeiros albaroar seus cruzadores, destroyers, porta-aviões e submarinos nucleares. Aí eles vão ver uma coisa!
Também podemos lançar uma de nossas duas bombas de treinamento sobre a quarta frota e ainda vai sobra outra caso tentem de novo. Tão pensando o que?

Bosco

E a quarta frota que se cuide que dentro de mais uns 30 anos nosso super ultra mega master submarino nuclear vai finalmente sair do papel e estar prontinho para defender os interesses brasileiros juntamente com os primeiros caças de 4° geração de um total de 12 que finalmente substituirão os antiquados mirage 2000. Quanto ao fato dos EUA já estarem usando caças de 7° geração não tripulados vtol, stealth hipersônicos sub-orbitais e armados com armas de energia direta não significa nada frente aos nossos valorosos aviadores.
Eles não perdem por esperar!

Bosco

Errata: Abalroar e não albaroar.

André

A retórica do Jobim é mesmo impressionante. Se dependêssemos somente dela os problemas de defesa do Brasil estariam bem perto de serem o solucionados.

cledson

é isso mesmo pessoal!!!!!!! quem será o louco de tentar invadir o brasil temos um porta aviões cheio de politicos festeiros,duas bombas de treinametos,1ooo estilingues armados com bolas de gude de alta precisão,morteiros de 24 tiros (pra comemorar depois)e o mais importante:12 aviões de ultima geração conhecidos como 14 bis! ahan!!!! que venha a quarta frota!!!!!!!!!!!!!!!

Baschera

Este governo é mesmo confuso. O Jobim é bateu-levou, já o “el comandante em jefe” é paz e amor, o que será que é o Mangabeira ??
Sds.

Bonifácio

Caros,

Queria vos aconselhar um documentário que pode vos elucidar acerca dos perigos que o mundo futuro nos oferece. O Brasil é a vítima perfeita. Enorme, idiotizado pelo globalismo e pelo esquerdismo, cheio de recursos, pouco habitado e quase totalmente desarmado.
Aqui vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=25yhygUkecE
Consiste de doze partes. No link está somente a primeira.
Um abraço a todos.

RODRIGO

Não entra ? Ha,ha,ha,entra a hora que quiser ! Acho que o Jobim é daqueles que ainda acredita em Papai Noel…!

LOBO DO MAR

O Sr. Jobim é um fanfarrão!

Marcelo Ostra

Um detalhe ou ele nao faz ideia do que possa ser a 4a Frota ou infelizmente é mais um Galvão Bueno alias não foi este cidadão que disse ” pra que F 35, nao precisamos de tanta tecnologia” ou deve ser andando muito com o Celso Amorim, que acredita piamente na maricação do mundo (maricação = maricas) ele esquece que alem de tudo (e como não bastasse) Não temos poder diplomatico nenhum … Tambem, esperar o que de quem é gcagado pela Bolivia, esta prestes a ser pelo Paraguai, o Flamengo toma um cacete dos mexiquenses e acha ainda que… Read more »

Junior

Tomara que na 1ª passagem pelo atlantico sul, passe bem perto das plataformas de petroleo, para que os operarios possam bater fotos e por na net, depois é só esperar a resposta “dura” do governo brasileiro. Acorda Jobim, lembra do F35…aquele que tem muita tecnologia p/ o Brasil, pois é, dois desses já seria suficiente para que toda a nossa marinha ficasse ancorada.

AJS

Alguém aqui sabe informar qual é a composição da 4ª Frota?

Bosco

Eu não sei. Não terá porta aviões, mas se tiver só um destroier classe Burke, um cruzador Ticonderoga e um sub Los Angelis já será maior que tudo que a América Latina tem. Poderá inclusive atingir qualquer capital (o palacio governamental) da América com seus Tomahawks e seria praticamente invulnerável a ataque aéreo. Só o que teria aguma chance seriam os subs.
Quem viver verá!

LOBO DO MAR

VOLTO A REPETIR: O SR. JOBIM É UM FANFARRÃO!

