Ministro diz que Petrobras terá de ajudar a cobrir os custos de proteção das plataformas marítimas

35

Em entrevista à TV hoje, o ministro da Defesa Nelson Jobim disse que a Petrobras terá de ajudar a cobrir os custos de proteção de suas plataformas de petróleo.

Aí nós perguntamos: e os royalties do Petróleo que a Marinha não tem recebido há vários anos e que já acumulam alguns bilhões de reais? O Governo vai continuar a reter o dinheiro que é por lei devido à Marinha do Brasil?

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
konner

Será que isto envolveria cobrir os custos de produção destes meios para sua proteção?

Quem sabe os ‘50 navios-patrulha’?

König

Capaz de ser 50 Grajau…

konner

O Ministério da Defesa está propondo à Petrobras que participe do financiamento de cerca de 50 navios de patrulha oceânicos para serem utilizados na defesa das águas territoriais brasileiras, onde estão concentrados as principais bacias de petróleo exploradas pelo Brasil. “Os valores de mercado das ações da Petrobras têm ou não têm um elemento indicador da proteção e estabilidade do seu patrimônio? Se o patrimônio nacional, no caso as nossas riquezas petrolíferas, valorizam, a valorização também decorre da capacidade de proteção deste ativo”, argumentou Jobim, justificando a proposta. O ministro disse que o aumento do número de navios para patrulhar… Read more »

Douglas

Usar a Petrobras como fonte de custeio para a defesa é um absurdo. O Tesouro nacional cobra para financiar as atividades básicas do estado, e não cumpre com nada. Nenhuma empresa pública ou privada deveria contribuir com isso. O governo brasileiro, deveria parar de atender interesses corporativos menores e dar mais atenção a saúde educação e segurança (interna e as FA’s). O cidadão paga impostos altos, plano de saúde, escola privada, é assaltado a qualquer momento e tem o país a merce de qualquer pateta latino na fronteira pois as FA’s estão sucateadas. O senhor Jobim, virtual canditado a presidente… Read more »

konner

Ou será ’50’!? — Classe Vigilante 400 CL 54

konner

Classe Vigilante 400 CL 54 – designado NAPA 500 pela Marinha do Brasil.

Ronaldo de souza gonçalves

Eu acho que a Petrobrás poderia auxiliar sim a Marinha no seu trabalho de patrulhamento . No que tange a Combustiveis enfim nos custos do patrulhamento ela tem interresse sim e o Brasil mais ainda

GustavoB

NAPA 6.000

Douglas

Qual o sistema de armas da classe vigilante? um virtual ataque às plataformas partiria do ar.. qual capacidade de defesa aerea de area tem essa classe.? Qual sistema de alerta antecipado temos em mente para as plataformas (radres de longo alcance etc)?.E sonares para detectar subs?

André

Será que a liberação dos royalties do petróleo que estão contigenciados, e que são devidos por lei à Marinha, já não seria uma medida que contribuiria para o incremento da MB, inclusive com relação à melhoria do patrulhamento e defesa das plataformas de petróleo brasileiras?

Douglas

Correto André.

Joao

E isso ai,Andre. Muito bem dito. Para responder ao Douglas,todas estas tecnologias de sistemas de alerta antecipado e os sonares para detectar subs,fazem parte do pacote que vai sair em 2075,junto com o sub nuclear e o FX-2!!! Por enquanto,podemos ficar tranquilos…ja relançamos o monitor Parnaiba.Agora sim,tomarão o Brasil a serio. Aqui esta o link(acredite se quiser). http://www.alide.com.br/artigos/parnaiba/index.htm

claudio

Acho q. devemos então cobrar da Tam, Gool e Varig uma “taxa de segurança. Assim poderemos comprar aviões para FAB.

Acorda Brasil!

Farragut

Não é p/ dizer sandices como esta que o MD foi criado…

Bosco

Vamos armar as plataformas com algumas .50 pessoal, e utilizar como sistema de detecção o sistema “Eyes” e o de direção de tiro o sistema Brain Mk1. Tudo alimentado pelo sistema de produção de energia de última geração chamado “Feijão”

Norberto Pontes

heeheh se botar o arroz vai ser uma dupla mortífera jejeje

Norberto Pontes

Ih!!! será que ela entendeu direito e n ão trocou cobrir por encobrir???

