Opiniões e comentários calorosos sobre a recriação da Quarta Frota dos EUA continuam repercutindo na mídia e no meio político. Muito barulho para pouco. Porém, existe interesse ideológico em manter este tema em pauta e transformar a Quarta Frota na grande ameaça ao país.

Por outro lado, o único fato realmente concreto é que uma frota da Marinha da Rússia realizará um exercício naval com as forças venezuelanas em novembro próximo. Nunca antes neste lado do globo foi vista uma força naval russa com as proporções anunciadas. Um verdadeiro fato inédito.

Até o presente nem o Executivo nem o Legislativo nacional se manifestaram sobre o assunto ou mesmo chamaram o embaixador russo para dar explicações no Congresso, como foi feito no caso do embaixador norte-americano. Oficialmente o Brasil, que mantém ótimas relações com ambos os países (Venezuela e Rússia), náo foi convidado para participar ou mesmo atuar como observador.

Na teoria, a Quarta Frota foi recriada causando grande celuma no meio político. Na prática a Marinha da Rússia realizará exercícios navais bem próximos das águas jurisdicionais brasileiras e ninguém levanta a voz. O segundo evento merecia, no mínimo, o mesmo trato político dado ao tema “recriação da Quarta Frota”. Mas nada foi feito até o momento. Isto levanta um suspeita. Estariam os interesses ideológicos do Governo acima dos interesses nacionais e da própria soberania nacional?

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Marcelo

Imaginar que a criação da 4ª Frota Norte-Americana é algo apenas burocrático e apenas coincidência com as descobertas das reservas de petróleo do pré-sal levanta uma suspeita: estariam os interesses ideólgicos das pessoas que emitem essa opinião acima dos interesses nacionais e da própria soberania nacional?

almte. Doenitz

E o que o amigo aí de cima tem para falar sobre os russos aqui do lado?

Julio

almte.Doenitz, com certeza absoluta o governo não se manifestou quanto a presença dos russos devido a ideologia politica dos seus membros, que já deram demonstração de colocar os interesses partidários acima do interesse da nação -Caso da Petrobrás na Bolívia e agora a criação da comissão para discutir Itaipu com o Paraguai. Tanto a quarta frota como a Russia ou qualquer outro país podem ser considerada uma ameaça se o Brasil não tiver poder de dissuasão, o que não tem, infelizmente. Por outro lado a grande ameaça e real é Hugo Chaves, um estadista sem escrúpulos que se brincar muito… Read more »

Alex

Nunca vi tamanha bobagem, depois de ler este tópico, querer comparar as manobras russas com a Venezuela com a criaçao de uma quarta frota permanente norte americana. Começo sinceramente a desconfiar da seriedade deste blog, ou pelo menos de sua capacidade de análise da conjuntura internacional. Alguem aqui por um acaso já estudou um pouco de história, sabe sobre as intervenções norte-americana na América Latina no passado? Já ouviram falar em política do big Stick, Doutrina Monroe e Corolário Roosevelt? Já leram sobre o papel da marinha norte-americana nas intervenções e Cuba e Panamá? A criação da quarta frota novamente,… Read more »

CorsarioDF

Muito boa sua colocação Julio, assim como a 4ª Frota dos EUA, o fato da marinha Russa realizar exercícios no nosso quintal também é algo a ser debatido. Por que nossa marinha não foi convidada? São cituações que estão ocorrendo na região que o Brasil tá comendo mosca. Sds.

CorsarioDF

digo, situações.

RLobo

Não vejo tanta preocupação com esta 4ª Frota, pois afinal os EUA não precisam pegar nada que já não seja dele. Alguem duvida que isto não é verdade? O que temos para contrapor uma frota Americana? Muitos podem não concordar com o Chaves mas pelo menos ele eta fazendo o que o nosso não faz…está reequipando suas forças armadas, e ninguem tem o direito de chama-lo de sem escrupulos. Sei que o blog é eminentemente militar mas não custa nada lembrar que (e isto dá muita tristeza) que eles (Chaves, Evo, Lugo) estão lutando por seus paises e é algo… Read more »

cesar

julio, vc está certo. é evidente a matiz ideológica destes q nos governam. ñ é de hj q interesses ideológicos e partidários são postos acima dos da nação.só ñ ve quem não quer ou age por má fé mesmo. agora, anti-americanismo aqui sempre deu ibope, a massa assistindo ” NOÇO GRANDE LÍDER ” sendo entrevistado pela mídia chapa branca-amestrada deve achar que os gringos estão quase pisando em copacabana. é isso aí, vamos dar uma de macho frente ao nosso maior parceiro comercial pro povão ficar feliz. por outro lado ( no sentido figurado tbem…), vamos fazendo concessões ao fanfarrão… Read more »

