Rafale é o preferido para substituir os A-4 Skyhawk…

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rafale-no-foch.jpg

… segundo a opinião de 1.111 leitores do Blog Naval, que votaram na última enquete. O Rafale recebeu 42% dos votos, o F/A-18E 28%, o Su-33 10%, o F-35B 7%, o MiG-29K 4% e o Tejas Naval 3%. Somente 6% dos leitores votaram pelo fim da aviação embarcada de asa fixa na MB.

Dois protótipos do Rafale operaram no PA Foch (hoje NAe São Paulo), na fase inicial de testes (na foto acima, o avião decola da catapulta de vante do Foch).
O protótipo M01 realizou os primeiros testes a bordo em 1993, com o primeiro pouso ocorrendo no dia 19 de abril daquele ano. A primeira decolagem ocorreu no dia seguinte.
O protótipo M02 realizou operações no Foch no período de 27 de janeiro a 4 de fevereiro de 1994, junto com o M01, na segunda fase de testes.
A terceira fase de testes a bordo foi realizada somente pelo M02, começando no dia 17 de outubro de 1994 e compreendendo 3 semanas no total. Foram realizados 28 lançamentos do Rafale, incluindo 2 à noite.
O peso de decolagem do avião foi limitado a 16.500kg para lançamento a partir do Foch. O peso máximo de operação é de 21.500kg.
Para resolver o problema do pequeno comprimento das catapultas do Foch (50m contra 75m dos NAe americanos) foi instalado um mini ski-jump com 1º 30′ de inclinação, na extremidade da catapulta, possibilitando uma compensação de velocidade de 20 nós (37km/h) ou 2.000kg de carga extra.

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Hornet

Pois é, eu também queria trocar meu carro por uma Ferrari, mas…

Eu fui um dos que votou no Rafale, mesmo sabendo que, caso isso venha a acontecer um dia, vai demorar um bocado…

abraços a todos

marcandrey

Boa, um segundo turno entre o Rafaleco Cegueta e o F-18 Exterminador, seria uma boa, mas sem essa de NDA!!!!! Nada de indecisos!!!!

Hornet

Ah! é campanha eleitoral…então quero recontagem de votos. Fiquei só com 28% dos votos. Como pode isso?!!! Tem caroço nesse angu! Acho que o processo não foi transparente…rs.rs.rs.

Votem em mim, votem no F-18!!!…rs.

abraços a todos

Walderson

Amigo Mauro,

TSEGOND foi demais. Rsrsrsrs. A criatividade está solta. Rsrsrsrs.

Um abraço.

Caro Hornet,

quem sabem vem 2º turno por aí?
Um abraço, amigo.

McNamara

Acredito na vinda do Rafale para a MB, se ele for adquirido antes pela Força Aérea. Operação no Opalão nem pensar! Do jeito que a coisa anda, virão os Turbo Tracker (que para esse momento são uma ótima escolha)e a modernização de alguns A-4. Os eventuais Rafales da MB seriam para um eventual substituto do A-12. Com isso, estabelece-se uma doutrina de adestramento e emprego da aviação embarcada “full”. Já é um passo gigantesco.

Hornet

Amigo Walderson,

já estou em campanha pro segundo turno. rs.rs.rs.

Vote em Hornet, a melhor opção para seu porta-aviões e para toda a sua família (???)….rs.rs.rs.

Hornet, o único que tem um passado limpo!!!rs.rs.rs.

e por aí vai…

um forte abraço

EMERSON FULLY

Não podemos substituir osA-4 pelos RAFALE,pelo seguinte motivo: o A-12,não suporta tal aeronave,de modo que seja satisfatório.Ou vocês acham que se pudessem operar o RAFALE a bordo do FOCH,eles teriam se desfeito apenas pra ficar com um único NAE nuclear,cheio de problemas?

RL

O que vocês acham?? O Brasil faz um acordo com a Argentina, em modernizar apenas 20 unidades do A4 com os avionicos utilizados pelo F5M ou A1. O contrato permitiria o treinamento conjunto entre a força aeronaval brasileira e da armada argentina. De preferência, os nossos por estarem em melhores condições de uso devido ao baixo desgaste das unidades. A Argentina, gradativamente iria “Canabalizando” seus 36 para peças de reposição. Todo o centro de manutenção e reparos ficariam em Córdoba em parceria com a Embraer já visando parcerias futuras como a aquisição de jatos executivos pela Aerolineas Argentina e o… Read more »

