Aproveitando a visita do secretário-adjunto de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, funcionários do governo argentino pediriam ontem explicações sobre a reativação da Quarta Frota americana nas águas da América do Sul e do Caribe.

“Estamos preocupados com o tema da Quarta Frota (…), pois não sabemos por que está sendo reativada e qual é seu sentido”, disse o vice-chanceler argentino, Victorio Taccetti, à imprensa local, antes da visita de Shannon. “Vamos comunicar essa preocupação e pedir ao enviado de Washington que explique o alcance da decisão.”

Os EUA argumentam que a frota não tem capacidade ofensiva e que seu principais objetivos são ajuda humanitária e combate ao tráfico de drogas.

Shannon teria na noite de ontem um encontro com a presidente Cristina Kirchner.

Fonte: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Costa

O secretario adjunto apos a indagação do porque da 4 frota,deve
ter dito,¨Madame, o mar aqui na região está um pouco agitado¨.

Raphael

Falklands boludo!

Raimundo

Mensagem ao Esquadrão Pampa, rumo ao Red Flag: ============================================== Cruzam o céu caçadores alados Rumo ao embate com os adversários Em longínquas terras d´além mar. Poucas serão as testemunhas Dos confrontos que se seguirão, Mas ao longe corações e mentes os acompanharão. Guerreiros experientes e destemidos, No comando de pássaros metálicos, Desafiarão oponentes implacáveis, Rápidos, ágeis e mortais. Porém, a certeza de que o ferrenho treinamento Sobre os pampas austrais fará a diferença Entre a vitória e o abate permanece evidente No pensamento do seleto grupo de aviadores. Eles partem rumo ao desconhecido, Desafiando a própria sorte E guardando a… Read more »

Antonio Marques

Parece que tem aí uma ironia porque eu não conheço navio americano, com capacidade de navegação oceânica, que não tenha capacidade ofensiva. Ou será que vão pegar um porta-aviões, retirar todos os aviões, todos os lançadores de mísseis, de armas de defesa de ponto, e tudo mais, deixar só a carcaça, rsrs, mas se bem que um PA americano pode “ofender” como aríete, abalroando navios ou uma PLATAFORMA PETROLÍFERA, ou mesmo usar umas traineiras para vir prover ajuda humanitária, mas será que os EUA chamariam uma força de traineiras de FROTA???? Insistem os americanos em evadir-se a verdade, que seria… Read more »

André

A IV Frota não ter capacidade ofensiva se equivale ao Jobim quando disse que o futuro sub nuclear brasileiro não servirá para ataque!!! Ora, para que serviria, então???

Fred

Bem por enquanto é uma frota de papel, não possui nenhum meio por enquanto!

Paulo Costa

Rumo ao Red Flag———–
Que cruzem os céus caçadores e equipe atenta
Usem bem os ensinamentos,pois desafios não faltarão
Representem bem a nossa força aérea
E que os ventos estejam a favor

McNamara

Esses versinhos em homenagem aos bravos caçadores parecem uma quimera numa tarde ensolarada de inverno…
Esses bravos caçadores mereciam tripular aeronaves melhores e mais compatíveis com o país continente que se propõe a defender, isso sim.Em caso de conflito, à maneira que estamos equipados, no ar, na terra e no mar… é caixão na certa !

konner

Os estrategistas militares norte-americanos preparam-se para guerras futuras que terão de lugar, não por questões de ideologia ou política, mas sim em luta crua por recursos cada vez mais escassos. Enquanto a atenção diária do exército norte-americano se centra no Iraque e Afeganistão, os estrategistas norte-americanos olham cada vez mais para além destes dois conflitos com o objetivo de prever o meio em que se produzirá o combate global nos tempos futuros. E o mundo que veem é um no qual a luta pelos recursos vitais, mais do que a ideologia ou a política de equilíbrio de poder, dominará o… Read more »

Paulo Costa

Heróis e façanhas são reverenciados em verso,como uma homenagem.
Sabemos das dificuldades,e dos desafios,nem por isto nos impediu
de na 2 guerra ganhassemos apesar das perdas e lutas,a Fita Azul
citação da USAF,poucas forças aéreas tem isto…sds