Igor

A Vale também poderia contriuir com EB com royalties de minérios de ferro.
Fecharia assim para as 3 forças:
taxa de segurança(?) para FAB
royalties de minério de ferro para EB
e petróleo para MB.
=X

Garcia

Pessoal, isto esta no site do ministério da defesa.(www.defesa.gov.br). “Brasília (4/6/2008) – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, cogitou nesta quarta-feira (4/6), em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que parcela dos Royalties pagos pela Petrobrás sobre a receita com exploração de petróleo poderá financiar parte dos novos equipamentos que serão adquiridos pela Marinha para a defesa das águas territoriais brasileiras. Segundo Jobim, os royalties já são pagos, mas cerca de R$ 1 bilhão está retido pela área econômica para fortalecimento do superávit primário.” Pelo que entendi ele só esta falando dos… Read more »

Douglas

Em outro tópico deste blog, ja supoem que a Força Aerea Venezuelana não tem competencia para operar os Sukoi. Cuidado com esse tipo de suposição. A opção por misseis de longo alcance feita por eles, capazaes de destruir alvos no mar e em terra, mostra que estão antenados sobre as possibilidades de conflito no cone sul. Os sukoi voando alto com armas capazes de engajarem alvos a mais de 100 km os coloca em posição dominante no cenario sul americano. Sobre a proximidade das plataformas do Rio . Pergunto e daí? Qual sistema de alerta antecipado temos para indicar um… Read more »

Igor

A Venezuela era inimigo do Brasil e eu não sabia…
Venezuela é um país amigo, Chávez PODE ser louco mas não é burro.
Qual interesse de chavez atacar plataformas brasileiras?
No máximo que a Venezuela pode fazer com as suas FFAA é defender-se.

Nunão

Ué, o Chile não está modernizando suas forças com recursos advindos, por lei, através de uma porcentagem dos lucros das exportações de cobre? Apesar do Brasil não ser exportador de petróleo, o mesmo raciocínio pra cá é válido sim, tanto é que a questão dos Royalties de petróleo devidos à MB já são coisa pra lá de velha e manjada, assim como o fato deles não serem repassados. Sei lá, sem querer defender o Jobim, mas entender sua posição, talvez sua intenção seja pressionar, publicamente, o debate sobre esse repasse, ou pedir alguma alteração na lei sobre os mesmos para… Read more »

Douglas

Venezuela de amiga não tem nada. O Brasil não pode confiar em ditadores populistas neo marxistas. Politicamente a AL sofre um retrocesso.

marcelo

Como se a lei já não assegurasse os royalties para marinha. Esta declaração do Sr.jobim só visa confundir a sociedade e manter a MB em estado de degradação.Quanto a VENEZUELA,sim,éum país amigo,mas não o governo STALINISTA de CHAVEZ, que tem como “cumpanherus” apenas os traidores da esquerda, principalmente o PT. Mui amigos…

Joao

Os Venezuelanos,sem duvida,gostam muito do Brasil. Mas,muitas vezes,as ações de governos nao estao muito de acordo com o sentimento popular. Nos,como Latino Americanos,devemos saber isso mais que todo mundo. Lembram das Malvinas? Ou quem lembra ainda da Segunda Guerra Mundial? Os Russos,contentes com a “amizade” de Hitler,so acordaram quando a Wermacht estava batendo na porta do Kremlin. O fato e que as FAAS do Brasil estão mais obsoletas e ultrapassadas a cada dia. Enquanto todos os nossos vizinhos investem,compram e modernizam, em todo tipo de sistemas de defesa,ofensivos e defensivos,nos ficamos procurando material belico dos anos 60 e 70,e projetando… Read more »

claudio

Eu voto em criar a Contribuição provisória para as Forças Armadas (CPFA)

Nimitz

Países não têm amigos, têm interesses. Acorda povo!