ronaldo souza gonçalves

Acho que algumas modificações no spaulo como uma rampa em grau.melhoria das cataputas com mais pressão modificaçoes no elevadores .poderia tranquilamente operar o rafael sem restrições.ainda surgiro que reformem uns 6 a-4 pois eles poderiam voar junto com os rafael e operearem como patrulha para a frota

mv

ronaldo a aeronave chama-se rafale e naum rafael!!ok!!
sds

Vassily Zaitsev

Amigos, cumpanheiros de longa data, sou o F-35. Votem em mim. Prometo ser fabricado mais de 4000 vezes. Só por esse motivo, prometo ter um custo de manutenção mais barato que todos. Alêm do mais, sou furtivo, ninguém me vê. Chego, faço todo o estrago necessário e dou no pé, são e salvo. Esse competidor que todos falam que já “ganhou” essa enquete, lhes digo umas verdades sobre ele: ninguém o quer, fora seu fabricante é claro, pesa muito mais que eu ( O Opalão, digo, São Paulo, não aguentaria o tranco, ficaria corcunda rapidinho), na tela de radar inimiga,… Read more »

Marcelo R

Acredito que ja esteja em estudo adiantado pelo nossos estudiosos, um pacote naval com 12 unidades Rafale mais o Charles De Gaule de brinde, mais para 2050.
O problema é que na França não tem deserto!
Como é que vamos procurar um bom deserto cheio de otimos caças na França?

Tiago Jeronimo

Milagre! Os russos não levaram essa!

Rodrigo Rauta

Realmente o meu voto seria do f-35, mas pensando de maneira logica, usei o “voto util”, ja que provavelmente a FAB vai de Rafale.Os custos ficariam menores( se é que isso é possivel) e teriamos uma integração maior entre nossos pilotos.Acredito , inclusive, que a maioria votou no Rafale por esse motivo.MAs ja que vai ter segundo turno e o candidato “democrata” ta ai eu votaria nel!! F-35 neles!!!! e com AMRAAM!!!!

joao

Do jeito que vao as coisas,quando chegue os 36 Rafales no Brasil,o resto do mundo ja vai estar usando X-Wing Fighters…rsrsrs.

Hornet

Para um “segundo turno” justo, acho que precisávamos ter duas votações, ou melhor, duas enquetes. A primeira pergunta seria: “Qual o caça embarcado que vc gostaria de ver voando na MB? E em que tipo de NAe?” – aqui pode-se delirar à vontade, digamos que a MB ganhou na Mega-sena e grana não é o problema. e a segunda pergunta seria: “Qual o caça embarcado seria mais compatível com a realidade da MB e poderia substituir os A-4? E qual NAe poderia ser o substituto do Opalão, dentro de uma realidade concreta?” – aqui o “delírio” tem que estar limitado… Read more »

storm

Tenho uma ideia e uma pergunta?

Não seria uma alternativa para a MB operar os F-18 C/D versão horiginal do Hornet que ainda esta em operção na US Navy, pois estes aviões tem dimensões e peso de decolagem menor que o Super Hornet e o Rafale, não estariam estes aptos a operar nas catapultas do São Paulo?

Neste caso nem seria necessária modernização dos A4 Skyhank. deixaria essa idéia de lado e já comprariamos uns 24 F-18. Especialmente se o Super Hornet for o vencedor do FX-2 ficaria mais fácil

Walderson

Amigo Hornet,

muito boa intervenção. Falou tudo e de maneira simples.
Um abraço.

Amigo RL,

ainda bem que vc falou em sonho e idéia maluca, pois qdo comecei a ler a sua mensagem só pensei assim: o caboclo tá delirando, tomou chá de cogumelo. Rsrsrsrs.
Isso é sacanagem com a nossa MB. Eles é quem iriam suportar os adoráveis moradores da região austral da AL. Rsrsrs. Penso que eles jamais aceitariam, mas supondo que aceitasse, iriam colocar uma condição: usaremos nossos A-4 (pois são argentinos tb), pois são mais confiáveis. Rsrsrs
Um abraço, amigo.

Walderson

Caro Hornet,

tb não entendi (????) aquele papo de ser melhor pra família. É melhor vc se explicar antes de perder alguns votos. Rsrsrsrsrs.

Um abraço, irmãozinho.

