Brasil/Argentina – acordo nuclear não envolve a Marinha

28

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner, da Argentina, recebem no dia 6, no Recife (PE), o projeto de uma empresa binacional na área nuclear. Essa instituição atuará, além do enriquecimento de urânio, na produção de radiofármacos, em projetos nas áreas de saúde e agricultura e no desenvolvimento de reatores de pesquisa e tecnologia de materiais. No entanto, ela será criada com a restrição de não abarcará a transferência da tecnologia brasileira de enriquecimento de urânio por centrifugação.Lançada em fevereiro, essa empreitada comum antecipou-se à definição do novo programa nuclear brasileiro e forçou o governo Lula a travar um ríspido debate interno, ainda sem conclusão. Refratária a qualquer acordo internacional no setor, por temor de ver devassado o segredo da tecnologia que desenvolveu, a Marinha do Brasil informou que não participa de parceria nessa área com o governo argentino. “Não existe qualquer diretriz Brasil-Argentina envolvendo a Marinha do Brasil”, limitou-se a responder o Centro de Comunicação da instituição.

A cooperação na área nuclear é o sétimo dos 17 tópicos da diretriz Brasil-Argentina assinada por Lula e Cristina no dia 22 de fevereiro para alavancar a relação bilateral. O texto previu a criação de uma comissão de especialistas argentinos e brasileiros – o Comitê Binacional de Energia Nuclear (Coben) – para desenvolver um modelo de reator nuclear de geração de energia elétrica para atender às necessidades dos dois países. Também determinou a criação de uma empresa binacional de enriquecimento de urânio.

Fonte: Agência Estado

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mahan

desanimador…somos obrigados a levar para o lado político…como pode tanta CRETINICE de LULA. O que os ARGIES vão pensar??…espero não ser censurado: F@#$%…não tem palavras…como o Brasil vai se envolver na área atõmica com um país em crise e instável como a Argentina. E pior, com nítidos laços com VENEZUELA BOLIVARIANA. Faz pensar em TRANSAÇÃO TRIANGULAR entre CRISTINA-LULA-CHAVEZ???? (quem seria o passivo? Arrghhh!!) Enriquecimento de urãnio? Aposto que LULA-AMORIM estão ávidos em entregar a tecnologia desenvolvida para os Argies, daí pr’a CHAVEZ,daí p’ra AHMADINEJAD. Depois a AMÉRICA é a vilã do mundo. LULA vai traçando um caminho perigoso para nosso… Read more »

André

Só espero que a tecnologia obtida pela MB não seja repassada para a Argentina. Isso seria um absurdo sem tamanho.

Wilson Johann

Concordo plenamente, Mahan, Que idiotice é essa. Gostaria de perguntar ao Lula se alguma nação desenvolvida nos forneceria segredos de armas nucleares? Claro que não! A Marinha já investiu muito tempo e dinheiro para desenvolver tecnologia nassa área, que é estratégica para a nação. O Lula é apenas o presidente do pais, não o dono dele. O trabalho desenvolvido pela marinha é “Segredo de Estado” e não do governo Lula. Não chega a besteiro que esse governo está fazendo com a demarcação de reservas indígenas na amazônia, agora mais essa? Tá muito certa a Marinha, e é bom endurecer nesta… Read more »

LOBO DO MAR

Por isso eu tenho a convicção que nos assuntos de segurança, que é uma questão de estado e não de governo, uma pessoa só não pode decidir por uma nação. Nota zero para o LULA PAZ E AMOR!

camberiu

OK, plea primeira vez em mais de uma decada eu vou defender o Lula (eu odeio voces por ve forcarem a defender aquele desgracado), mas a noticia nao deixa claro que nao vai haver compartilhamento das tecnologias da MB com a Argentina? Se esse e’ o caso, porque essa metecao de pau no Lula? Eu nao gosto nem um pouco dele nem do PT, mas gente, vamos meter o pau naquilo que existe.

Fábio Max

Mais dinheiro brasileiro jogado fora naquele quase país, a Kirchnerlândia!

Adler Medrado

O Lula está fazendo o que mais gosta além de tomar cachaça: Posar de presidente bondoso pro resto do mundo.
Primeiro ele perdoa dívida externa de outros países, depois fica fazendo campanha pros outros fazerem o mesmo. Agora, vai repassar a tecnologia obtida pela marinha a duras penas para os Argentinos.

Mahan

A noticia deixa claro sobre ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO E CICLO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR. Alguém lembra da notícia do início de 2008 sobre contrução de submarinos conjuntos entre Brasil e Argentina? COMBINAÇÃO EXPLOSIVA segundo declarações de políticos, até da esquerda.O Brasil está comprando briga que não é sua.

