kirov.jpg

Uma força-tarefa russa zarpou hoje, com destino ao Oceano Atlântico, a fim de participar de exercícios navais conjuntos com a Marinha de Guerra da Venezuela, em novembro, disse um porta-voz da Marinha Russa.
“Uma força tarefa da Frota do Norte, que compreende o cruzador nuclear Pyotr Velikiy,  o destróier Almirante Chabanenko e navios de apoio, deixou a base de Severomorsk no início da segunda-feira, para realizar exercícios de treinamento no Atlântico,” afirmou o capitão Igor Dygalo.
O Pyotr Velikiy é um cruzador da classe “Kirov” (foto) de propulsão nuclear, equipado com mísseis antinavio de longo alcance SS-N-19 “Shipwreck”. O navio possui autonomia praticamente ilimitada e também é equipado com cerca de 500 mísseis superfície-ar de diferentes tipos, e um grande número de outras armas.
Dygalo disse que, durante o desdobramento, os navios de guerra russos vão participar de exercícios navais conjuntos com a Marinha de Guerra Venezuelana, entre 10 e 14 de novembro, de acordo com o programa de treinamento de 2008, a fim de expandir a cooperação militar com marinhas estrangeiras.
“Durante o exercício, navios e aeronaves vão praticar manobras coordenadas, busca e  salvamento, e comunicações”, disse Dygalo.

FONTE: RIA Novosti

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nimitz

Enquanto “Petro, o Grande” brilha no Hemisfério Sul, o “Belo Antônio” continuará atracado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro…

Raphael

Gostaria de saber de onde que os 500 missies surgiram. E agora ao 500 missies de superficie-ar!

König

Raphael posso ter entendido errado seu comentario.
Mas se reparar na parte da frente há varios lançadores que não são visiveis nesta foto.
Saudações

Nunão

É grande e é lindo, o Pedro. Continuo achando que a informação de 500 mísseis é um tanto exagerada. Mas isso não muda nada: a metade disso (250 mísseis) que certamente o dito-cujo pode levar nas contas que eu fiz outro dia, já é uma realidade a se temer com todos os exageros a que se tem direito. Só dos SS-N-19 “Shipwreck”, se não me engano, esse cruzador pode levar 20… Bem mais do que os tradicionais 4 a 8 SSM que são o máximo carregado pelos navios de guerra mundo afora. Sem falar no poder desses Shipwreck. Merece mesmo… Read more »

edilson

Lá Vem o PEDRÂO…
na hora de zarpar o capitão deve dizer “Sai da frente”…
o mais engraçado de tudo é que o chaves fala como se este navio fosse dele.
eheheh
mas sabem que esta manobra vem bem a calhar pois quem sabe assim nossos desgovernantes e porta medalhas comecem a pensar em levar a sério o reaparelhamento das forças armadas e pararem de pensar que o brasil vai viver eternamente em VALINOR, na paz eterna e com uma marinha minimizada capacitada a confrontar a do vaticano…

edilson

Mauro, não se esqueça que Moscow teve o melhor centro linguista do mundo e que sua permanência em cuba pode tê-los dado a capacidade de aprender o Espanhol. até porque se quiser saber minha opinião os navios trazem uma carga mais preciosa do que as armas. espiões e gente para treinar operacionais venezuelanos (e não é conspiração) e técnicos. acho que o Urso não está brincando e vem pedreira ai, aliás o PEDRÃO… concordo consigo o navio é bonito mas pessoalmente acredito que as novas versões de cruzadores russos vão se assemelar as carcterísticas dos ocidentais. vamos ver noq ue… Read more »

edilson

Salve amigo Mauro, não levei a mal. mas na verdade acho que até mesmo os militares venezuelanos são bons proficionais. agora compartilho com você num ponto inconteste, Chaves é um paspalhão… este sim gosta do circo e pelo que me parece ele quer ser o Sakashmir da américa, pois tanto este quanto aquele paspalho, não perceberam que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. na hora do vamos ver… entra em operação a operação holocausto e para eles vai sobrar um campo de grama da idáde da pedra, enquanto os russos e os americanos estarão sentados juntos… Read more »

Mahan

Será que teremos uma repetição do que acontecia na guerra fria? Ou seja, a OTAN e EUA particularmente, seguindo de pertos a movimentação Russa com submarinos e aviões. E a nossa marinha, tomará alguma atitude no tocante a acompanhar bem de perto este exercício?

