Operação Atlântico – em defesa da “Amazônia Azul”

26

operacao-atlantico.jpg

A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 12 a 26 de setembro de 2008, a Operação Combinada “Atlântico”, no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e no Atlântico Sul, coordenada pelo Ministério da Defesa e comandada pelo Comandante de Operações Navais, tendo como principal motivação o treinamento das Forças Armadas para um eventual emprego em defesa da soberania de nosso País.A Operação “Atlântico” é o resultado de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Combinado, composto de oficiais e praças das três Forças Armadas, que visa fundamentalmente a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da região sudeste. Nesse sentido, a operação transcorrerá em uma região de extrema importância econômica para o Brasil, por concentrar parcela significativa da infra-estrutura portuária, de Indústria Naval e da Marinha Mercante brasileira.

Estarão envolvidos nesta operação cerca de 9.000 militares e meios da Marinha do Brasil (Esquadra, Força de Fuzileiros da Esquadra, 1º Distrito Naval, 2º Distrito Naval, 5º Distrito Naval e 8º Distrito Naval), do Exército Brasileiro (Comando Militar do Leste, Brigada de Infantaria Pára-quedista, Brigada de Operações Especiais, 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada de Aviação do Exército) e da Força Aérea Brasileira (IIª, IIIª e Vª Forças Aéreas).

Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) em diversos municípios, visando a integrar e assistir segmentos da sociedade residentes na região onde o exercício será realizado. Dentre as ACISO, destacam-se atendimentos médicos e odontológicos, reformas em escolas e prédios de utilidade pública e aulas de primeiros socorros e higiene.

Em uma outra vertente da operação, busca-se destacar a importância de nossa “Amazônia Azul”, de igual ou maior importância que a Amazônia verde, em todas as suas características: econômica (petróleo e gás, pesca e recursos minerais), ambiental e científica, além de fortalecer a mentalidade marítima da sociedade brasileira.

Uma Operação Combinada vem a ser um moderno conceito de aplicação de forças militares de mar, terra e ar, de forma coordenada, para atingir um objetivo que seja de interesse para o país, como, por exemplo, a defesa de áreas de grande atividade econômica.

SITE DA OPERAÇÃO: www.atlantico.mil.br

Assista ao spot da Operação Atlântico em exibição na TV:



Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

assino embaixo sr. Mauro

Walderson

Amigo Mauro,
tb acho importante. Quanto mais horas de treinamento, melhor. Mas penso que a Marinha tb devia mostrar as falhas. Um abraço.

Wagner

Senhor Mauro, que façam minhas as suas palavras. Sempre são muito bem vindas estas manobras militares. Quanto mais bem adestradas as tropas melhor!!!! Mas tambem concordo que a Marinha deveria mostrar suas falhas, durante manobras de Mar. Abr.

Marco

Notícias Fuzileiros Navais recebem viaturas Agrale Marruá -Site defesanet Brasil recebe as primeiras 03 unidades de F5 de um total de 11 adquiridos da Jordânia – site da revista Asas Em entevista a Alide, o Ministro Jobim informou que a apenas três semanas do prazo final de 7 de setembro, “ele se encontra bastante satisfeito com o progresso alcançado pelo Grupo de Formulação da Estratégia Nacional de Defesa”, o programa desenvolvido para o Ministério da Defesa pelo Ministro Mangabeira Unger. Em seguida, ele salientou que: “esta fase é de definição das prioridades e das estratégias nacionais para a área de… Read more »

Paulo Taubaté

Alguém sabe dizer se o São Paulo já esterá navegando novamente na época desse exercício? Se ele vai tormar parte do mesmo?