FERNANDO

É muito bom para a América do Sul esta relação bilateral entre Brasil e Argentina, embora eu não goste muito deles acredito que será bom para o continente. Acredito que alguns colegas estão fazendo tempestade em copo de água, não acredito que o Lula veja o Chavez como um parceiro extratégico, é bem possível que de inicio ele tivesse uma laço ideologico com o bolivariano, mas dia-a-dia este laço está se rompendo. Esperem para ver a reação da Venezuela a este plano de modernização de nossas forças militares, eles vão se armar muito mais, e ficará nitido para todos os… Read more »

Igor

Que eu saiba a Argentina não fica devendo nada em tecnologia nuclear.

Jonas Rafael

Acho que tem maluco aqui que não sabe ler…

marcos

po meu!!!isso e blog naval com orgulho!!!o blog political tem outro endereco gente!!e tem mais!!! a MB naum esta metida no meio ou vcs naum sabem ler???a MB “naum participara neste novo partnership Brasil/Argentina”!!!!
SDS

Christian Villada

Argentina esta mas avanzada que brasil en ciertos aspectos de la tecnologia nuclear. INVAP ha exportado centrales de investigacion a varios paises, siendo el ultimo australia. Uno de los desarrollos que se esta llevando adelante (el CAREM), fue justamente pensado para propulsar un submarino nuclear. Luego el proyecto se abandono y ahora devino en una pequeña central de potencia. Argentina no dispone de tecnologia de enriquecimiento de Uranio a escala industrial como si tiene Brasil. Esto es mayormente por razones politicas y porque las centrales atomicas argentinas no lo necesitan. Argentina puede enriquecer uranio en pequeña escala y por un… Read more »

Marcos

O amigo argentino está correto, a Argentina possui grande excelência no desenvolvimento e construção de reatores nucleares, imensamente maior que a brasileira (que possui excelência, ainda que em pequena escala, no ciclo do combustível; atualmente uma etapa é realizada no Canadá). Da mesma forma que a tecnologia de enriquecimento deve ser protegida por ser estratégica, o mesmo deve ser considerado, talvez, para as tecnologias de construção de reatores. Um acordo como este seria extremamente proveitoso ao Brasil, muito mais do que à Argentina, visto o grande volume de conhecimentos potencialmente absorvidos. O mesmo tipo de tecnologia sensível, respeitadas as devidas… Read more »

Ozawa

Agora vejam, a MB, acertadamente, tem ressalvas justificáveis à abertura de informações de tecnologia sensível após anos de pesquisas em um custoso projeto. Como poderíamos desejar, ou até mesmo acreditar, que terceiros adotarão um comportamento diverso ao pleitearmos “transferência de tecnologia” como condição de aquisição deste ou daquele vetor no campo militar… É o princípio da reciprocidade no Direito Internacional, em suas mais variadas matizes e alcances…

Wagner

Osawa concordo plenamente com você !!!!!!

kalchicov

d boa eu ñ indentificarei a origem d meus dados sobre o tema,tão pouco quero q pensem q sou um patriota nato…(apesar de ser) mais estive pessoalmente no local em q esta sendo desenvolvido o progeto de sub atomico e tambem tive alguns conhecimentos especificos sobre o mesmo e vos digo galera desse respeitado blog: 1) a tecnologia q esta sendo desenvolvida é superior a qualquer tecnologia existente em termos de pronpulsão atômica 2)eu duvido muito d q a tecnologia desenvolvida pelos argentinos seja superior,sendo q nem a americana é 3)sendo assim c o sub for levado mesmo a diante(oq… Read more »

Raphael

Isso não pode acontecer não, ninguém repassa nada pra gente… e nós temos que repassar pros outros? Tá certa a Marinha, trabalho custoso e demorado… O Brasil só toma no rabo, bolivia(petrobras), agora paraguai(itaipu), e o mula só levando pé na bunda…

Mahan

A questão não é disputa entre Argentina e Brasil, quem é melhor ou não. Estão ambos os países sendo engolfados por uma manobra maior de grupos que nós, Brasileiros e Argentinos já derrotamos nos anos 60 e 70. Que a Argentina tem tecnologia defasada e há 20 anos deixou de enriquecer urânio, todos sabem. Que a tecnologia Brasileira é mais avançada, segundo alguns até em relação ao mundo,todos também sabem. Então respondam, qual tecnologia será usada nesta bi-nacional para ENRIQUECIMENTO? IDIOTICE é daqueles que defendem as barbaridades deste desgoverno do PT. O desastre não é só político, é comercial: se… Read more »

Walderson

Fala sério,
acho que o post devia ser “Malhem o PT” ou “o que vc acha do Lula”. Caramba, eu tb acho que o Governo faz muita M, mas não é o assunto. Em nenhum momento foi falado que seria transferido tecnologia sensível. Será que eu li errado? Tudo bem que expressar opinião é um direito, mas podíamos pelo menos falar sobre o assunto que foi levantado. Putz!!!!!!!!!!!!!!!