Paulo

A IV frota é para a Venezuela não se engraçar com a Guiana (pretexto)os EUA que são dependendes de seu petróleo .
Quanto ao Brasil eles até podem fazer algum estrago mas um submarino brasileiro pode trazer graves consequencias para eles.Ou alguém já viu um país “continente” se meter com outro pais “continente”?

marcelo

Não é a composição, mas sugeriu-se o LHD 3 KEARSAGE e o LHD 4 BOXER. Ainda,os navios que tinham MAYPORT como home port: 4 ticonderoga, 4 Arleigh Burke e 13 OHP.

marcelo

Se LHD fossem efetivados,poderiam ser de grande ajuda como HOSPITAS para cidades como RIO DE JANEIRO e SALVADOR que sofrem com a DENGUE…caso os PeTistas não protestassem…

molleri

É a nova estratégia jobiniana da “detearrogância” que consiste em berrar bem alto para assustar o inimigo.

Bosco

Paulo, acho que você tem um excesso de confiança em nossos submarinos. Eles são poucos, em geral velhos, sub-armados, devem penar com a falta de recursos crônicos como os outros meios. E não esqueça que mesmo sem um porta-aviões a USNavy conta com uma grande capacidade anti-submarina provenientes de suas escoltas e se não bastasse isto, conta com seus subs nucleares, que vão à frente varrendo o caminho. É claro que existe uma possibilidade mínima de um sub brasileiro furar as defesas de uma força tarefa, (mas esta possibilidade mínima é levada em conta pela USNavy) mas eu particularmente acho… Read more »

Raphael

Parece aquele iraquiano que era ministry da impremsa quando os americanos estavam invadindo!

konner

Isso é o que nos falta: Um predador natural para qualquer Força-Tarefa o caça anti-navio ideal para proteger todo o litoral e o Atlântico Sul (…) “Alguns Su-34 (SU-32/34 FN PLATYPUS) saídos de terra, vindo de direções diferentes e convergindo para o alvo podem, facilmente, obter sucesso em destruir um ou mais grandes Navios-Aeródromos atacantes e diversos alvos secundários na escolta , disparando dezenas de mísseis a longa distância, controlando-os e redirigindo-os a cada momento, atendendo a mudanças de alvos (a partir da confirmação do acerto dos alvos originais maiores). Além de poderem carregar mísseis R-27, R-73A, R-60, mais o… Read more »

Portela

Claro que não vão entrar aqui, eles por acaso querem pegar dengue???
Eles vão ficar em águas internacionais e quando quizerem entrar é só falar com o “grande companheiro” que ele logo permite a entrada e ainda toma uma cachaçinha com eles…
E pra justificar a interação com o Brasil é só botar o nome de qualquercoisex e já virou exercício naval.
PT saudações…

igor

É claro que não né, agora se fosse no governo do fhc, o Brasil ja estaria de braços e pernas abertas.

Marcos

Nada a favor das fanfarronices de Jobim – se ele realmente falou o que dizem que falou. Agora, fico realmente impressionado com alguns ditos “patriotas”, que mais parecem aficcionados de catálogo da “Jane’s”, que desconhecem, primeiro, a história, depois a realidade política e econômica mundial. E sobre fanfarronice e história, não custa relembrar frase atribuída ao Marechal Floriano, durante a denominada Revolta da Armada, quando questionado pelos embaixadores de potências estrangeira, como receberia a intervenção militar destas potências para proteção dos seus cidadãos e propriedades estrangeiras no RJ ameaçada pelos revoltosos: “À BALA”!!! AHHH, não consta que nenhum militar inglês,… Read more »

AJS

Não creio ser fanfarronice, mas sim, conhecimento da índole dos verdadeiros brasileiros, que a despeito da carência material de nossas FFAA, tem brio e valor incomparavelmente superiores, à dos comandantes militares do Iraque, que claramente se venderam aos EEUU, transformando o que seria um combate, em passeio. Aquilo que lá ocorreu, ocorreria em qualquer lugar do mundo, em que faltassem patriotismo e vergonha na cara, por melhores que fossem os meios disponíveis. Hoje por lá, resistem os inconformados que não se curvam ante o poderio do invasor, como a história tantas vezes mostrou, tivesse havido verdadeira resistência, a situação teria… Read more »

