Rússia envia navios de guerra para região separatista da Geórgia

105

project-1164-moskva.jpg

Chanceler francês diz que Moscou pode ter interesse em outros países vizinhos com grupos pró-independência

georgia.jpg

MOSCOU – Um embarcação da Frota do Mar Negro, o cruzador Moskva (classe “Slava”, conhecida como “matador de porta-aviões”), atracou nesta quarta-feira, 27, em Sukhumi, capital da região separatista georgiana da Abkházia, cuja independência, além da Ossétia do Sul, foi reconhecida por Moscou na terça. Os navios chegaram à região no mesmo dia em que o chanceler francês, Bernard Kouchner, afirmou que a Rússia pode ter interesse em outros países vizinhos, como a Ucrânia e a Moldávia – países que possuem movimentos separatistas -, depois da operação russa na Geórgia.
Vários navios foram recebidos com aplausos pelos habitantes da cidade, assim como pelo presidente da Abkházia, Serguei Bagapsh, e pelas autoridades locais. Segundo o vice-chefe do Estado Maior russo, general Anatoly Nogovitsin, a Rússia ordenou ainda que sua frota no Mar Negro vigie o crescente número de barcos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e afirmou que Moscou não tem interesses de aumentar sua própria presença militar no mar. Nesta quarta, o porto georgiano de Batumi recebeu o navio americano Dallas, com ajuda humanitária.
Tropas russas continuam em partes da Geórgia, e Moscou reconheceu na terça formalmente a independência das províncias separatistas da Geórgia – Ossétia do Sul e Abkázia -, e irritou o governo americano e os principais líderes da União Européia. A decisão foi anunciada pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, um dia depois de as duas câmaras do Parlamento russo terem aprovado uma resolução que pedia pelo reconhecimento. “Essa não é uma escolha fácil, mas é a única chance de salvar a vida das pessoas”, disse Medvedev.
Questionado sobre se a Rússia poderia optar pelo confronto com o Ocidente ao invés de cooperar, o ministro de Relações Exteriores francês afirmou: “isso não é impossível”. “Repito que isso é muito perigoso, e que existem outros objetivos, em particular na Criméia, Ucrânia e Moldávia”. Como a Geórgia, a Ucrânia tem um presidente apoiado pelo Ocidente e que pretende integrar a Otan, se afastando da esfera de influência do Kremlin, e que possui muitos cidadãos de origem russa. A península ucraniana da Criméia, uma região tradicionalmente reivindicada pela Rússia, que abriga a frota russa do mar.
Medvedev advertiu a Moldávia – outra república ex-soviética – para que “não cometer o mesmo erro da Geórgia” de recorrer à força para tentar tomar o controle da região separatista de Transdniester. “Depois que a Geórgia perdeu seus trunfos, todos os problemas pioraram e um conflito militar começou”, disse Medvedev ao presidente da Moldávia, Vladimir Voronin. “Esse é um alerta sério e creio que devemos lidar com outros conflitos em andamento que têm o mesmo contexto.”
Kouchner reiterou seu apelo para que a Rússia cumpra com seus compromissos internacionais, incluindo o cessar-fogo com a Geórgia mediado pela França. “Não podemos aceitar essas violações das leis internacionais, acordos de segurança e cooperação com a Europa, com as resoluções da ONU e pela primeira invasão de um território por um Exército depois de muito tempo”.

