delta4.jpg

SEVEROMORSK, 11 de outubro (RIA Novosti) – Um submarino russo Delta IV (Project 667 BDRM) lançou pela primeira vez mísseis balísticos Sineva no seu alcance máximo, segundo informou um assessor da Marinha Russa.
O capitão Igor Dygalo disse que o míssil foi lançado no sábado, do mar de Barents para uma parte equatorial do Oceano Pacífico.
“Pela primeira vez na história da Marinha, o lançamento não foi na área de ensaios de Kura em Kamchatka [Extremo Oriente russo], mas para uma área no Pacífico equatorial,” afirmou Dygalo, acrescentando que o lançamento foi feito para checar a prontidão das forças nucleares estratégicas navais.
O lançamento do Sineva foi feito como parte da Operação Dvina realizada pela Frota do Norte, que também faz parte dos exercícios de grande escala de 2008 com a Bielorrússia, que começaram em setembro e vão até 21 de outubro.
O presidente russo Dmitry Medvedev chegou a bordo de um dos aviões do navio-aeródromo Almirante Kuznetsov no sábado, para observar os exercícios militares.
Os exercícios no Mar de Barents envolvem mais de 5.000 militares, oito navios de superfície e cinco submarinos.
Os exercícios testam a capacidade estratégica da Rússia e de dissuasão regional da Frota do Norte, particularmente em relação às forças nucleares estratégicas navais.
O RSM-54 Sineva (designação da OTAN SS-N-23 Skiff) é um míssil balístico intercontinental de terceira geração de propulsão líquida, que entrou em serviço na Marinha Russa em julho de 2007. Tem um alcance máximo de 8.300 km (5.200 milhas) e pode transportar de 4 a 10 ogivas nucleares, dependendo da configuração.
As Forças de Mísseis Estratégicos da Rússia deverão realizar, no mínimo, 11 testes de mísseis balísticos intercontinentais em 2008 e deverão duplicar o número de lançamentos após 2009, “para impedir o enfraquecimento da dissuasão nuclear da Rússia” – segundo comunicado oficial de 2007.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pinchas Landisbergis

A Russia não tem recursos financeiros para manter uma guerra de longo curso , por isso qualquer ação que venha dela será com força máxima e já para liquidar o adversário.
Ainda bem que existe a 4a frota , sabe-se lá o que
pensa realmente o presidente Hugo Chavez e quais são suas verdadeiras aspirações.

Nelson Lima

Pior para nós.Os Estados Unidos também estão empobrecendo.Guerra entre eles=fim do mundo

Raphael

E este teste foi um sucesso? Por que os ultimos dois foram fracassados!

Canaris Jr

Olá, Como contribuição às leituras de fim de semana, abaixo apresento a resenha de um dos filmes mais importantes do século passado, dada a abordagem social, política e de defesa nacional. De Fábio Burch Salvador, jornalista: O Encouraçado Potenkim Rússia, ano 1905. O país passa por uma das piores crises de sua história. O czar luta a todo custo para manter o regime da monarquia absolutista, enquanto o exército russo sofre uma horrível derrota na guerra contra o Japão. A fome alastra-se pela velha Rússia. E no porto de Odessa, os marinheiros vêem suas condições de vida piorarem a cada… Read more »

Matheus Felipe

Sou leigo nesses assuntos e tenho uma pergunta a se fazer.
Caso os russos encontrarem com a 4ª frota pode ocorrer algum atrito entre eles ?

Hornet

Caro Matheus Felipe,

poder, sempre pode…mas é melhor nem pensarmos nesta hipótese…rs.

abraços

Bosco

Outro novo míssil?
E aqueles mísseis lançados de submarinos derivados do Topol que eram invulneráveis a qualquer tipo de defesa e eram superiores a qualquer coisa que já exitiu no arsenal americano e que estava 10 anos à frente de tudo que o Tio Sam….blá..blá…blá……………..