Bosco

Marcos, os ditos “Patriotas” aficcionados com os catálogos “jane´s” o são porque gostariam de ver os militares brasileiros mais respeitados e bem equipados. Fanfarronice e bravata política nunca intimidou ninguém. Quem vai ser enviado para segurar um possivel invasor à bala com certeza vai ser o soldado vindo de famílias humildes. Os filhos dos políticos corruptos, soberbos e fanfarrões não vão estar presentes no tiroteio porque estarão nas faculdades federais estudando para seguirem carreira política ou dentro dos quadros do governo para mamar nas tetas fartas do Estado Brasileiro, que é extremamente generoso com uns. Para os outros, como médicos… Read more »

André

Apoiado, Bosco.

Bonifácio

Caros, Vos aconselho uma lida nos artigos do Olavo de Carvalho. O site do homem é o seguinte: http://www.olavodecarvalho.org/index.html Artigos como o “A história do mundo para crianças” são muito importantes para começar a entender o que está em jogo. Alianças à primeira vista improváveis estão a mover o mundo numa direção que revoltará a todas as pessoas de bem, e o nosso Brasil está cheio de traidores. O poder americano pode um dia vir a ser usado, como já foi no passado, ao serviço de uma causa que porá o Brasil de joelhos. É urgente pressionarmos os nossos políticos… Read more »

Marcos

Certo, certo, existem os brasileiros de bem – somente militares – e os outros, naturalmente, que não são verdadeiros patriotas. Este tipo de maniqueismo primário, a história demonstra, sempre resultou em desastre, inclusive para as Forças Armadas. Não quero, alimentar discussão estéril, mas, como já se ventilou acima, a capacidade de autodefesa de um país não se alicerça unicamente em FFAA fortes, mas em um país sólido economica e politica e culturalmente, com justiça e democracia. A história já viu grandes potências militares que tiveram sucessos fugazes e momentâneos porque descuraram dos outros fatores, enquanto outras nações mantém ou mantiveram… Read more »

Joao

Brasil: na sombra da bananeira Nascido como o maior país do continente americano, de tal dimensão que ofuscava os próprios Estados Unidos, então ainda limitados à região ocidental, e com os territórios da Califórnia do Texas e do Novo México nas mãos da recentemente criada nação Mexicana, ela própria mais populosa que o país que se viria a transformar em super-potência mundial, o Brasil dispôs durante algum tempo do título de mais poderosa nação do continente americano. A marinha brasileira, chegou a ser considerada pelos americanos nesse tempo, como o maior potencial concorrente dos Estados Unidos no domínio dos mares… Read more »

Bonifácio

Caro João,

Só queria complementar o que escrevestes com alguns dados. Os números estão em dólares de 1985;

Renda Per Capita 1800

Brasil $736
México $450
EUA $807

RPC 1850

Brasil $901
México $317
Canadá $850
EUA $1.394

RPC 1913

Brasil $700
México $1.104
Canadá $3.560
EUA $4.854

Os dados são extraídos das pesquisas de Angus Maddison.
Um abraço.

McNamara

Olha, o Sindicato das Zonas e Serviços Correlatos de Atendimento à Marinheirada Norte-Americana – SZSCAMNA – disse que não pode abrir mão dessa receita em moeda estrangeira, e imediatamente impetrou com um mandato de segurança contra essa decisão “absurda” do Ministro. “Estão nos impedindo de trabalhar”, era a palavra de ordem no Sindicato.

marcelo

É?? então durante o VIETNAN até mesmo altos escalões da defesa norte-americana deram uma “passadinha” por aí…

Joao

E se quiserem entrar,vamos fazer o que,senhor Jobim ??? Temos um porta avioes encalhado com dois avioes obsoletos,e so um armado…com bombas inertes,doadas pra marinha. Matariamos todos os marinheiros e fuzileros Americanos…de gargalhadas.

[…] ampliada da Operação Albacora, realizada no ano passado. Com a divulgação da recriação da IV Frota da Marinha dos EUA e da descoberta de novas reservas petrolíferas no litoral brasileiro, esse tipo […]