FONTE: Estadao.com.br

NOTA DO BLOG:

O navio Dallas, da Guarda Costeira dos EUA, deve chegar hoje a Poti, a cidade portuária mais importante da Geórgia. Áreas em torno da cidade também estão ocupadas por militares russos.
No domingo (24), o destróier americano USS McFaul chegou ao porto de Batumi. Ainda não está confirmado se o McFaul vai acompanhar o navio da USCG em Poti.
Segundo um porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos na Geórgia, os dois navios estão na região a pedido do governo do país distribuindo ajuda humanitária aos georgianos que ficaram desabrigados pela guerra na Ossétia do Sul.
O governo americano disse que não existe chance de ação militar no solo da Geórgia. Mas a presença de militares americanos dentro de território naval da Geórgia é um sinal para os russos de que os Estados Unidos apoiarão seus aliados com mais do que palavras.
Mais uma vez o Poder Naval tem mostrado seu valor político-estratégico. Abaixo, uma foto em close do cruzador Moskva, enviado à Geórgia.

slava-class-cruiser.jpg

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
konner

A Rússia deu um passo que tem consequências gigantescas para o Direito Internacional e o futuro da Humanidade.

Se o reconhecimento da independência do Kosovo foi uma mancha no sistema de relações internacionais na Europa e no mundo, a decisão do Kremlin de reconher a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia enterrou-o definitivamente.

konner

Palavras de Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia em um canal de TV russo de língua inglesa ‘Russian Today’: “O Ocidente deve compreender as razões que levaram Moscou a reconhecer a independência da Abkházia e Ossétia do Sul”, e acrescentou; “Nesta situação, tudo depende da posição dos nossos parceiros no campo internacional. Se eles quiserem conservar boas relações com a Rússia, eles compreenderão a nossa decisão e a situação ficará calma”. “Se eles optarem pelo cenário do confronto, então, o que fazer? Já vivemos em condições diversas, viveremos também nessa”, frisou. Do ponto de vista diplomático/internacional, isto se tornou um cenário… Read more »

paulo

Interessante que a independencia de Kosovo e de outras republiquetas foi comemorada no Ocidente, agora a da Ossétia (que tem até presidente próprio) ninguém quer…. Certamente o envio de navios da Otan à Geórgia não ficaria sem uma resposta adequada. Os russos querem o controle total do fornecimento de gas e petróleo à UE (um gasoduto já foi danificado e um oleoduto da região já está vazando graças à incursão russa) e ainda o veto a qualquer tentativa de “alternativa” para tal fornecimento. Aproveitando-se do clima eleitoral americano, do enfraquecimento de Bush pelos democratas e da falta de lideres verdadeiros… Read more »

Fábio Max

A doutrina de segurança Russa, que também era adotada pela extinta URSS era justamente essa: muitos países satélites envolvendo suas fronteiras. Como a Georgia não é um país satélite, resolveu “libertar” a Ossétia, só isso. Quem será a próxima nação livre? A Europa unificada não têm grande peso político no mundo. Tem peso econômico, mas por não representar o interesse uniforme dos seus muitos integrantes, não é levada à sério em relações internacionais, especialmente com a Rússia. Todo mundo pensava que a Rússia ia virar capitalista e vender energia barata para a Europa numa boa, mas ela virou capitalista e… Read more »

Galante

Mandou bem, Fábio! É uma pena que nossos políticos não saibam ainda que o poder militar deve caminhar no mesmo nível que o poder econômico. A espada garante os contratos assinados pela pena!

RL

Lamentável isso. Não defendo a mão pesada da Russía para resolver estas questões, más eles teem os interesses deles. Como bem disse o amigo, quando houve a independencia de muitas “republiquetas”, o ocidente comemorou. Agora, em virtude de serem ricas em recursos naturais e estratégicas para o fornecimento á Europa, adivinha quem aparece para melar todo o negócio, e ainda por cima provocar o Urso com instalações de misseis com a mais esfarrapada desculpa de proteção contra o Irã????? EUA. Sim, os caras mais uma bendita ou maldita vez eles enfiam o nariz onde não deveriam. Poderiam trocar o nome… Read more »

Leonardo

Menos, bem menos. O poder econômico russo é sasonal, se baseia em petróleo e borracha, duas commodities que estão com preço alto devido à especulação financeira. É preciso muito mais pra se tornar uma potência econômica. Um dia os preços caem e o poder de gasto público do governo russo cai junto, se o governo não investir em uma base industrial sólida (o que não vem acontecendo). Por um bom tempo, a Russia não vai passar de potência militar, o que já é muita coisa, mas não é tudo.

