tomahawkblock4.jpg 

A US Defense Security Co-operation Agency notificou o Congresso dos EUA sobre a possível venda à Espanha, pelo FMS (Foreign Military Sale), de 20 mísseis Tomahawk RGM-109E Block IV “Land Attack” (Ataque Terrestre), no valor de US$ 156 milhões.

O valor cobre também a aquisição de 5 sistemas de controle, incluindo hardware/software, canisters, containers, equipamentos de teste, peças de reposição, treinamento e apoio logístico. 

A Espanha quer equipar suas fragatas F-100 com o Tomahawk, para garantir o apoio à forças terrestres espanholas que estiverem sob fogo inimigo, reduzindo danos colaterais, graças à precisão e o longo alcance do míssil.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Por aí vão os países menores, menos no quesito segurança.
Poderíamos nós também ter o nosso tomahawk, via AVMT da Avibrás, que já poderia estar em testes, não fosse nossa visão curta e despreparo de nossas “toridades”. Realmente não somos um país sério!!
Sds.

AJS

Caro Baschera, a Espanha tem 39 milhões de habitantes com um PIB de 1,1 trilhão de Dólares, enquanto por aqui, temos 180 milhões de habitantes e um PIB de 1,3 trilhão de Dólares, ela não é tão pequena.

Robson Br

A impressão que passa que as FFAA brasileiras não tem mais interesse de apoiar as empresas nacionais que tem domínio de tecnologia na área de defesa. Não sei se é pelo motívo da necessecidade imediata de reequipamento e se investir em desenvolvimento poderia sacrificar ainda mais nas compras de substituição. Tem muitos empresários brasileiros que tem condições de invertir, bastaria o que ocorresse o mesmo da década de 70, quando tecnologias foram transferidas para iniciativa privada. Veja o caso dos blindados produzidos pela Engesa, Bernadinni, e outras…

marcelo

enquanto paisinhos menores como a espanha arma sua marinha com tomahawk o Brasil dorme a SIESTA…

Baschera

Caro AJS,
Quis me referir ao tamanho territorial e tamanho populacional.
Talvez não tenha sido suficientemente claro.
Falando em Espanha, a Marinha Real vai modernizar quatro de seus Harrier pelo valor de 14 milhões de euros. Quanto vai custar a modernização dos A-1 da MB ??
Sds.

Baschera

Correção : A esquadra espanhola vai modernizar……… pelo valor de 11,5 milhões de euros..
Sds.

tikuna

Será q esses mísseis poderiam ser adaptados nas nossas Nitéroi.

marcelo

pelos cálculos do ministro MANTEGA o PIB brasileiro era de U$ 2,3 Bi em 2007. Melhor seria ter esta classe de mísseis nos submarinos. Melhor ainda se fosse nacional como o “trezentão”, este sim, já desenvolvido(?)mas que os preocupados e “patrióticos” governates não encomendaram ou muito menos apoiaram o projeto.

marcelo

corrigindo R$ 2,3 tri…

AJS

Caro Baschera, pelo que me consta, não há A-1 no inventário da MB.

AJS

12 A-4 por 66 milhões de Dólares, ou cada 4 por 22 milhões de Dólares ou 11 milhões de Euros, mas o processo está suspenso.

[…] de 900 milhas náuticas de distância, esteja ele em terra ou no mar. O Tomahawk Block IV pode ser lançado de navios e submarinos, e foi desenvolvido para realizar ataques precisos e de longa distância contra alvos […]