Julio

RLobo, respeito seu pensamento e concordo com vc no que tange ao reequipamento da Venezuela, implementada pelo Chaves, nosso país deveria reequipar as FAs, ao inves de ficar somente no discurso, mas sou forçado a discordar de vc quando diz que Chaves, Morales e Lugo estão defendendo os interesses de seus paises. Estao na verdade defendendo interesses particulares ou de ideologia, Chaves gasta mais dinheiro com os paises limitrofes do que com o sua populaçao. Chaves sonha em reunificar os paises de lingua espanhola e para que? é só uma questão de logica, quais países da america do sul não… Read more »

LeoPaiva

Não se trata de ser contra os EUA e a favor da Rússia ou vice-versa, na verdade temos que ser sempre a favor dos melhores interesses do Brasil em defesa de sua soberania e total inviolabilidade de suas fronteiras independente de qual seja o país agressor. Mas, analisando pontualmente a questão, penso que há uma diferença gritante nos objetivos de cada país, a Rússia vai mandar sua frota para fazer manobras em conjunto com um país vizinho em caráter TEMPORÁRIO, como diz o post trata-se de exercícios navais em conjunto, depois a referida frota vai voltar para o lugar de… Read more »

molleri

Que democracia! É bom lembrar que a nova constituição cocalera foi votada dentro de um quartel sem a presença da oposição, cujos representantes foram quase linchados pelos cucarachos Evistas.

RLobo

Meu caro Julio Como vc disse o debate sempre é salutar. Gostaria apenas de, sem entrar no campo ideologico, dizer que eles estão fazendo o que seus povos ou uma grande maioria de suas populações desejam. Vemos o mesmo aqui? Vivemos um periodo da história onde há cada dia mais e mais tudo se deteriora, quer equipamentos quanto o moral da tropa. Quantas vezes tive que mandar meus recrutas para casa porque o rancho era minimo (pra não dizer que não tinha)! Tenho vergonha de dizer isto!!! Nas instruções de tiro então… É meu caro, realmente o mar não esta… Read more »

konner

O Passado da América Latina é marcado pela História de intervenções armadas e desarmadas de Washington. A mídia brasileira não levou a sério as recentes denúncias de Hugo Chávez e Evo Morales de que teria havido tentativas de golpe nos dois países. É bom mesmo receber as denúncias com uma pitada de sal. No entanto, o governo Bush pode muito bem estar tentado limpar a área para um futuro governo. Os Estados Unidos tentam restabelecer sua hegemonia na América Latina. Hugo Chávez e Evo Morales se associaram ao Irã e buscam uma inserção internacional fora do guarda-chuva de Washington, num… Read more »

andre

RLobo em 19 Set, 2008 às 10:00

Vc tem toda a razão!!!!

Alte Pritwitz

A marinha russa nas águas da América do Sul não tem nada a ver com o Brasil. Tem tudo a ver com a Geórgia. É uma demonstração de Power Politics e o Brasil não foi convidado simplesmente porque o Brasil nunca aceitaria o convite. Pois o alvo destas manobras não é um inimigo imaginário. É os EEUU e significa uma resposta à posição americana em relação à expansão da OTAN no pórtico dos Russos. A resposta russa à Europa são o petróleo e o gas russos. Para os americanos são os bombardeiros e navios. E quem sabe no futuro, um… Read more »

Donald

konner matou a pau!

Fábio Max

A Russia, é um país capitalista. Aliás, mais capitalista que o Brasil, que muita gente não percebe que é socialista há muito tempo, com suas áreas econômicas cartoriais, com políticos envolvidos em praticamente tudo o que se produz e onde sempre se quer o favor público para absolutamente tudo. Mas voltando à Rússia, é capitalista e não deixará de ser, mesmo tendo como aliado o idiota-alcoolizado Hugo Chaves. Se está fazendo exercícios militares na AL, é porque pretende readquirir a influência global perdida com o fim da URSS. Agora, olhando pelo lado prático e de interesse brasileiro: A Rússia é… Read more »

Marcos

Por favor me esclareçam, porque eu, infelizmente, não consigo ter um racionício dialético sofisticado: quer dizer que os Venezuelanos e os Russos teriam interesse em “bombardear” as platarfomas brasileiras de exploração de petróleo?
É isso mesmo?
Por favor, me tirem os tubos!