André

Caro Paulo Taubaté, De acordo com o site da operação atlântico, o SP não consta da lista de navios da MB que tomarão parte do exercício. Além do mais, se você observar fotos aqui no blog da cerimônia de incorporação da barroso, poderá ver que o SP está, salvo engano, atracado no AMRJ um pouco atrás da corveta, sendo que já disseram aqui que o SP precisa ainda ser docado para encerrar o reparo de um dos seus eixos. Logo, ele não teria condições mesmo nem de estar navegando nas próximas semanas, menos ainda de fazer parte dos navios que… Read more »

BVR

Saudações aos amigos do blog !!!!! Concordo com a opinião do Mauro. Acho, também, que o MinDef está acertando ao divulgar (merchan)o papel das FFAA na consolidação das conquistas do país. Tem que explorar os espaços dentro da mídia; tem que ter stand em feira de emprego nas universidades; nas feiras de informática, enfim participar dos eventos…captar cérebros. Sei lá, derrepente chamar um repórter para acompanhar o treino dos Grumec por uma semana; E colocar alguém para falar da importância daquele treino, daquele navio, submarino, do nível de nacionalização alcançado (o que significa em relação ao dominio de determinada tecnologia).… Read more »

joao

Muito bom exercicio para as FAAS,especialmente em conjunto. Talvez para o futuro poderiam incluir como parte das manobras uma forca “agressora”bem equipada de um pais como a Franca,ou os EUA. Assim poderiamos ver um impacto ao estilo do Cruzex 2002,quando os Mirage 2000 franceses abateram,sem nenhuma baixa, TODOS os F-5 brasileiros com misseis BVR,os quais no Brasil nao existiam na epoca.Tal exercicio mostrou que os pilotos brasileiros,ainda que muito destres e engenhosos,nao conseguiram superar o abismo tecnologico. Foi tao grande o choque daquele exercicio,que praticamente do dia pra noite,”apareceu” a verba para modernizar os F-5 assim como a aquizicao de… Read more »

Rogério

Vamos bater palmas, tirar o chapéu e ficarmos de queixo caidos por essa formidavel frota que protegeria nosso pais em caso de invasão.

Frota que asseguraria batalhas contras os EUA por mais de……….

1 dia.

E olha que ainda não fui realista..pq aqui todos sabemos que não durariam nem horas.

Como pode né?
Tão poderoso, a maior nação da terra, ser como um monstro que dorme eternamente.
Triste né.
Más.
Não custa nada sonhar.

Robson Selvagem

Saudações… acredito companheirada, temos que fazer uma só união, e não devemos ficar areganhando os dentes pros Americanos ou estrangeiro qualquer, temos que observa uma coisa os nossos poblemas internos resolvemos nós, a muita gente boa querendo ajudar precissa ser visto isso eu falo por que sou de movimento, e temos preoucapação tambem, com tanto estrageiro tendo apoio, e não fazemos nada .. certo um abraço..

Luiz Carlos

tem q sem protegida anbientalmente + eutenho duvidais si Amazonia esta sendo protegidaou ñ?

stek

A respeito do comentario do Mauro no seguinte trecho “Acho que qualquer exercício ou mabobra” MABOBRA essa é nove hem rsrss

[…] Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 12 a 26 de setembro de 2008, a Operação Combinada “Atlântico”, no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e no Atlântico Sul, […]

Lucas Calabrio

Prezado luiz pinelli neto
Temos por obrigação nas próximas eleições colocar nos debate e programa de governos dos presidenciáveis.
sds

luiz pinelli neto

O Poder Nascente. Acho que os estaleiros militares Navais do Brasil já podiam estar, a algum tempo, construindo pequenos navios -patrulhas para a nossa Marinha de Guerra muito bem armados com a ajuda da nossa AVIBRÁS e com ajuda de algum Acordo Militar com a Rússia ou Alemanha. A construção de Portas-Helicópteros, de porte pequeno, seriam de grande valia. A EMBRAER deve entrar no esquema produtivo com a fabricação de helicópteros, via acordo militar. Tudo isso é viável, mas só falta recursos específicos para isso. Esta na hora do nosso governo tomar vergonha na cara, e parar de praticar política… Read more »

