MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
Nº 545 DE 08 DE AGOSTO DE 2008

GERAL

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA

Incorporação da Corveta Barroso – Participo que três anos após a retomada do projeto de construção, a Corveta Barroso será incorporada à Armada no próximo dia 19AGO, às 10h30 no cais em frente ao edifício 11 do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em cerimônia a ser realizada no uniforme 5.3. A mostra de armamento do navio contará com a presença do Exmo Sr. Ministro da Defesa, do Comandante da Marinha e do Chefe do Estado-Maior da Armada entre outras autoridades. Este evento marca o empenho da Marinha em superar os diversos desafios impostos para conclusão de um projeto que contribui para o resgate da capacidade e da tecnologia de construção naval militar brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego

Contaremos com a cobertura do Blog Naval nessa incorporação?

pablo

pessaol, gostaria de saber se e possivel/eficaz a instalacao dos containers do sistema Astros II em alguma embarcacao brasileira.
ha muito tempo eu li uma reportagem dizendo que a Marinha brasileira tinha em estudo/projeto algumas embarcacoes trimaran, alguem tem alguma info a esse respeito ??

direto do fundo do mar

Só depende do Galante!!!! 🙂

Norberto Pontes

Show de bola, demorou… mas saiu.
Parabéns à Marinha do Brasil pelo feito, competência têm, o que falta é verbaaaaaaaaaaaaaa

sarto sampaio

Mísseis Anti-aéreo??? Mal armada.

Walderson

Fala pessoal. Por acaso, alguém teria o rol de armas da Barroso?
Um abraço a todos.

marujo

Até que enfim, a Barroso! Alguém, no blog, sabe se a incorporação do navio no dia 19 de agosto se deve a algum motivo especial?

Clausewitz

Que se multiplique por cem!

Bosco

Pablo, a função de um Astros II em um navio seria dar apoio de fogo, ou seja, bombardeio do litoral. Os navios especializados nesta função eram os couraçados. As escoltas podem atuar nesta função graças aos canhões de calibre maior (100, 114, 120, 127 e ao futuro AGS de 155 mm do DDG 1000, que não é uma escolta clássica). No passado lançadores de foguetes múltiplos eram muito usados para saturar uma área de desembarque em apoio a uma operação anfíbia. A MB possui poucos navios e não poderia desviar nenhum para esta função específica já que a operação de… Read more »

Bosco

Eu também acho a Barroso ideal para as necessidades da marinha.
As próximas precisam de pequenas mudanças no projeto em relação à furtividade, defesa anti-míssil e sua capacidade ASW.
A substituição do canhão Mk 8 de 114mm por um Bofors de 57mm já melhoraria muito a defesa anti-míssil.
Parabéns à MB.
Um abraço a todos.

Nunão

Walderson, aqui mesmo, no portal do PN Online, acessando o link para o Navios de Guerra Brasileiros, vc vai encontrar a ficha completa da Barroso (e, é claro, de centenas de outros navios que já passaram ou estão na MB). E tem também na seção Dossiê um artigo só sobre ela. Mauro, acho ali no convés de popa, devido ao convôo aumentado em relação às Inhaúma, só algo pequeno, tipo Manpads, ou mesmo Tetral ou similares, para ficarmos nos lançadores conteiráveis. Mas devido pequeno tamanho dessa área, o arco para conteirar os lançadores a meu ver não seria satisfatório, mesmo… Read more »

Bosco

Já a nossa Fragata anti-aérea deve contar com um canhão de 57 mm, 48 lançadores PAAMS para mísseis Aster 15 e 30, TT, SSMs e um helicóptero orgânico ASW.

Bosco

Nunão,
eu penso diferente de você em relação às futuras alterações da Barroso. Acho que devemos chamar o “especialista” em armas do Estadão para resolver a questão. O Godoy.
Um abraço!