Bosco

Matheus, para evitar aborrecimentos a movimentação de esquadras pelos oceanos é informada de um país para o outro. Se houver um encontro fortuito de um submarino ou mesmo de um navio de superfície, de modo que ele entre na área de proteção de uma esquadra “estrangeira” em operação nas águas internacionais, pode ser considerado um incidente com resultados imprevisíveis de acordo com as tensões internacionais do momento. Em geral avisos serão emitidos para o intruso de maneira a fazer que ele mude o seu curso e o evento não vai passar de uma nota no diário de bordo. Caso ocorram… Read more »

ViniciusModolo

Evento de interesse para os membros
Aconte de 5/11 a 7 /11 o 8° Encontro Nacional de Estudos Estratégicos

Evento Gratuito e de relevante interesse aos membros do Blog Ouvir quem realmente entende.

http://www.unifa.aer.mil.br/enee/enee.asp

Peço aos moderadores que divulguem o evento em um tópico.
Grato

Walderson

Caro amigo Hornet,

fiz um comentário lá na DEGRADAÇÃO DO PODER NAVAL. Se puder dê uma passada lá e, se possível, teça comentário por favor.
Um abraço e bom fim de semana a todos.

ronaldo souza gonçalves

A russia não está quebrada e nem com tanto dinheiro para por frente a Eua para mim a russia viu na venezuela um comprador do seu equipamentos e uma porta de entrada para envolver mais paises sul americanos. Isto do exercicio na pratica representaapenas propaganda.

Hornet

Walderson, só pude ler agora seu comentário no post da “degradação da Frota”. O que vc comenta é o ponto, ou melhor, é o “nó” a ser desatado pelo Brasil. Ficamos muito anos sem crescimento, mas ao mesmo tempo a expectativa de vida do brasileiro aumentou, a tal ponto de quase invertermos a relação trabalhador/aposentado. Temos poucos trabalhadores para um número crescente de aposentados. E essa relação acaba com qualquer possibilidade de investimento no Brasil. Como vc bem disse, em qualquer área (Defesa, saude, educação etc.) o Brasil até que tem um orçamento nominal que pode ser considerado grande (acho… Read more »

Hornet

Caro Walderson, só pra complementar uma idéia, a idéia de cidadania enraizada. Por alguns anos trabalhei numa fundação alemã de pesquisa (em SP) e convivi muito com os alemães. Aprendi várias coisas com eles, mas percebi uma coisa que está arraigada neles (e não é só uma questão de educação, é uma questão de aprofundamento da noção de cidadania): alemão não passa no sinal vermelho (mesmo em SP). Nem punk alemão passa no sinal vemelho de trânsito. Alemão não fura a fila. Alemão não joga lixo no chão, nem pela janela do carro. Alemão não quebra orelhão e não quebra… Read more »

Matheus Felipe

Alemão também não compra CDs/DVDs piratas rsss, prática comum entre nós brasileiros. Muitos podem achar que isso é coisa pequena, mas é uma forma de corrupção também. Devemos brigar contra os impostos para diminuir não só o preço dos CDs, mas de várias outras coisa também e só assim o cidadão terá noção de cidadania. BRIGANDO PELOS SEUS DIREITOS!!!

abs.

Walderson

Caro Hornet, Eu não saberia dizer melhor do que fizeste. Obrigado pela belíssima aula de cidadania. Tenho uma filha de 6 anos e procuro sempre incutir nela essas noções (claro que começando das pequenas coisas) de certo e errado, de respeito aos outros, de não pegar aquilo que não é dela, de evitar jogar comida fora porque tem meninos e meninas da idade dela que não têm comida para comer. Enfim, essas pequenas coisas que no futuro a tornarão uma grande mulher apta a passar isso pra frente. E novamente, obrigado pela aula – sem querer de forma alguma causar-lhe… Read more »

gerson

ai de nos e dos americanos se nao fosse os russos na segunda guerra