Navio-Escola Brasil realiza a XXII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha

33

nebrasil.jpg

O Navio-Escola Brasil realiza, a partir de 21 de junho, a XXII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. A cerimônia de despedida do navio será realizada no dia 20 de junho, sexta-feira, na Base Almirante Castro e Silva, a partir das 11h, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Vice-Presidente da República, José Alencar, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.A Viagem de Instrução é realizada anualmente, a fim de complementar, de forma prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os Guardas-Marinha (GM) habilitaram-se nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendência, e melhorar suas formações culturais. Durante a viagem – considerada o último ciclo na formação do futuro oficial de Marinha – são ministradas aulas práticas de Navegação, Meteorologia, Marinharia, Operações Navais, Controle de Avarias, Administração Naval e Liderança, bem como possibilita a participação ativa dos GM na vida de bordo do navio.

Este ano, a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha observará o seguinte roteiro: Fortaleza, Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Barcelona (Espanha), Marselha (França), Civitavecchia (Itália), Tunis (Tunísia), Pireu (Grécia), Alexandria (Egito), Bombaim (Índia), Cingapura (Cingapura), Inchon (Coréia), Shangai (China), Tóquio (Japão), Honolulu (EUA), Long Beach (EUA), Acapulco (México), Cartagena (Colômbia) e Salvador; chegando, no dia 21 de dezembro, ao Rio de Janeiro.

O Comandante do Navio-Escola Brasil é o Capitão-de-Mar-e-Guerra CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, que assumiu o cargo em 18 de janeiro de 2008. A tripulação é composta por 30 Oficiais, 218 Praças e 158 Guardas-Marinha. Participam, ainda, como convidados, um oficial do Exército Brasileiro, um uficial da Força Aérea Brasileira, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional e, até o presente momento, foram confirmados os oficiais convidados das Marinhas dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Peru, México, Venezuela, África do Sul, Índia, China, Japão, Portugal, França, Espanha, Holanda e Reino Unido.

O Navio-Escola Brasil foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, baseado no casco das fragatas classe “Niterói” (Vosper Mk.10). Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, sendo lançado ao mar em setembro de 1983 e incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986. O índice médio de nacionalização atingido ao final da construção foi de 60%.

Brasil é dotado de equipamentos modernos, a maioria dos quais oriundos de projetos e desenvolvimentos nacionais, realizados tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais contratadas, destacando-se o Sistema de Simulação Tática e Treinamento (SSTT), cuja versão II, atualizada, está sendo empregada nesta viagem, o Terminal Tático Inteligente (TTI) e o Sistema de Controle de Avarias, totalmente construídos no País.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

É fotogênico o U27. Podiam instalar o reparo Mk8 que sobrou das Niterói nele, de maneira semelhante ao Kashima, que tem um simpático 76mm a vante.
(é a volta da minha campanha “encontre um lar para um Mk8 carente”)

José “Big Head” da Silva

O pior é que o navio ja esta com vinte e dois anos, ou seja logo logo ja esta na época de dar baixa, mas pode ser que chegue aos oitenta anos de uso…do jeito que as coisa não vão por aqui isso é muito provavel.

sergio noronha

um navio sem nenhuma utilidade belica um belo desperdicio do pouco dinheiro que a nossa marinha recebe de brasilia.

Nunão

Uma comparação interessante: na viagem de 5 meses ao redor do mundo que está sendo realizada pelo Kashima (em companhia de dois CTs) estão 180 novos oficiais da Força de Autodefesa Marítima do Japão. Na do U27 Brasil, de 6 meses, estão viajando e treinando 158 guardas-marinha. Os números são bem parecidos (e os países visitados idem), uma diferença de apenas 12 oficiais formados por ano. Precisaria comparar mais os efetivos das duas forças, apesar das diferenças básicas (uma com mais tarefas “guerreiras”, outra com mais tarefas “subsidiárias”), mas deixo isso pra quem tiver mais tempo. Mas algo interessante pra… Read more »

Luciana

Olá, gostaria de saber as datas das paradas do Navio Escola Brasil nos portos. Obrigada

ANA

NUNCA ME INTERESSEI POR ISSO, ENTAO NAO SEI, POSSO ESTAR FAZENDO UMA PERGUNTA BANAL, DESCULPE DESDE JÁ!!!