Hornet

Walderson, veja bem, meu caro eleitor (rs.)…tendo em vista a atual conjuntura econômica e a crise que assola toda a Marinha brasileira, na minha plataforma de governo, o lazer e a cultura não ficarão de fora. Quem não está ligando a mínima para o lazer e a cultura são os meus adversários. Esses sim, uns sacanas, que só querem ganhar a eleição com “marketeiros”, mas sem nenhuma plataforma de governo realmente sólida…(rs.). Mas voltando ao assunto, meu nobre eleitor…como eu estava dizendo, tendo em vista a crise da MB, eu prometo que, mesmo sem voar, já serei uma atração turistica… Read more »

thiago

É SÓ AUMENTAR A PRESSAO DAS CATAPULTAS+ SKI-JUMP
DEIXAR A INTERCEPTAÇAO P/RAFALE/ E AS BOMBAS P/A-4 MODERNIZADOS

jorhys

O melhor seria um misto de f-18 hornet, s-3 vicking e o a-4 skyhawk, tonaramos uma mais força aeronaval, mais combativa, e com um esquadrão de instrução na Baenspa, onde tivessemos, t-29/a-29 super tucano, e uns biplaces do a-4 e f-18, como disse o no nosso amigo rl, sonhar não custa nada….

Luca

O Rafale é uma aeronave boa de baixo custo e de grande qualidade.Realmente, esse avião daria um grande poder a MB. O F-18 é um avião mais antigo. Embora também seja muito bom, nem chega aos pés do Rafale. O SU-33 é um ótimo avião, mas acredito que não seria uma boa escolha para a MB, pois ele muito grande para operar em um porta aviões do porte do São Paulo. O F-35B sem dúvida seria a melhor escolha, apesar dos altos custos. Seria uma máquina e tanto, elevaria o Brasil a um patamar bastante elevado. O Mig -29K Seria… Read more »

Cássio

Concerteza o Rafale é um ótimo caça,apesar também dos baixos custos,Rafale não chega nem aos pés do F-22 Raptor,que é ultilizado pela Força aérea dos EUA.E também Brasil não teria condições de comprar um raptor.Sua única saída seria o Rafale,que também é uma boa aeronave de caça.

Naval/MadTurtle

O mundo todo fala do F-22 como tal e coisa tal. Os EUA “tentam” fazê-lo desde a década de 80. O seu custo operacional é tal grande que nem mesmo a USAF vai substituir o F-15 na razão de 1:1, além de ser o caça mais caro. O F-35 tal propalado ainda nem foi terminado e nem se sabe se vai ser. Pelas últimas notícias ele esta sendo revisto por quase todos os países do consórcio, pois, seu preço de aquisição e manutenção se tornou muito caro até mesmo para países com dinheiro. E nas simulações em que ele foi… Read more »

Paulo Roberto

Vamos ser práticos, o americanos são cheios de burocracia para seus armamentos, o que adianta ter um ______avião em que o inimigo detem o conhecimento de todos os códigos fontes, pois isso eles não abrem mão para nós.
Melhor ter-mos um caça inferior e possuir-mos o conhecimento dos códigos fonte, pois os franceses se comprometeram em abrir, vamos acreditar.
Pois numa guerra moderna a pena vale mais que a espada.

jonas

porque a FRANÇA não pensa em ter caça de quinta geração o rafale da conta do recado ?

celso

Que tal usarmos os Fantom baseados no deserto ou F5, ou Mirage, talves eles nos façam bem baratinhos, pois até hoje só compramos sucatas, e pelo visto continuaremos a fazer o mesmo. Temos que pensar em maquinas que possam ser construidas aqui no Brasil e que possamos dar manutenção em qualquer tempo (paz ou guerra) e gerarmos empregos e desenvolvermos nossa industria de autodefesa.Ou comprarmos de quem nos venda o aparelho e a tecnologia juntos. Quanto a nossa Marinha, vamos investir nos Estaleiros nacionais, construir navios para a marinha de todos os tamanhos e tipos, por que não pensar em… Read more »

zeh cleber

Ei como assim SU33 e MIG29? essas aeronaves decolam do nosso porta avioes? e o peso delas é aceitavel? eslas “aterrizam” nele? o “elevador dele suporta essas aeronaves?

Marques

A marinha já se mostra interessada em adquirir esta aeronave mesmo que ela não venha para a FAB o que seria uma lastima, pois poderíamos ter duas forças usando esta aeronave com uma só doutrina operacional no combate aéreo e no apoio de tropas com missões distintas a cada força. Aguardando a definição da FAB sem muito alarde a Marinha se mostra interessada na aeronave Rafale como principal vetor de interceptação na defesa da esquadra e dos interesses do Brasil na defesa do pré-sal. De acordo com o Plano de modernização da MB 2010/2030 o Rafale será a nova aquisição… Read more »