Nimitz

Com certeza já tem um SSN “Los Angeles” sombreando a força-tarefa russa.
E quando chegarem lá, outros submarinos americanos estarão esperando o Pedrão.

Raphael

Konig, eu sei de onde os “500” missiels sao disparados. Eu quero saber de onde a midia tirou o numero 500. Em nenhum lugar que eu jah tenha lido teve um numero tao grande.

RL

Eu acho que o “Pedrão”, rsr..deveria fazer exercícios por aqui também.
Se os EUA podem, porque a Rússia não pode? Seria e grande valor aprender algumas doutrinas empregadas por este país. Acredito que teriam mais pontos positivos do que contra.
Levando em consideração a possível parceria do Brasil com a Rússia no projeto PAK – FA dentre a compra dos Mi-35, e possíveis compras de outros artefatos, o Brasil só teria a ganhar.

Quem sentir ciumes ou se sentir ameaçado que me desculpe, más somos soberanos e independentes.

E detalhe, o “bicho” é bonito hein..

Nunão

Bom, pensando aqui com meus botões, fora a baciada de foguetes anti-submarino que o navio pode levar e que citei em outro post, o cruzador tem 6 CIWS CADS-1, com dois canhões de 30mm e 8 SAM SA-N-11 cada, e esses mísseis são bem compactos. Nesse caso, acho dá pra somar 500 facinho, imaginando-se as recargas para este sistema e somando-as os demais mísseis e foguetes… Mas não deixa de ser um número meio absurdo a meu ver, mesmo assim. Do Janes: “CADS-N-1 CIWS was fitted to the Admiral Nakhimov, the third of the Kirov (Orlan project 1144) class battle… Read more »

Fábio Max

Um belo navio. EU não me impressiono com exercícios navais da Rússia com a Venezuela, porque a Venezuela é um lugar onde não se fabrica nem sabonete e xampú e porque sua marinha é tão mal equipada quanto a brasileira. E por outro lado, demonstração de força não significa grande coisa. A Rússia não aguentaria manter por 6 meses uma guerra convencional como a do Iraque, seu único “handicap” contra os EUA é o arsenal nuclear, fora isso,não se atreverá nem a escaramuças contra os yankees, se bem que eles também não seriam bobos de incomodar o urso… Como ter… Read more »

Tiago Jeronimo

“The Kirov class’s main weapons are 20 × P-700 Granit (SS-N-19) Shipwreck missiles mounted on deck, designed to engage large surface targets” Fonte: Wikipedia “Para ataque contra alvos de superfície, o Kirov está armado com 10 lançadores de mísseis SS-N-19 Shipwreck, que existem em numero de 20 no arsenal do navio…” Fonte Campo de Batalha Naval “O numero de mísseis S300 a bordo do Kirov é de 96 unidades” Fonte: Campo de Batalha naval. “…air defense is provided by 12 × 8 S-300F launchers with 96 missiles and 2 × 20 Osa-MA with 40 missiles” Fonte: Wikipedia É incrivel como… Read more »

Galante

Tiago, a nota é de uma agência de notícias russa, que apenas reproduzimos e indicamos a fonte. Normalmente agências não especializadas exageram nos números mesmo, como acontece com jornais no Brasil.

