segunda-feira, abril 12, 2021

Saab Naval

A 1ª Capitão-de-Cabotagem do Brasil

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

lorena-imto-hildelene.jpg

Hildelene Lobato Bahia, de 34 anos, é formada em Ciências Contábeis e se preparava para prestar concurso para o TRT quando decidiu fazer a prova de admissão para oficial da Marinha Mercante, para incentivar um irmão que também se inscreveu no concurso da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Ela foi aprovada, o irmão nunca mais tentou.
Integrante da primeira turma da EFOMM do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, a aceitar mulheres em suas fileiras, Hildelene de inicio sofreu uma certa resistência dos colegas, já que estava entrando num universo que no Brasil ainda era de domínio exclusivo masculino.
Já no posto de 1º Oficial de Náutica, assumiu a função de 1º Piloto no Navio-Tanque Lorena BR da Transpetro (PETROBRAS) e desde 2005 a função de Imediato do mesmo navio, sendo a primeira brasileira a atingir esse patamar na carreira de marítimos.
Em solenidade realizada em 20 de agosto de 2008, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, integrando uma turma de 18 alunos do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Náutica, destinado a habilitar primeiros oficiais de Náutica a exercerem as funções de Imediato e Comandante, a 1ª Oficial-de-Nautica Hildelene recebeu a Carta de Capitão-de-Cabotagem tornando-se a primeira brasileira a conseguir tal feito. Ela também será alvo de homenagem especial no Centro de Capitães em 17 de setembro de 2008, por ser a primeira Capitã a fazer parte do corpo associado daquela entidade.
O paraninfo da turma foi o Comandante José Menezes, gerente da Inspetoria Marítima da Diretoria de Transporte Marítimo. “Esta turma está fazendo história e quebrando paradigmas. Hildelene conquistou uma medalha de ouro por ter superado os demais, chegando ao posto de primeira capitã-de-cabotagem da Marinha Mercante brasileira”.
O contra-almirante José Carlos Mathias, comandante do Ciaga, também ressaltou a conquista de Hildelene. “O dia de hoje entra para a história da Marinha Mercante do Brasil com o ingresso da primeira mulher brasileira na categoria de capitão-de-cabotagem”.
A oito anos nos quadros da Transpetro (PETROBRAS), serviu, antes do Lorena BR, nos Navios-Tanque Lindóia BR e o Diva, além de ter feito parte da ultima guarnição do Barão de Mauá, que levou o navio para Singapura onde foi entrego a um comprador.
A CCB Hildelene, agora esta devidamente habilitada a exercer a função de Imediato em qualquer navio da nossa Marinha Mercante como a de Comandante em navios de Cabotagem.
Bem-vinda a bordo CCB Hildelene.
Abaixo os quatro navios citados nesse post.

lorena-srs-280406.jpg lindoia-l-frangetto-270706.jpg diva-laufo-frangetto.jpg barao-de-maua-rc-250703-2.jpg

- Advertisement -

11 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Meus cumprimentos à CCB Hildelene, desejando-lhe mais largos sorrisos, como o da foto, ao transpor novos desafios na belíssima carreira que abraçou.

Mahan

Parabens Capitão HILDELENE L. BAHIA, exemplo profissional para a mulher Brasileira !!

Nunão

Viu, Fernando-Canoas, mulheres aparecem sim aqui no blog, e com destaque merecido.

Parabéns à CCB Hildelene, e que mais mulheres sigam seu exemplo.

Marcelo Ostra

E um dos primeiros comandos cotados para CCB Hildelene é o proprio N/T Lorena BR, navio o qual ela possue um grande carinho e serviu como 2ON, 1ON, e foi seu Imto antes do Curso de Comando

Estamos falando de um bixão de 44.500 dwt e quase 55.000 tons de deslocamnto !!!!

Parabens e mares tranquilos para CCB Hildelene

MO

fernando-canoas

“ESSAS MULHERES INCRÍVEIS E SUAS MÁQUINAS MARAVILHOSAS “

fernando-canoas

OPS…..ISSO É TÍTULO DE AVIAOZINHU…….HEHEHEHEHE

Brazil (DT)

Parabéns, Hildelene! O Pará está muito orgulhoso da filha que tem e nós, os paraenses, ainda mais. Esta Terra é fecunda em produzir mulheres de fibra, coragem e competência. Bons ventos e mares tranquilos, Deusa do mar!

Mauricio R.

Capitã na ponte!!!

stefany

PARABÉNS HILDELENE VOCÊ É UM EXEMPLO PARA TODAS NOS

[…] A 1ª Capitão-de-Cabotagem do Brasil […]

Belenice Melo

Parabéns Hildelene!!!!!! É bacana ver como nós mulheres mostramos a nossa coragem e competência exercendo cargos que autrora pertenciam exclusivamente a homens. Vc é um grande exemplo!!! Felicidades….

- Publicidade -

Guerra Antissubmarino

O afundamento da fragata INS Khukri pelo submarino PNS Hangor na Guerra Indo-Paquistanesa de 1971

Conheça a história do primeiro afundamento de navio de guerra por um submarino após a Segunda Guerra Mundial A fragata...
- Publicidade -
- Advertisement -