Comandante da MB visita Portugal em busca de cooperação

9

O comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, inicia nesta terça-feira, em Lisboa, uma visita oficial para promover uma cooperação mais estreita com a Marinha de Portugal.

As duas partes querem aumentar a parceria no domínio da construção naval, num momento em que Brasil e Portugal estão renovando as respectivas forças navais, e combinar operações conjuntas.

Outra área de potencial cooperação é a da tecnologia da informação.

O Brasil quer desenvolver para a Marinha lusa sistemas de comando e controle, programas de jogos de guerra e software de avaliação operacional dos navios.

A instituição responsável por esta área na Marinha brasileira é o Centro de Análises de Sistemas Navais, que tem mais de 30 anos de experiência na avaliação de sistemas operacionais e de combate de navios de guerra de moderna geração.

Há ainda interesses no intercâmbio de pessoal e troca de conhecimento entre as duas Marinhas.

Durante esta semana, o almirante Moura Neto vai visitar o navio “Corte Real 2”, o Comando do Corpo de Fuzileiros, a Capitania do Porto de Lisboa, o Instituto Hidrográfico, o Planetário Calouste Gulbenkian e o Museu da Marinha.

Na próxima segunda-feira, o comandante da Marinha brasileira terá um encontro com o chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, almirante Fernando José de Melo Gomes, seguindo no dia seguinte para a Itália.

A viagem de Moura Neto ocorre dias após a Marinha do Brasil ter criado uma equipe coordenadora para acelerar a construção do submarino de propulsão nuclear brasileiro, que será desenvolvida em conjunto com a França.

Fonte: Agência Lusa

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bonifácio

Espero que saia alguma coisa daí. A marinha portuguesa também sofre com o descuido por parte dos políticos e o país está prestes a perder os seus direitos sobre o seu extenso mar territorial(http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_Econ%C3%B3mica_Exclusiva. Entretanto, a Petrobras começa a fazer prospecção por lá. Não nos esqueçamos que os dois países são filhos do mesmo império e a opinião pública portuguesa começa a se mostrar mais céptica em relação à UE e mais favorável ao espaço lusófono. Lembrem também que o nosso patriarca da independência, José Bonifácio, antes de ser forçado a optar pela separação por pressão das odiosas cortes de… Read more »

edilson

Estou em portugal e posso dizer-lhes uma coisa.
Portugal ´desenvolve muita coisa boa na área de telefonia e comunicações bem como softwares e acho acertada a decisão de aproximação das marinhas não só por esta razão bem como por todas as expostas pelo colega Bonifácio

Falcon

Esta visita na Itália, pode ser que renda bons frutos futuros para a marinha, pois como se conhece a marinha de lá esta sempre atualizando e modernizando os seus meios, seria bom conseguir uma parceria…

Mahan

Deveria a MB ter um contacto bem mais próximo com a marinha portuguesa, principalmente visando uma futura base operativa da MB nas ilhas do atlãntico norte daquela nação irmã.

Mauricio R.

Deveria aproveitar a visita e conhecer o design de OPV que os portugueses estão construindo, a classe “Viana do Castelo”.

RL

Isso ai.

Para um país que almeja grandeza, nada mais natural do que começar suas alianças, influencias e parcerias.
Portugal, nossa nação irmã tem de tudo para ser parceiro estratégico do Brasil, em todos os campos, ate mesmo no militar.

Tô gostando de ver as noticias.

abraços.

edilson

Caro Maurício, tive a oportunidade de falar com pessoal da marinha portuguesa a respeito das opv, eles estão muito entusiasmados e contentes por recuperarem a capacidade de construção dos seus meios navais.
ao que parece portugal vai construir também um LPD da classe Rotterdan, na verdade um Galícia menor para a poio as forças navais.
tal como o Brasil os “herois do mar” sonham em reativar suas capacidades perdidas e acho que uma parceria neste sentido acho quea parcereia seria válida.

João-Curitiba

Uma parceria Brasil-Portugal seria muito mais do que simples comércio, ora pois pois. Uma federação da língua portuguesa, sugerida pelo Bonifácio nos daria forte influência na África e o sol jamais se poria nesta federação.
Em tempo: o acordo de unificação das regras da língua portuguesa, assinado esta semana pelo presidente Lula, poderia estar sendo o pontapé inicial da idéia.

[…] A intenção foi manifestada à Agência Lusa pelo comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, que está em Lisboa numa visita oficial de uma semana. […]