Jorge

Quem tiver paciência, pode somar o número de mísseis embarcados que deve chegar próximo aos 500 citados. Fonte: http://www.hazegray.org/worldnav/russia/surface.htm#cb Large Cruisers Kirov/Ushakov class multirole large cruisers (1+1 ships) (Project 1144.2, Orlan) Displacement: 25,860-26,396 tons full load Dimensions: 251.2 x 28.5 x 10.33 meters/824.1 x 93.5 x 33.9 feet Propulsion: CONAS: 2 KN-3 cruise reactors, steam turbines, approx. 24 knots; 2 boilers, boost steam turbines; 4 shafts, 140,000 shp, 32 knots Crew: 710 + 15 flag Radar: MR-800 Voshkod/Top Pair 3-D long range air search, 1 MR-710 Fregat-MA/Tope Plate-B 3-D air search Sonar: Polinom suite with Orion/Horse Jaw bow mounted LF,… Read more »

Tiago Jeronimo

Eu sei Galante longe de mim dizer que vocês estão sendo imparciais e não encare meu coment anterior como uma critica, eu sei que apenas reproduziram a nota, aliás queria parabeniza-los pelo trabalho tanto aqui no blog naval, como no aéreo e no terrestre o mais nova, mas que 500 misseis é hilário isso é, e mais engraçado ainda é os fãs russos que ainda acham isso possivel.

Tiago Jeronimo

Ops não era imparciais era parciais, lapso meu XD

Raphael

Concordo com o Tiago plenamente, um magnifico trabalho que voces fazem nestes blogs.

joao

E incrivel que so esse cruzador leve mais poder de fogo do que toda a marinha brasileira em conjunto. Ao passo que levam os acontecimentos navais na America Latina,a impotencia brasileira me da vergonha. Fanfarrao ou nao o Chavez esta rapidamente convertendo as FAAS Venezuelanas nas mais modernas da AL. Enquanto eles recebem Sukhoi 30 com misseis anti-navio,no Brasil chegam mais F-5 da Jordania caindo aos pedacos. A Jordania pegou o dinheiro dessa venda e comprou um esquadrao de F-16 de ultima geracao. Sera que esses avioes eram “modernos demais” para o Brasil? E agora,com as negociacoes para uma frota… Read more »

Robson

“Armament:
20 VLS P-500/SS-N-19 Granit/Shipwreck SSM,
12 B-303A VLS systems (96 S-300MPU/SA-N-6 Fort/Grumble SAM),
2 Osa-MA SAM systems (40 4K-33/SA-N-4 Gecko SAM) in Nakhimov only, 16 Kinzhal SAM systems (128 9M-330/SA-N-9 Gopher SAM) in Velikiy only,
6 Kortik/CADS-N-1 CIWS systems (192 9M-311/SA-N-11 Grison SAM;”

Eu sabia que não eram 500 rsrsrs!!!! São só 476…. tá certa essa relação aí de cima?!?!?!?

Raphael

Robson,

Voce esta contando tudo. Cada navio nao leva tudo:”in Nakhimov only”, ” in Velikiy only”, etc…

Hornet

Só 476! Micharia…rs.

Tiago Jeronimo

Se você contar “192 9M-311/SA-N-11 Grison SAM” que são foguetes de artilharia como misseis então uma bateria de Astro’s montada no Barosso faz dele uma corveta com misseis de cruzeiro uahauhauhauah. Continuo rindo com os fãs russos tentando colocar 500 misseis anti-aereos na Kirov auhauahuahauhauha.

Hornet

Acabei de ler em um outro blog (defesabr.com ) essa informação: “O presidente Chávez continua trazendo os russos e americanos para um renovado confronto pela América Latina. Há dias, vieram 2 bombardeiros Tu-160. Agora, aguardamos a chegada do Cruzador Nuclear Pedro, O Grande, bem mais cedo do que o noticiado. Mas tudo isso ainda é muito pouca confusão. Moscou planeja para breve estacionar, temporariamente, aviões anti-submarinos da marinha russa em um aeroporto na Venezuela”. Também concordo que o Chaves é um fanfarrão e eu achava que nem os russos estavam levando ele a sério…mas creio que me enganei na segunda… Read more »

Ricardo

Adoro esses joguinhos de guerra, quem sabe assim o Brasil acorda.

