23 de agosto: Aniversário da Aviação Naval

17

vf-1.jpg

No dia 23 de agosto a Aviação Naval da Marinha do Brasil completa 92 anos. Para comemorar a data, será realizada uma cerimônia militar, em 29 de agosto no Complexo Aeronaval de São Pedro D’Aldeia, que contará com a presença de autoridades civis e militares.

Principais eventos:

  • desfile militar com a participação de alunos da Escola Carneiro Ribeiro e de militares da reserva que ajudaram a escrever a história da Aviação da Marinha do Brasil; e
  • demonstração aérea realizada por aeronaves da Aviação Naval.

A Aviação Naval é composta pela Força Aeronaval, sediada em São Pedro D’Adeia, à qual estão subordinadas as seguintes Organizações Militares:

  • Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia;
  • Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval;
  • Depósito Naval de São Pedro da Aldeia;
  • 5 Esquadrões de Helicópteros; e
  • 1 Esquadrão de Aviões.

Conheça mais sobre a história da Aviação Naval brasileira no site do Poder Naval:
http://www.naval.com.br/ANB/aeronaval-capa.htm

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Falcon

Será que neste desfile conseguiremos saber quantos Aviões estão voando?
Um abraço

Douglas

Há notícia de um pacote geral para as FA de 6 bi, ou US 3,9 bi. dá pra iniciar reformas de avioes, FX 2, uma classe de corvetas novas baseada na barroso e nova AAA e carros blindados para o exército. a conferir. Se a marinha ficar com um terço disso dá pra construir quatro barroso aperfeiçoadas com AS e AA de primeira linha. A FAB poderá iniciar o FX 2. se 2 bi ficarem curtos pra FAB prefiro que contratem o FX 2 cancelando a reforma dos AMX. 2 bi pro exercito será uma festa. o equipamento de terra… Read more »

Rogério

Poderiamos fazer um pacotão para a Argentina repassando esse lixo de A-4 já modernizados pela Embraer e Aeroeletronica né.?! Remodernizar o São Paulo com armamentos nacionais como o FOG e o TM da Avibrás, Sistemas Atech, Misseis Piranha AA1-B e R-Darter Mectron, Radares SABER M200 Orbital SAT. Equipar o navio com helicopteros Esquilo biturbina mordernizado, Cougar de fabricação nacional para ASW e SAR, Panteras para desembarque ligeiro de tropas, e Mi-35 de ataque. Ou seja, transformar o navio em uma plataforma lançadora de misseis de longa distancia, centro de operações e possuir caracteristicas de Porta Helicoptero com diversas propriedades. Porta… Read more »

Rogério

Mauro.
Falou tudo.
Vai ver a Abril e Veja são norte americanas.
Pq será que me sempre a sensação de que tem um maldito yankee infiltrado em tudo que se passa nesse pais.

Maurão.
Forte abraço.

GustavoB

Caro Mauro, não tenho conseguido acompanhar todos os comentários, mas desse eu assino embaixo. Na minha opinião sua análise está totalmente correta: bem sabermos como é difícil detectar os interesses da chamada grande mídia entre o seu trabalho “jornalístico”. Vou repetir o que disse há um tempo: estão nos nossos grupos de comunicação social alguns dos maiores inimigos da nação. A informação está sendo manipulada, deturpada até, e poucos conseguem entender o que realmente se passa. Por outro lado, muita gente se deixa levar, por, digamos, uma “opinão comum”. Abraço

Rogério

Gustavo.
To com vc e o Mauro e assino em baixo.

Voluntário da Pátria

o Super Hornet poderia operar a partir do NAe São Paulo ainda que apenas em missões Ar-Ar? Se O f 18 E for o vencedor do FX 2, a MB poderia operar F 18 C de 2ª mão? E os Viking poderiam operar com AEW? Como ficaria o REVO? Parabéns à Força AeroNaval. Parabens ao A4 que cumpriu e ainda cumpre a missão de fazer renascer a ASA FIXA EMBARCADA.

Douglas

Eu não fiz qualquer juízo de valor sobre a matéria, o que importa ali são os 6 bi. Mauro, vc está dizendo então o que? que os 6 bi anunciados são veros e o resto é tendencioso ou os tais 6 bi também são fantasia?

Douglas

Vc está sdizendo que o grupo abril tem interesse em FA’s fracas? qual o objetivo disso?

Douglas

Mauro é de rolar de rir seus comentários sobre o interesse na “grana”. sabes quem adora “grana”??? o PT. toda a ala histórica que sempre fez troça das instituições deste país mostrou-se afeta ao dinheiro das quadrilhas que lotearam o serviço público no País. Cada vez que vc vai mais fundo na defesa petista, mais vc torna-se comprometido com o estado de coisas que estamos enfrentando. Alias o governo atual que não fez absolutamente nada em materia de reformas, surfou no crescimento internacional, graças a “Herança Maldita” da área economica do governo anterior. sorte pro governo, sorte pro País. Não… Read more »

Douglas

Se os 6 bi são fantasia.. bom então o que virá em 07.09? já são 6 anos de espera . saúde e educaçaõ, já era.. nada mais pode ser feito. Agora as FA’s.. pelo menos isso não?

Fábio Max

Concordo, o comentário da revista EXAME foi ridículo, cheio de clichês e bobagens e preconceituoso com as FA.

Guilherme Wiltgen

Falcom,

Se eu conseguir esta informação, informarei aqui no blog.
Abraços,

Meirelles

Espero que um dos principais aniversariantes(leia-se A-4) estejam presentes nesta cerimônia.
Sds.

Igor

Mauro não esquenta, quem sabe um dia ele acorda e escolha a pílula vermelha.

Meirelles

O Mauro tem razão,basta uma rara vontade por parte do governo em investir e modernizar nossas FAs que vem a IMPRENSA LEIGA para questionar e tentar botar na cabeça da maioria da sociedade sem noção,
se isso é realmente necessário e, daqui a pouco vão estar dizendo que deveria investir mais em educação ou coisa do tipo.

Fábio Max

Quando uma revista semanal de informação como EXAME pergunta do por que de aviões de caça, num mundo belicista e instável,presta um desserviço ao seu país. O Brasil não vai comprar 500 caças, vai comprar 36 com opção mais 84, o mínimo para garantia da soberania do país e pouco mais unidades do que as hoje em operação (46 F5 + 54 A1 +12 F2000), isso se não ocorrer contingenciamento. Mas a revista exame ficou naquele nhenhenhê de dizer que comprar esses aviões seria uma mordomia… fico imaginando o que eles diriam se o Brasil não tivesse meios de responder… Read more »