Douglas

Apóio a opinião do Sr. Guilherme Poggio em gênero, número e grau. Já havia externado aqui a mesma opinião em tom jocoso. Uma frota capitaneada por um cruzador nuclear faz manobras no limite de nossas aguas territoriais e ninguem fala nada. Não fomos convidados a participar nem observar. Fabio Max está certo também, os interesses economicos antagonicos são entre Brasil de um lado e Venezuela e Russia de outro, pois os EUA poderão se tornar nossos clientes em uma década, substituindo Chaves como fornecedor de óleo e gasolina, fazendo Chapolim e sua republica bolivariana entrarem em profunda crise politico-econômica. Se… Read more »

Douglas

Não marcos,
parece-me, pelo que leio nos jornais, são os EUA que têm esse interesse….

Douglas

?????

Azevedo

Os EUA sempre defendem seus interesses, mas a IV Frota parece ter como alvos as influências russa e/ou chinesa no hemisfério sul e não o Brasil especificamente.
Um estudo israelense levanta a bola de que a Rússia tenta a cartada de se alinhar com Estados doutrinariamente anti-americanos cheios de petróleo para estrangular o Ocidente, convivendo, inclusive, com um Irã nuclear.
http://www.biu.ac.il/SOC/besa/docs/perspectives49.pdf

Já a abordagem chinesa foi mais evidente entre 2003 e 2006, mas eles ainda “tão na área”…

RL

Eu vejo três diferentes lados nessa salada toda. 1- Os EUA e seus interesses, seja na américa latina, no pré-sal ou na Amazonia. 2- A Rússia com suas necessidades em manter o peito pra cima e dar um recado ou mesmo provocar os EUA. 3- O próprio Brasil, sozinho e totalmente frágil. Precisa se equipar, precisa prestar atenção nos EUA, na Venezuela, na Rússia, na Bolivia, no Paraguai e o que é poir, precisa antes de mais nada se organizar internamente a fim de ainda criar uma visão para a sociedade para que a mesma possa ter a noção de… Read more »

Emanuel

sinceramente, não faz menor sentido imaginar que a Rússia possui algum interesse no PRE SAL, falta é coragem a esses políticos pra se alinharem a Rússia, muito melhor aos nossos interesses militares e tecnologicos, essa postura de neutralidade simplesmente “ME ANOJA”, querer se alinhar com frança, blindados alemães… argh

Nimitz

Só se sente ameaçado quem não tem capacidade de defesa.

Azevedo

Parece que tudo não passa, como comentei em outro post, de um factóide, mas, s/ aprofundar esta discussão, não deixa de ser uma oportunidade p/ as FFAA, principalmente a Marinha, de fazerem seu “jabá”.

Octavio Lima

Eu não entendo esse escândalo em relação à quarta frota. Em termos de meios, qual diferença fez? Os meios que transitam pelo Atlântico Sul já o faziam sob os auspícios da segunda frota. Já a diferença é em inteligência. O movimento dos países sul-americanos em direção a governos de esquerda com discurso claramente anti-americanos fez com que isso fosse necessário. Ainda mais com a radicalização do discurso pelos presidentes Chávez e Morales. Muito me preocupa mesmo a realização das manobras com a marinha Russa. Enquanto isso não acontecia a América do Sul era uma região que preocupava o governo norte… Read more »

Nunão

Sinceramente, prefiro até que executivo, legislativo etc nem falem, nem reclamem de nada sobre os exercícios dos Russos e Venezuelanos. E, de preferência, que também façam o mesmo sobre a 4ª frota. Pouco do que se ouve ou se lê, presta, e provavelmente sobre esses exercícios também nada vai prestar, então melhor nem falar.

Passou há muito o tempo de reclamar, espernear, e questionar sem ter força militar dissuasiva pra respaldar minimamente qualquer reclamação.

A melhor resposta que eu gostaria de ouvir é o som dos martelinhos batendo umas quilhas.