RL

Mandou bem mesmo Fabio. Concordo contigo.

Galante, vc tb mandou bem na frase “A espada garante os contratos assinados pela pena!”.

Pena que nossos politicos não tem essa visão.

Abraços.

Leonardo

Desculpem, incluí a borracha em commodity. Borracha é bem manufaturado de baixo valor agregado.

Leonardo

Adoro política internacional, mas tem como a conversa ser levada para além dos anti-russianismos-americanismos bobos?

Galante

Já pensaram no perigo de um navio russo ou aeronave disparar contra um navio americano na região, ou vice-versa? A coisa pode evoluir para um conflito de grandes proporções.
Os americanos fariam bem em tirar seus navios das proximidades o quanto antes, porque os russos têm o “dedo nervoso”.

fernando-canoas

Pessoal…
Olhando bem para o navio russo….Uma MK-82 entrando por baixo dos suportes dos mísseis anti-navio (aquele vão abaixo dos cilindros) e..CABUM !!!! já era ponte de comando!

Galante

Fernando, o problema é o avião com a Mk.82 passar pelos 64 mísseis SA-N-6 Grumble (versão naval do poderoso S300) para defesa antiaérea de área e 40 mísseis SA-N-4 Gecko para defesa antiaérea de ponto.

GustavoB

Bastante coerentes as análises dos srs. Paulo e Fábio.

fernando-canoas

Bom………e se forem 105 aviões e o último conseguir passar pelos canhões ????
Brincadeira Galante….eu sei que é difícil passar por uma defesa dessas, mas o improvável sempre pode acontecer !!!!

andre

Esse navio deve ser mais bem armado do que a MB!!!!

Walderson

Muito bons os comentários do ´Fábio e do Galante. Tb adoraria ver nossos políticos lendo esse post para aprenderem a frase do Galante: “A espada garante os contratos assinados pela pena!”. O problema é que não sei se eles, ao menos sabem ler. kkkkkkkk
Um abraço a todos.

Igor

US Navy esta por la, mas não aportará na capital oucupada pelos russos. Chega a ser cômico.

Igor

*atracará

CorsarioDF

Realmente é uma situação complexa, pois os russos ainda não digeriram a independência de Kosovo, então já realizou suas “independências” de regiões estratégicas, tanto militarmente como economicamente, não duvido nada se depois de algum tempo, terá um plebiscito para a unificação com a Rússia dessas regiões. Não sei até que ponto o Eua estariam dispostos a bancar um conflito com a Rússia, pois eles estão tomando um pau no Afeganistão e no Iraque, mais uma frente de batalha, mesmo para o todo poderoso USArmy pode significar sua aniquilação, pois como disse a galera, não podemos esquecer o Irã, Venezuela, China… Read more »

kalchicov

hummmmm… gostei muito do novo nome q o rl inventou para os eua
“xeretas unidos do mundo”q converte na sigla xum rsrsrs muito ilariante kkkkkkkkkkkk

konner

Ex-número um soviético Mikhail Gorbachov:

“A situação provocada pelos acontecimentos no Cáucaso desatou mecanismos políticos e militares na América, na Europa, na Rússia.
O perigo de uma nova cisão apareceu, e a ameaça de um cataclismo mundial está aumentando”.

Fonte: Agência oficial russa – Itar-Tass.

Mauricio R.

“Fernando, o problema é o avião com a Mk.82 passar pelos 64 mísseis SA-N-6 Grumble (versão naval do poderoso S300) para defesa antiaérea de área e 40 mísseis SA-N-4 Gecko para defesa antiaérea de ponto.”

Nossa que pessoal desatualizado, Mk-82???? Não conhecem JDAM ou JSOW???
E desde qndo “Grumble” e principalmente a velharia do “Gecko”, são invencíveis????
Prá quem realmente manja e acompanhou os acontecimentos, os próprios russos demonstraram não ter ECM adequada aos seus próprios misseís!!!!
Ou o uso que os georgianos fizeram do “Gadfly”, lhes passou despercebido????