luiz pinelli neto

Decisão Firme e Coragem Imbatível (Já Atualizado ) !!! Precisamos de capacidade e determinação para mudarmos o Planejamento Estratégico da nossa Lei Orçamentária. O Plano Estratégico de Defesa já foi assinado, muito bem !!!. Agora precisamos programar, com disciplina e certa urgência, o comportamento legal das nossas despesas orçamentárias públicas, ou, vamos concluir, logicamente, que o citado Plano não é importante para a soberania nacional. Não restam dúvidas que decisão e coragem são importantes para o governo tornar a execução do Plano Estratégico possível, com isso ele governo deverá mudar seu pensamento de “fome zero”,” PAC disto ou PAC daquilo”… Read more »

luiz pinelli neto

O MELHOR, e O PIOR !!! Acreditem o M 60 A3 TTS é um tanque melhor do que qualquer outro Leopard da América Latina só não supera o Leopard 2 A 6 que só tem na Alemanha, e agora no Chile !!!!. Mas falta muito pouco para que o M 60 A TT S o alcance !! Basta que o EB saiba investir numa hábil repontencialização. Talvez a preferência do EB pelo Leopard seja em função do modelo Osório ter nascido da autorização pela Alemanha, no governo do Ex-Presidente Ernesto Geisel, do Leopard alemão. Se o governo, ainda que tardiamente,… Read more »

luiz pinelli neto

PRIORIZAÇÃO !!! Se realmente o Plano Estratégico de Defesa for verdadeiro, não constituir-se, apenas, num conjunto de palavras políticas, sem força de realização prática, o governo deverá imediatamente tomar uma série de medidas administrativas e técnicas para concretiza-lo, pois, em verdade, não merecem nenhuma confiança o perfil dos políticos que habitam neste País. Vejamos, repetindo o que já disse: se a IMBEL, que ainda existe é a herdeira judicial do acervo bélico dos projetos e modelos das extintas Engesa, Bernardini e Moto-Peças, devia , juridicamente, criar uma COLIGADA com a AVIBRÁS, e demais empresas, menos conhecidas do público, com objetivo… Read more »

luiz pinelli neto

MEDIDAS URGENTES 02 Não restam dúvidas que as condições econômicas, políticas e militares gerais na América do Sul e no mundo estão mudando com muita rapidez. A eleição recente do novo presidente norte americano trará ao Brasil um novo papel, principalmente no campo militar, e com isso, se avizinha uma futura Aliança Militar Brasil / EEUU. Ao contrário de que se pode pensar, esta ajuda militar não será importante, desde que seja analisado com muita dignidade e se preserve nosso próprio crescimento militar. Todos nossos modelos bélicos, por nós produzidos de indiscutível e comprovada qualidade das extintas ENGESA, BERNARDINI, MOTOPEÇAS,… Read more »

luiz pinelli neto

O Necessário Trivial + Completo ??? Mais uma vez vou tocar num mesmo assunto sobre O Plano Estratégico de Rearmamento Militar das FAS. O Plano é necessariamente ambicioso, mas muito longo, até 2030. O Brasil é um país geograficamente grande e diversificado, com vários e diferentes teatros operacionais. As nossas fronteiras são altamente cobiçadas, pelos bandidos internacionais. Por enquanto não falei nada de novo, que a opinião pública não saiba.Um Plano Estratégico de Defesa deste porte, precisará com certeza de muitos recursos financeiros, durante diversas gestões governamentais. Tem o governo de preocupar-se em mobilizar fontes de recursos permanentes, por longo… Read more »

luiz pinelli neto

Vamos Acordar Deste Sono Letárgico Graças a DEUS que o Sr. Senador Pedro Simon está defendendo o plano estratégico de rearmamento do Brasil, inclusive, com uma Emenda Constitucional que garante os respectivos recursos financeiros/orçamentários para executarmos o plano. Parece, infelizmente, que no Brasil não bastam a LOA ( Lei do Orçamento), o PPA (Plano Plurianual de Aplicação) e a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias ), pois, a Mente Subdesenvolvida do Povo Brasileiro é facilmente dirigida pela propaganda nociva aos interesses da Nação. A EC não pode acrescentar, apenas, o prazo de garantia dos recursos orçamentários / financeiros, só por 10… Read more »