Flávio

Eu estou completamente de acordo com o Mauro. A única ameça que existe concreta é essa nossa várias vezes citada sindrome de vira-lata que nos trava. Nenhum planejamento estratégico é criado.Isso desde o tempo do onça. Para os que acreditam ainda que o Chaves é uma ameaça ao Brasil, gostaria de perguntar se os senhores viram as imagens na TV do exército venezuelano indo de bicicleta e pau-de-arara para a fronteira da Colômbia? Por pior que seja as condições de nossos soldados, eles aparentam estar em melhor situação que os do Chaves. E ainda confio muito no preparo e criatividade… Read more »

Rangel

O Brasil é um país soberano,é um absurdo achar que a petrobrás tem a obrigação de custear, navios ou submarinos para a defesa de nossas águas,ao invés disso deveria sim, o governo diminuir o número de militares nas forças armadas,pois na minha opinião, são um bando de sanguessugas,não fazem nada em prol da sociedade brasileira, a meu ver o dinheiro empregado pela união poderia muito bem ser empregado em obras sociais e geração de empregos,é só diminuir o número de militares que estão na ativa.

Gilberto

Em termos de política internacional, não se pode confiar em niguém, sejam eles americanos ou não. Sábias as palavras romanas “se queres a paz, prepara-te para a guerra”. A questão é capacidade de dissuasão que hoje não temos… até o Paraguai já nos mostra os dentes.

Quanto a questão da colaboração da Petrobrás, sou totalmente contra, até que todo o royalty já recolhido seja utilizado para o fim que a legislação lhe destina, caso contrário, será apenas mais uma fonte de verba para ser desviada para as cuecas alheias.

Afonso

Pessoal, ou Srs., Se assim preferirem: Até hoje, não me manifestei quanto as suas opiniões. Não o fiz pelo simples fato de achar ridículo muitos dos pensamentos expostos pelos meus querido compatriotas. E ao mesmo tempo, tenho que admitir, muito sensato por alguns outros comentários. Estou há algum (grande) tempo vendo, sentindo e analisando as suas opiniões… Então, cabe a minha pessoa dizer o que pensa: 1 – Não devemos, de forma alguma, confundir um planejamento (pensado para o futuro) com o que já ocorreu em nosso passado (nem mesmo com o que está ocorrendo no momento). Um planejamento requer… Read more »

Taer

Os royalties destinados por Lei a MB, na minha opnião, deveriam ser uma prioridade a ser tratada pelo alto comando da marinha junto à nossa classe política! Não cabe a Petrobras tb pagar por sua segurança como nós cidadãos pagamos, se quisermos tê-la! ACORDA BRASIL….

Santos

Caro Afonso,
Vc está propondo uma CENSURA num lugar onde o livre pensamento (por mais idiota que seja) recebe acolhimento.
Dê-nos seu e-mail para que V. Sa. julgue se nossas idéias e pensamentos (por mais idiotas q sejam) valem a pena ou não ser divulgados. Proponho a todos os participantes deste blog submeterem ao crivo de Vossa Excelsa Sabedoria suas idéias antes de projetá-las ao mundo exterior.
Afonso… deixa prá lá!
Outra coisa: vc falou, falou, criticou todo mundo, achou-se o tal e não disse nada!!!

Paulo Taubaté

Afonso, está desculpado, meu filho….

konner

O Sr. MD ao dizer, “50 navios Patrulhas”, em se tratando de um civíl, não poderia ter usado a palavra “Patrulha”, de forma erronea é claro, mas, apenas indicando meios navais, sem necessáriamente se referir a navios patrulhas dedicados? O número de ‘50 navios’, poderia assim englobar quem sabe, duas, talvez até três classes. De momento me vem a mente, ao raciocinar desta forma, a classe Vigilante 400 CL 54 – designado NAPA 500 pela Marinha do Brasil, e as Corvetas Combattante BR70. Esta sim, se necessário for, bem mais apta para a proteção das plataformas. A Corveta Combattante BR70… Read more »