Marine

RL, “Já estão xeretando nossas águas com a 4 frota, já invadiram o Iraque sem o menor motivo alias, até agora sem explicações óbvias, já se metram no Vietnam, na Coreia, no Afeganistão, invetaram uma invasão terrorista onde eles próprios mataram mais de 5 mil pessoas das torres gemas. Gente. Essa raça é a pior que poderia existir. Nem Roma, nem Napoleão, nem Hitler conseguiu um poder de persuasão e de fogo como conseguiram os EUA.” Caro amigo vc tem visto muita TV e nao prestado atencao nos fatos: 1- Os EUA xeretando na Coreia?! Nao defendo tudo que os… Read more »

RL

Leonardo. Menos, muito menos. Aqui ninguem é contra ou pró seja para EUA ou Rússia. A verdade é que somos todos Pró-BRASIL certo?! Meus comentários não foram para especificar de forma politica um lado positivo ou contra, más sim com o intuito de preocupação, pq em se tratando de EUA e Rússia eu sinceramente não dúvido nada. Um é forte e acha que manda no mundo, o outro levou um chute no saco porem não morreu, esta recuperando suas forças e vai voltar com tudo pq potencial tem e muito. Como bem disse nosso amigo, a Rússia é uma potencia… Read more »

RL

Meu caro Marine. Vc tb é um XERETA de primeira. Veja, não basta ser Americano, tem que ser puxa-saco deles para se transformar tão imbecil, ou intragável o quanto. Quer dizer que vc como muito idiota que é, foi servir um pais que não é o seu, submeter-se á uma situação onde vc poderia morrer pelo que não é seu, defender sabe-se lá o que, voltar com todo esse pomposo e mediocre ORGULHO “a la american” pra querer dizer todas as suas babozeiras de moralidade e ainda dizer que não quer humilhar ninguem e o pior. Se fazer como fazem… Read more »

fernando-canoas

Amigo Mauricio R. Ao citar a MK-82 eu apenas quero dar uma idéia do estrago que uma bomba (mesmo sendo burra) pode causar num empilhamento tão grande mísseis anti-navio (que tem uma carga explosiva bem grande + combustível) perto da ponte de comando…IMAGINEM SE PEGA O COMANDANTE EM CHEFE DA FROTA NO PASSADIÇO…. Claro que quando falei (brincando) nos 105 aviões com MK-82 sei que ninguem faria isso, pois é muito mais barato e letal enviar mísseis (AM-39 / HARPOON) contra navios pesadamente armados como esta classe. Mas suas observações são valiosas, afinal “Novos conflitos exigem novas armas e novas… Read more »

RL

Aos demais leitores que como eu, não gostam de perder tempo com XERETICES profissionais e de bagagem curricular indiscutivel, peço DESCULPAS por esse desvio no foco da matéria acima.

Voltemos ao assunto. Eu sinceramente, me recuso a responder pq tb não tenho tanta paciencia com Senhores da razão.

Desculpem colegas de PN.

Abraços aos demais.

Marine

RL,
Mais uma vez a pessoa ao inves de ter um debate de ideias serio volta a anti-americanismo cego. O comentario nao e um ataque pessoal a vc mas apenas um alerta a vc para que procure se informar melhor antes de dizer coisas entre outras como eles mataram os proprios cidadaos…
Com relacao ao meu servico, no dia que vc tiver essa experiencia entao poderemos conversar sobre o assunto.

Mas assunto encerrado, o proposito foi cumprido.

RL

Marine, cara na boa, vc tem msn? Ai a gente pode se ofender, ou humilhar, ou então invadir um a conciencia do outro, defender os pontos de vista, enfim cara o que vc quiser, mas pelo amor de deus,……o tema ai em cima é:

Rússia envia navios de guerra para região separatista da Geórgia.