Nunão

Esqueci de acrescentar. Nada contra os russos. Eles, assim como os finlandélicos, fazem umas vodkas muito boas…

Fábio Max

Não disse que eles tem interesse… digo que, se alguém tivesse interesse, seriam eles…

BVR

É difícil expressar (ou quase impossível)uma opinião que não reflita uma ideologia, porque todos nós temos uma. Lembrando que, basicamente, ideologia pode ser entendida como visão de mundo (leitura do mundo). Assim, os cenários que se apresentam irão passar por um filtro e a opinião emitida será “classificada” como comunista, capitalista, anarquista ou trabalhista ou…ou…por aqueles que a recebem. E nesse universo, existirão os que terão afinidades mais com uma que com outras. Resumo da ópera: quem emite uma opinião o faz baseado em sua leitura de mundo, o que não é feio nem imoral; desde que essa opinião não… Read more »

BVR

“Let´s play the game !!!”
Lembrando que é jogo pra gente grande.
Lembram no final dos anos 90? Quando o que mais se falava e ouvia nas reuniões era a inserção do Brasil como “Global Player” ???
Tá chegando a hora !!!!!!!!
KKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!!!

Sds.

Viriato

Nas V. análises não esqueçam nunca Africa e influência da China… e o petroleo tão necessário aos EUA da Nigéria – S. Tomé – Angola…

Alte Pritwitz

Em Brasília, o governo se pronuncia:

A IV Frota não é problema. Vamos pagar as soluções.

Tudo o que importa é que com o pétróleo pré-sal,
A PROFECIA DE RENATO RUSSO SE CONCRETIZOU!

“MAS O BRASIL VAI FICAR RICOOOOOOO
VAMOS FATURAR UM MILHÃO!”

QUE PAÍS É ESSE?

konner

Amigo Mauro,

A sensibilidade de suas faculdades perceptivas estão acima da média !!

Parabéns !!!

Patriota

Sr. Flavio Marcelo
Sr. Konner
Sr. Mauro
BRAVO!
BRAVO!
BRAVO!

Julio

RLobo, concordo plenamente com vc…Sds

André de POA

Como falaram num post lá encima sobre o EVO, quero dizer que detesto a política dele que estimula a discordia entre os próprios bolivianos fora a ursada com a petrobras. Mas se é verdade que o embaixador yankee conspirou com a oposição então EVO fez muito bem em expulsar o dito cujo. Que o povo da Bolivia quebre o pau mas resolva seus problemas sem conspirações externas vindas da terra da “liberdade”. Os yankees tomam a américa do sul como seu quintal e como nosso amado pais teima em não assumir o seu papel de lider condutor surgem figuraças como… Read more »

Walderson

Flavio Marcelo,
Konner,
Mauro,
azevedo,
Patriota,

BRAVO,
BRAVO,
BRAVO.
Simplesmente, não há nada como ler boas opiniões e idéias.
Isso me faz sentir vontade de participar desse blog.
Um abraço, camarada.

LUIZ BRAZIL (DT)

RLobo,

Este site não tem caráter ou natureza militar, caro amigo. Alguns internautas, como todos os que manifestam livremente suas opiniões, ainda que insinuosas, não sofrem qualquer restrição por parte do moderador (Mo). Aqui, pelo menos, se exercita a livre manifestação de pensamento, da maneira mais democrática possível, sem sofrer julgamento por “delito de opinião” ou juízo de valor. Essa é a diferença que valoriza e dignifica o debate. Caso isso estivesse acontecendo lá na Venezuela, com certeza o sítio já estaria fora do ar e nossos nomes na “lista negra” do Marechal HUGO. Pense nisso!

Voluntário da Pátria

Interesse Russo na Pré-sal pode até ser que não mas a VENEZUELA e o resto da OPEP tem tanto interesse que convidaram o BRASIL para integrar o cartel. Quanto a alguns “cumpanheru”, os mesmos devem acessar o VERMELHO.COM, lá não há DÚVIDAS, apenas CERTEZAS DOGMÁTICAS, não farão falta nehuma…

Marcelo Ostra

Lupos operando com Udaloy

Capitaneado por um Kirov

Ktivak caçando IKL

Engraçao que sobre esta possivel ou passivel otica ninguem soltou uma palavra

belo blog naval ! o tiro as vezes sai pela culatra, mas com ceteza pelo que te conheço, não foi para isso que vc o criu

Zzzzzzzzz….

MO

Massa

Tem gente que ainda defende aquele sujeito Morales, por mais que os índios bolivianos tenham sidos explorados dura 300 anos é injusto tentar descontar essa injustiça toda agora nos brancos, lá de baixo, qual culpa à atual geração tem sobre o passado? Democracia não é o governo da maioria contra a minoria, mas sim, um governo onde haja respeito as Leis e igualdade de direitos. Todos nós sabemos, Hitle foi eleito democraticamente, mas simplismente quis descontar todas as injustiças que ocorreram ao povo alemão sobre os Judeus, agora Morales quer fazer isso com os brancos também! Infelizmente o governo brasileiro… Read more »