Brazilian Eagle

Se pensam que os estadounidenses irão entrar em conflito direto com os russos, estão muito enganados, sabem que têm muito a perder, eles manipulam, atiçando os vira-latas, logicamente uns contra os outros, debilitando-os cada vez mais e, ao mesmo tempo que, por sua vez, se estruturam cada vez mais, dominando o canil e os preciosos recursos naturais do fundo do quintal. É muito mais fácil, jogam pra galera, mas nos bastidores, põem o rabo no vão das pernas diante dos russos e negociam o canil !!! Numa dessas, os russos sabem que podem ficar com uma boa fatia, sócios ???… Read more »

Robson

Tiago Jeronimo
Eu não sou fã russo e acaso tu tivesse dedicado um tempo maior p/ ler o meu post iria ver que pedi se a relação estava correta.
Agradeço ao Raphael pela informação.

Norberto Pontes

Lá vem os montros navais russos, navios de excelente desempenho e capacidade técnica/ofensiva……
Queria ver um desses de perto

Nelson Lima

Existe um ponto fraco nas belonaves russas. A grande assinatura radar.Podem ser detectados até em outro planeta. Por outro lado os submarinos…

Almeida

Este navio foi projetado para engajar e destruir forças tarefas norte-americanas baseadas em porta-aviões nucleares. É lindo, grande, bem armado, bem protegido e perigoso. Um símbolo tão forte quanto os 2 Tu-160 que nos visitaram semana passada.

Se tem 500 mísseis, provavelmente não, mas tem o suficiente pra derrubar a FAB inteira… Pessoal, são NOVENTA E SEIS S-300!!!

Massa

Poderio naval são submarinos e porta-aviões, o resto é enfeite !

[…] assegurou ontem que um dos temas que tratará durante sua visita a Moscou será o propósito das manobras navais russas com a Venezuela nas águas do Caribe. Apesar disso, garantiu que os exercícios não preocupam Bogotá. “Essas […]

Fábio

O cruzador russo é tão bonito e inutil quanto qualquer superportavião americano. Numa guerra a distância com mísseis intercontinentais nucleares os barcos de guerra se tornaram apenas brinquedinhos dispendiosos.

Galante

Fábio, ninguém até hoje disparou ou pensa em disparar mísseis intercontinentais nucleares pra valer. As guerras são feitas com brinquedinhos dispendiosos mesmo.

[…] O cruzador russo Pyotr Velikiy da classe “Kirov”, chegou do dia 5/11 ao porto de Toulon, na França, onde permanecerá fundeado até o próximo sábado, para depois prosseguir viagem para as Caraíbas, a fim de realizar operações conjuntas com forças da Venezuela. […]

BENIGNO

CLA DE ALCÂNTARA VIRA CAVALO-DE-TRÓIA Certa ocasião, referindo-se ao Império Ianque(EUA e Inglaterra), o guerrilheiro mais carismático que a humanidade já produziu, Ernesto Che Guevara, asseverou: “El mayor enimigo del género humano!” Nem precisa traduzir. Os Estados Unidos, fiel herdeiro da pirataria inglesa, ao largo de sua trajetória, têm-se revelado como o imperialista mais tirano e bandido de todos os tempos. A sua tática de sujeição e expansionismo consiste de manipular, sabotar e matar as nações débeis. Auto-intitulado a polícia do mundo, é o único país que ignora os princípios de não-intervenção e de autodeterminação entre povos. Fazendo uma retrospectiva,… Read more »

wmpj

Acredito que a Russia não pode manter por muito tempo estes navios por aqui, até porque o navio russo não é bem visto pelos americanos pois eles estão fazendo exercícios no quintal deles. Infelismente os brasileiros vão ter que ficar com inveja dos venezuelanos, eu sou da época em que vi a guerra das malvinas,nos noticiários e ali mostra claramente o que os americanos são capazes de fazer com os “terceiro mundistas”, puro jogo de política. Esta frota esta desprovida de porta aviões, os russos tem, porque não mandaram?, seria mais impressionante classe Kirov junto a porta aviões, daria um… Read more »