Vamos ter mais respeito com os demais participantes.

Se quiser me xingar fique a vontade mas não por aqui, e sim nesse endereço.

ricardoleann@hotmail.com.br

Vamos ter mais respeito pelo demais participantes né cara?
Por favor.
Abraços.

andre

Caro Marine, não entendi nada!!!!

Você lutou contra quem em fallujah?! Contra um exercito ou um bando de doente armados com RPG e AK 47rsrsrs

Marine

Caro Andre,

Doentes mentais!! rsrsrs

Marine

Mas voltando ao assunto do Blog,

A possibilidade de escalacao desse duelo de faroeste entre EUA e Russia e menor do pensamos…que e de dar medo e sim mas os EUA realmente nao tem muito como estufar o peito para a Russia nesse ponto.
O pais esta voltado as eleicoes, a influencia de Bush diminuindo e ele tbm nao e idiota e nao quer deixar uma Guerra Mundial como seu legado quando sair.
Nesse jogo de xadrez os EUA sabem que a Russia tem todas as pecas e eles vao piscar primeiro.

Leonardo Carcará

Marine disse: “nao tenho paciencia pra anti-americanismo sem saber do que esta falando so porque vc assiste Rede Globo nao quer dizer que lhe faz informado…alias a midia mundial em geral e de esquerda e obviamente anti-Bush, anti-guerra e anti-EUA…Antes de formar uma opiniao procure informar-se com quem sabe do que esta falando…” Não coloco nem tiro nada do que vai acima. Voltando ao tópico. “O Ocidente está ideologicamente dividido. Entre nós, há demasiadas pessoas que acreditam nas mentiras russas. Acreditamos, no nosso jeito simplista de pensar, que a minúscula Geórgia provocou a poderosa Rússia. Nem nos preocupamos em descobrir… Read more »

Marine

Mauro, Te explico sem problemas, Moro nos EUA, me mudei para ca quando adolescente junto com a familia. Quando terminei o segundo grau me alistei aqui…eles aceitam estrangeiros que tenham o “Green Card”. E sim e um contrato assinado de 4 ou 6 anos que pode ser renovado ate a aposentadoria. Quanto a voltar para o front…cada unidade e enviada no sentido de rotacao como me parece ser feito ai no Brasil com relacao ao Hait, mas caso sua unidade nao esteje planejada de voltar tao cedo ao front vc pode se voluntariar a ir com outar unidade que esteja… Read more »

Leonardo Carcará

Mauro, entendi a sua crítica, mas acho que o alcance da mesma é limitado. Entendo que existam combatentes que devam ser respeitados, mas temos que ter cuidado ao incluir a luta em nome de um ideal.
Para ilustrar um exemplo, responda uma pergunta:
Um traficante do morro do Alemão pode ser considerado um combatente. Tem o seu ideal e a sua coragem. Você o respeita ?

Marine

Mauro, Concordo com vc em principio! meu comentario foi apenas uma forma simplista que infantes por toda a historia fizeram de seus inimigos. A diferenca hoje em dia e o fato de que nao podemos cair na tentacao de legitimizar terroristas com soldados de paises, e quero dizer terroristas, nao os confunda com “freedom fighters” que muitas vezes sao legitimos! A diferenca e a razao que terroristas nao sem importam com quem ataquem contanto que sirva o proposito deles, eu pessoalmente vi mulheres e criancas sendo mortas em atentados ou usadas como suicidas para esses propositos… A diferenca e que… Read more »

Marine

Mauro,

Os fuzileiros ficam no Iraque por 7 meses e o US Army por 12.