João das Botas

Malhamos também o PSDB de FHC, o PRN de Collor além do PMDB e Sarney, nenhum deles deu a mínima para os interesses nacionais. Então a coisa é tão ruim quanto, pois devido ao bom-moçismo vamos meter dinheiro na Argentina para a mesma tocar seu programa nuclear ineficiente e anti-econômico. O interesse é a URSAL nuclearizada.

João das Botas

Mauro,infelizmente não conseguimos,se o amigo se dignificasse a tal, confesso que ficaríamos muito honrados: 1- A idéia de submarinos conjuntos existe, não existe ou foi escamoteada? 2- O “acerto bi-nacional” deixa claro ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO E CICLO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR, como será feito? 3- Foi notícia: Reator da Marinha poderia já ser usado para geração de eletricidade em pequenas cidades. porque reator Argentino? 4- “Não EXISTE, quer dizer NÃO EXISTIRÁ? A Marinha agora deixou de cumprir diretriz do NÍVEL POLÍTICO? 5- A tecnologia NUCLEAR utilizada pelos Argies está defasada em 20 anos,qual o benefício para o BRASIL, vender combustível? Como… Read more »

Iuri Korolev

A tecnologia argentina de reatores nucleares (CAREM) NÃO é de propulsão naval : é de uso civil, não é militar como a brasileira.
Um reator nuclear naval PWR tem várias particularidades técnicas.
A Argentina não fabrica nem submarinos convencionais, quem dirá tecnologia voltada aos nucleares.
Quanto à tecnologia de enriquecimento, eles não usam ultracentrifugação e sim a difusão gasosa,mais antiquada.
Mas o Governo brasileiro nunca pensou em parcerias com a Argentina neste setor,apenas com Rússia e França.
Abraços
Iuri

Brazilian Eagle

Se me permite, Sr. Mauro, gostaria de cumprimenta-lo pela lucidez e equilíbrio demonstrados em seus comentários, são inúmeras e imprescindíveis as suas contribuições à este Blog e à tôdos os visitantes. É sempre um prazer ver bolivianos, paraguaios, argentinos, etc… fazendo compras nos imensos shopping centers e em muitos casos até trabalhando e contribuindo para amenizar o problema da escassa mão de obra qualificada no Brasil !!! Especialmente quando nos vendem petróleo, gás, soja, etc… em vez de cocaína e “lobbies” ligados ao narcotráfico que corrompem nossos políticos!!!
Saudações à todos.

Marcos

O futuro sub nuclear brasileiro usará o mesmo prinípio das ultracentrífugas utilizadas no processo do enriquecimento de urânio, utilizando-se de levitação eletromagnética, ao invés de mancais mecânicos ,o grande diferencial da tecnologia de enriquecimento Brasileira cobiçada por todos, diminuindo assim sua assinatura acústica, entretanto, elevando sua assinatura magnética; um problema a ser resolvido (não sei se o Brasil detêm o conhecimento ou se produz aço não magnético, muito utilizado nos submarinos russos, incrementando muitíssimo sua discrição). Esta tecnologia é nossa e tem sido devidamente protegida. O protótipo do PWR brasileiro a ser usado no sub nuclear já está concluído, e… Read more »

Christian Villada

A los que dicen que argentina tiene una tecnologia nuclear obsoleta yo les diria que es cierto en algunos aspectos (enriquecimiento de uranio por ejemplo), pero no es cierto en otros. Por ejemplo, argentina es uno de los pocos paises del mundo que ha exportado centrales nucleares de investigacion. INVAP las ha exportado a Argelia, Egipto, Peru y Australia. La ultima fue en el 2006 para Australia constituyendose en la mayor exportacion industrial argentina en toda la historia. Ese contrato se gano en competicion contra empresas canadienses, europeas y asiaticas. Asi que o bien los australianos son unos ignorantes, o… Read more »

Baschera

O Sr. Villada tem razão, no campo nuclear cívil a Argentina está muito mais adiantada, já na fase de negócios e não no campo das idéias…..
Sds.

Iuri Korolev

Não será apenas no campo das idéias o desenvolvimento do submarino nuclear do Brasil. Leia a revista IstoÉ desta semana :”As Forças Armadas segundo Jobim”. Serão gastos pelo menos US$ 7 bilhões. E o Brasil tem dinheiro para isto. Para desenvolver tecnologia de ponta é preciso dinheiro. Não estou dizendo que a Argentina não tem tecnologia,mas a supremacia industrial, empresarial e tecnológica do Brasil é brutal se comparado com ela. Nos últimos anos comprou-se inúmeras empresas tradicionais da Argentina, que devia agradecer a Deus pelo fato do Brasil investir, já que ninguém quer investir lá mais por causa do calote… Read more »