Douglas

Depois dos exemplos trazidos pelo Galante, patrulhas de menos de 800t com sistemas de mísseis VL, alguem aqui ainda acha que não é possível ter defesa aérea potente na Barroso?????????????????? Acho que a questão é verba e só isso. Tecnicamente é possível uma solução. Uma série de 4 Barrosos “batch 2” ou “flight 2′ é meu sonho de consumo hoje. algumas alterações de superestutura do projeto para receber um poderoso sistema VL, mais atualização de sonares, radares e canhao de proa para um de tiro rápido. seria uma das mais poderosas corvetas do mundo. Para Fragatas, após alguns copos de… Read more »

Nunão

Pois é Bosco e Douglas, concordamos em muitos aspectos, já que oque eu quis dizer é que a Barroso especificamente não pode adições realmente significativas no que se refere a SAM sem mudanças um pouco mais custosas no projeto – o que não seria problema, a meu ver, em novas unidades onde essas alterações poderiam ser introduzidas desde o princípio e depois feitas na própria Barroso. Só não esquecer que mísseis de lançamento vertical mais poderosos só combinam, a meu ver, com navios mais “gordinhos”. São VLS que ocupam volume significativamente superior aos 8 lançadores de Umkhonto que se vê,… Read more »

Nunão

Obs – lendo o que escrevi há pouco, deu pra perceber que sempre tem algumas palavras faltando nos meus comentários, é que digito muito rápido e acabo atropelando palavras. Enfim, como isso não deve mudar, deixo aqui as minhas esfarrapadas desculpas.

Bosco

Nunão,
eu concordo com suas sugestões totalmente.
Eu quis mesmo foi fazer uma brincadeira com o Roberto Godoy do Estadão. É porque eu também acho que o Godoy dá umas derrapadas de vez em quando, viajando um pouco na maionese. Mas não chega a bater no paredão não.
Um abraço.

Nunão

Ah, mas certamente nós também escrevemos besteira pra caramba, Bosco. Só não fazemos isso em jornal, hehe…

Jornalistas. Com raras exceções, são uns vendidos ao sistema capitalista ligado às poderosas organizações internacionais de mídia que controlam corações e mentes dessa grande engrenagem global da mais-valia do mundo pós-moderno que se corrompe, enriquece e se multipolariza às custas da reprodução e exploração do excesso de mão-de-obra periférico ou terceiro-mundista.
Eu me considero muito acima disso, afinal, sou publicitário.

konner

Perdão por obstaculizar o tema, mas imaginei ser relevante.

O Ministério da Defesa do Brasil deverá assinar o contrato de compra de helicópteros de ataque Mil Mi-35 nas próximas semanas, — “fontes não-oficiais”.

As duas partes já teriam concluído os termos da negociação.

A assinatura pode ocorrer mesmo já na próxima semana.

Baschera

É Konner,
Estes helis com cara de maus (mas já obsoletos..) deveriam ir para o EB e não a FAB. Talvez, pensando melhor, como serão poucos, deveriam ir mesmo para os FN, o que lhes daria certo poder de fogo em uma conquista de cabeça de praia para afugentar possíveis ressistências e blindados inimigos, para posterior desembarque dos SK-105.
Sds.

paulo costa

Neste site tem uma informação,na epoca das Modfrag,que no sonar
de casco,seria aproveitado o sistema que bascula ou desce no bulbo.
A Garcia vai mesmo para a reserva ou para eterna patrulha como foi a outra?….

Beto

Konner !!
vc sabe quantos heli. MI-35 são???

konner

Beto,

A quantidade eu não tenho.

Nunão

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ComForSup/incorporacaoCorvetaBarroso.htm Marinha Informa – 15/08 Incorporação da Corveta “Barroso” No próximo dia 19 de agosto, três anos após a retomada do projeto de construção, a Marinha do Brasil incorporará a Corveta “Barroso” à Armada. A cerimônia contará com a presença do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, entre outras autoridades. Projeto que contribui com o resgate da capacidade e da tecnologia da construção naval militar brasileira, a Corveta “Barroso” é o resultado do aperfeiçoamento do projeto das Corvetas Classe Inhaúma, construídas anteriormente no Brasil, e incorporou melhorias e desenvolvimentos tecnológicos que aprimoraram o desempenho do navio. Com uma… Read more »

THIAGO

SÓ FALTA OS ASPIDE,E PODEREMOS COMPRA UMAS 12 UN