Marine

Mauro, Concordo com seu ultimo ponto, realmente humilhacao de corpos dos vencidos, fumar e pousar para fotos com eles e primeiro de tudo falta de honra e segundo nao e coisa de profissional…os vencidos pelos menos em teoria merecem respeito como o caso do sniper argentino que matou mais de 13 PQDs ingleses nas Malvinas mas quando capturado pela SAS lhe foi dado ate cha pelos ingleses em reconhecimento de sua capacidade…quer dizer foi uma continencia entre guerreiros. O problema e que muitas fezes por falta de entendimento de diferents culturas, por batalhas sangrentas, por preconceito e pela propria viloencia… Read more »

Raimundo

Galante,
(sobre um ataque com bombas mk-82 contra o navio russo)
basta um B-2 Spirit a grande altitude (portanto, fora do alcance das defesas dos russos) liberar 30 JDAM sobre o cruzador russo. Vc acha suficiente para afundar tal navio ? Não devemos esquecer que na Segunda Guerra do Golfo em 2003, os primeiros e mais importantes alvos iraquianos foram destruídos justamente por ataques dos bombardeiros B-2 norte-americanos!

Marine

E esse exatamente o problema Mauro!
O pobre coitado, soldado raso terrorista e na verdade uma vitima de “lavagem cerebral”, de indocrinacao muitas vezes desde crianca para ser usado como peao pelas causas de covardes como Bin Laden e outros…a unica solucao e educacao e trabalho…uma certa parte deles no Iraque os faziam porque nao tinham como alimentar a familia a nao ser recebendo dinheiro dos covardes que os usavam para plantar bombas ou porque nao tinham educacao e infelizmente eram “ignorantes” e faceis de serem usados…

Sds.

Marine

Galante,

Esse Destroyer americano, vc sabe se ele e equipado com o radar AEGIS?

Galante

Marine, ele é equipado com Aegis sim, pois é um Arleigh Burke.

Raimundo

Como escreveu o CorsárioDF, se esse “atrito” entre Rússia e EUA recrudescer, acho bom cada um procurar a sua caverna. Se bem que na América do Norte é mais fácil: basta desalojar alguns ursos !

König

Um B-2 faz isso que as pricipais bases da USNavy viram lenda…
Quanto ao iraque… Se foi Osaba Bin Laden quem derrubou o WTC por que diabos invadiram o Iraque?
A Russia não é o Iraque nem os Arabes concerteza o treinamento é superior e em numero tambem so de T-72 são 15mil apoiados por Tanguskas,ZSU-23-4 e outros meios…

E o iraque foi invadido concerteza o dever de todo cidadão que ama seu pais é pegar nas armas e defendelo como puder…

Raimundo

Sr. König, não estou “sugerindo” que os norte-americanos devam usar um B-2 para atacar o navio russo, mas apenas quis mencionar que essa seria para eles a melhor opção! Além disso, não vamos manter “ocupados” tantas tripulações de tanques! Basta manter na ativa os operadores dos Minuteman, PeaceKeepers MGM-118 e dos Topol-m, não acha ?

König

Tambem Raimundo hehe
Mas se não fosse os ICBM russos e Estadunidenses a essas alturas o pau ja estaria comendo ou muit proximo disso.
Saudações

Raimundo

Sr. König, você se esqueceu dos Submarinos de mísseis balísticos, dos bombardeiros estratégicos, dos mísseis cruise e da Teoria da Destruição Mútua !

König

So com os ICBM’s em silos de misseis ou em lançadores moveis ja aseguraria a destruição de ambos e de nos.
Saudações

edilson

posso Xeretar (sem ofensas senhores)nesta prosa. ao meu ver um conflito ocidente Rússia não haverá pelo menos enquanto as pedras na mão direita de cada um forem pedras de urânio enriquecido. acho a discussão muito boa (embora um pouco apimentada). mas na minha avaliação (e não sou especialista) a Rússia tem aproveitado e está conseguindo seus objetivos todos, o que não está acontecendo no ocidente. dou-lhes uma só razão. O ataque ao Iraque (embora eu o defenda) legitimou este tipo de agressão por parte da Rússia, pois este argumento quem os deu foi o ocidente. a precipitação de alguns países… Read more »