luiz pinelli neto

Senhores !! E agora ??? É absolutamente necessário que sejam criadas ou recriadas,( com recursos maciços do Tesouro Nacional , BNDES, da Caixa Econômica Federal, da Petrobrás, da Futura Empresa do Pré-Sal, e se for preciso e necessário, se crie um tributo, pelo Congresso Nacional, específico para fortalecimento das nossas FAs), empresas com os fins específicos de produção nacional de armamento estratégico para as FAs do Brasil, em regime de urgência. E para que os recursos orçamentários/financeiros sejam totalmente garantidas tem de haver sustentação política, ou, melhor seja incluída por EMENDA na CF/88 uma garantia constitucional de que nunca faltarão… Read more »

luiz pinelli neto

Por que a IVECO? Por que assinar um contrato com a IVECO para construção de blindados sob rodas? A falta de dinheiro é uma coisa presente nas finanças do Brasil, mas burrice é outra coisa!! Vejamos temos ainda vivas a AVIBRÁS e a IMBEL. A AVIBRÁS recentemente construí o Guará, blindado de 4×4, mas o EB não se interessou. Quem mostrou competência para fazer um 4×4, certamente, poderá fazer um 6×6, um 8×8, ou até um 10×10. Repito o que disse, nossos engenheiros militares são muito competentes. Se por acaso, for necessário assinamos, um acordo militar com a Alemanha ou… Read more »

luiz pinelli neto

O Plano Estratégico de Defesa Nacional. É realmente um excelente plano de revitalização das nossas FAs, que muitos anos ficaram entregues ao descaso e ao abandono governamental. Pessoalmente, tenho receios que este planejamento não seja aplicado integralmente como se faz necessário à soberania e a segurança de nossa Nação. A maior culpa cabe à nossa sociedade, que de mente fraca, é totalmente avessa aos aspectos de nossa segurança nacional, na verdade só se mobilizando, de forma espontânea , para os assuntos de futebol, samba e cerveja. Sem dúvidas, este povo é um carma espiritual pesado para o Brasil. Aproveitando ainda… Read more »

luiz pinelli neto

NUVENS NEGRAS AMEAÇADORAS( CAÇA AOS FANTASMAS ) !! Recentemente, vi um vídeo sobre as FAs da Espanha. Fiquei impressionado com os modernos equipamentos bélicos do exército espanhol. É um exército de tamanho reduzido mais demonstra organização e inteligência operacional. Tropas especiais bem treinadas; os efetivos ostentam armas individuais de grande poder de fogo; possuem boa frota de Centauros sob oito rodas com canhão de 120mm; os Leopards de suas Divisões Blindadas são novíssimos e, produzidos na Espanha; seus navios de guerra, seus aviões de caça são todos novos, modernamente armados e possuem modernos submarinos convencionais e, também, um submarino atômico,… Read more »

Raul Fontoura

De que adianta uma força defemsiva bem treinda,com toda sua para fernalha moderna e bem organizada,seus omemzinhos verdes brincamdo de ser soudados,e seus aludidos generais com caras de mau,movendo seus bonequenhos de chunbo pra lá e pra cá, se toda vez que os Estadudinidenses logo abaixam as calças em veneração a maior economia do mundo?,ou será medo do mais poderoso exercito?,lacaios!; E um ledo emgano pensar que os omenzinhos da patria estão defemdedo nossa soberania, nosso petroleo ,nosso povo ,nossa Amazonia, soberanos não somos a muito tempo, depemdemos do dolar pra nos dizer oque devemos e podemos fazer, o petroleo… Read more »