MAS ESSES OFICIAIS QUE FAZEM ESSA VIAGEM, DESCEM EM TODOS OS PAISES CITADOS, FICAM ALGUNS DIAS???
MERA CURIOSIDADEPARA DEBATER COM UMA PESSOA.
OBRIGADO!!!

karolina

so quero deixar un saludo a todos los guardas de marinha, muita suerte y que Dios los bendiga muito.
por certo eo gostaria de saber quantos dias ficaran en Acapulco Mexico.
mera curiosidade tamben. Obrigado

trackback

[…] é a 22a. viagem de instrução de guardas-marinha – considerada o último ciclo na formação do futuro oficial de Marinha-, realizada anualmente a […]

Carlos

Caríssima Ana,
quanto a sua pergunta, esclareço que a cada porto visitado pelo NE, os Guardas-Marinha geralmente são liberados para visitar e até permanecer nas cidades enquanto o navio está no porto. É até padrão o navio ficar uma média de 5 dias em cada cidade, e alguns poucos Guardas-Marinha permanecem a bordo, cumprindo uma agenda de serviço e recepção de autoridades, junto com Oficiais do navio.A MB tem como objetivo que os futuros oficiais mantenham contato com outras culturas daí que essas visitas aos portos tem incentivo de liberdade para movimentação pessoal.

Paulo Costa

O navio escola Brasil faz digamos,final de curso sozinho,
ao contrario do Japão que esteve aqui o navio escola com vasos de guerra,é de praxe,ou è de ocasião?

Andressa

Se alguém souber de algum link que contenha os vídeos, as fotos e mais notícias das paragens deste navio nos diferentes portos, principalmente das festas e confraternizações, por favor, digam-me. Obrigada!

Adolfo

Alguem pode me informar aonde exatamente o Navio Escola Brasil U27
esta ancorado aki na Inglaterra? Grato!

Eleazar Lopes Batista

OI! estou muito orgulhoso pois meu pai está fazendo parte dessa tribulação o 2° SGT EF Laurentino! espero em Deus q de tudo certo pra vocês!

Um forte abraço e bom viagem

Luciana

Olá, gostaria de saber a previsão da data de chegada do Navio Escola Brasil em Barcelona. Obrigada

Gisele

Gostaria de endereço para envio de correspondência.
Grata!

paulo roberto

gostaria de saber em que porto se encontra o navio escola brasil
31/07/2008
grato

Frederico

Lamentavel deixarem Hamburg, na Alemanha para fora do roteiro. A muitos anos sempre por volta de Agosto e Setembro ja se lia em jornais alem dos informativos no metro.
Realmente triste, ja que todos os anos, sempre os avisos “O Ilustre Navio Escola Brasil, da Marinha Brasileira, visitante de tantos anos, aberto a todos”
Hamburg e um dos maiores portos da Europa, alem de ser a segunda maior cidade da Alemanha.
Desta vez a fantastica Marinha do Brasil deu tiro na agua.
Grato

Luis Pedruco

Hoje dia 09/08/2008 vi o escola Navio U27 ancorado no porto de Civitavecchia .Falei com varios marinheiros que transitavam pela cidade a procura de um posto telefonico.Eu também sou turista

Um abraço e boa viagem a todos

Alexandre

Graças a Deus a XXII VIGM chegou ao fim, com todos os nossos objetivos cumpridos.

Obrigado a todos pelas preces e pela confiança em nós depositadas.
Espero que a XXIII VIGM seja tão boa quanto foi a XXII.

Bons ventos e mares tranquilos.

EF ALEXANDRE

sheila

por favor poderiam me imformar o ndereço pra correspondencia…obrigada.

luis

ola eu fiz essa viagem tambem ,e quando cheguei em civitavecchia ,so gravei a saida do prto por causa do Mc Donald e os posto telefonicos…fiu a roma e passiei muito .foi o maximo….

luis antonio

tenho um amigo que estar nesta viagem ,deixo um forte abraço pra ele ,e que Deus abençoe a viagem e tragam todos em paz.o nome dele é Sg Mo Aldo

luis antonio

estamos felizes com essa comissao

Nathalya

Quando o navio vai chegar em Salvador-Bahia?

Clarice

Gostaria de saber a data prevista de chegada do navio em Salvador, e quantos dias ficarão na cidade.

Maria da Gloria

Estamos aqui no Rio de Janeiro orando a “Oração da XXII” e pedindo a Deus que proteja e oriente todos nesse navio.
Que retornem acrescidos de cultura, mas muito mais de fraternidade, confiança e responsabolidade entre si.
Qual a previsão para chegada ao Rio de Janeiro?

EMERSOFULLY

O QUE FALTA NA INSTRUÇÃO DE NOSSOS GUARDA-MARINHA,É NA VERDADE A FALTA DE SITUAÇÃO REAL DE COMBATE.NÃO SÓ A ELES, E SIM A TODA NOSSA ESQUADRA.
SIMULADORES,EXERCÍCIOS,SÃO BONS PRA NÃO PEREDR Á PRATICA,E NÃO SÃO PRA ADQUIRILA.TEMOS QUE PARTICIPAR FEROZMENTE DE OPERAÇÕES NAVAIS DE GUERRA REAIS COM FORÇAS DA OTAN,OU AMERICANAS(QUE SÃO A MESMA COISA),OU ENTÃO APROFUNDAR NOSSAS DEFESAS COSTEIRAS E DE LIMITES TERRITORIAS,PARA VERDADEIRAMENTE SE APRENDER ALGUMA COISA.
NÃO QUE ESSAS VIAGENS DE INSTRUÇÃO DO U-27,NÃO SIRVAM DE NADA.SERVEM DE CONHECIMENTO PARA OS FUTUROS CHARLIE MIKE DA NOSSA MB,POREM NÃO SÃO SUFICIENTES PARA UMA ARMADA DE VERDADE!!!

I-4

ESTE NAVIO É ESPECIAL PARA MIM, OS CAMPANHAS QUE ACESSAREM ESTE BLOG SABERAM QUEM EU SOU. TENHO A CERTEZA DE QUE ESTE NAVIO É DE UMA IMPORTÂNCIA SUBLIME PARA A NOSSA MARINHA E PARA O NOSSO PAÍS. TRATA-SE DE UMA EMBARCAÇÃO QUE REPRESENTA O NOSSO PAÍS E A NOSSA GENTE.TODOS OS ANOS TENHO O PRAZER E O DEVER DE AJUDAR NA PREPARAÇÃO DO NE-BRASIL, CUIDANDO DE TODOS OS DETALHES PARA MANTER A BOA APRESENTAÇÃO DO U-27. AGRADEÇO A TODA A TRIPULAÇÃO PELO CARINHO E PELA CONFIANÇA SEMPRE EM MIM DEPOSITADAS. ATÉ A VOLTA!

Coorde Biblioteca

Convido-vos a visitar um blogue de Escola em PORTUGAL e deixaram a vossa opinião. Obrigada!
Parabéns por este espaço.

http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/

Alexandre F.

É fotogênico o U27. Podiam instalar o reparo Mk8 que sobrou das Niterói nele, de maneira semelhante ao Kashima, que tem um simpático 76mm a vante.
(é a volta da minha campanha “encontre um lar para um Mk8 carente”)

[2] Nao tiro uma virgula!

Maria de Lourdes

Quero saber qual a data de retorno ao Rio de Janeiro. Peço a Deus que abençõe todos neste navio.

CLAUDIO

OLÁ A DATA PREVISTA PARA A CHEGADA DO NE NO RJ É DIA 21/12…
GOSTARIA DE DESEJAR A MEU IRMÃO MN LEANDRO E A TODA TRIBUALAÇÃO UM BOM RETORNO.

Nayanna castro

Meu amor estara fazendo parte da viagem do ano de 2009, desde já… sinto saudades…