subscut.jpg

A Rússia vai desmanchar todos os submarinos nucleares que já foram desativados, entre 2010 e 2012. Segundo Vladimir Nikitin, Diretor Geral do Estaleiro de Reparo Naval Zvezdochka, de Severodvinsk, no norte da Rússia. Segundo Nikitin serão reciclados mais de 200 dos 250 submarinos nucleares, com suporte financeiro da Noruega, Japão e Estados Unidos, construídos na antiga União Soviética e depois na Rússia.

O executivo disse que o programa iniciado com a reciclagem dos antigos submarinos da Frota do Norte está quase concluído e a maioria das embarcações que faltam são da Frota do Pacífico. “Atualmente, temos de nos concentrar na Frota do Pacífico, porque o processo de reciclagem será mais lento lá “, disse Nikitin. O Zvezdochka é o maior estaleiro russo especializado em reparos e reciclagem de submarinos nucleares. De acordo com Nikitin, o estaleiro tem capacidade para desmantelar até quatro submarinos nucleares por ano. Durante a reciclagem, o combustível nuclear usado é removido dos reatores e enviado para armazenamento, o casco é cortado em três secções, a proa e a popa e seções são removidas e destruídas. A seção do reator é selada e transferida para armazenamento.

Fonte: Ria-Novosti

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Não vamos tentar reinventar a roda-

É fato que o salto tecnológico dos foguetes que possibilitaram os E.U.chegar a lua, foi graças ao cientista e desenvolvendor das V2 o alemão Von Braun, que se rendeu e foi levado àquele pais no fim da 2a. guerra mundial.A própria Inglaterra e Rússia também foram beneficiados pela fuga de cientistas alemães.A Rússia desenvolveu os MIG graças as turbinas compradas da Inglaterra e ter feito a engenharia reversa.O próprio Japão teria espionado os e.u. sobre o desenvolvimento dos transistores.O Brasil tem condições de não só usar sua capacidade de cientistas brasileiros como contratar, sejam russos, franceses para acelerar seu desenvolvimento… Read more »

batista

O brasil não poderia comprar pelo menos um submarino nuclear desativado russo ou o casco do submarino nuclear e montar aqui no Brasil com reator desenvolvido pela marinha????????????

Marcelo R

Do ponto de vista ambiental esta estoria demolição de sub nuc é uma condenação ás proximas gerações que terão de conviver em um Planeta cercado de lixões de todos os tipos.
Um lixo composto de materiais radioativos como o reator dos submanrinos pode precisar de 1000 anos estocado para se tornar lixo comum!!!

Marcelo R

Do ponto de vista ambiental esta estoria demolição de sub nuc é uma condenação das proximas gerações que que deveriam ter o direito de um planeta limpo e terão de conviver em um Planeta cercado de lixões de todos os tipos.
Um lixo composto de materiais radioativos como o reator dos submarinos pode precisar de 600 a 1000 anos estocado para se tornar lixo comum!!!

Vassily Zaitsev

Se vão reciclar + ou – 200 submarinos à um ritmo de até 4 ao ano, levaria + de 50 anos para terminarem o processo, e não 2 ou 3 como diz a nota.

paulo costa

Todo o conjunto do reator,alias de qualquer reator,incluido
aí,reator,tubulação,bombas,valvulas,turbina a vapor,e etc
será levado a um local proprio,para “lixo nuclear”.
Lentamente todo o circuito em contato com a refrigeração
fica contaminado pela radiação nuclear.
Alguns avanços tem sido feitos para extenter a vida
das centrais nucleares,para cerca de 50 anos,no maximo.

ronaldo de souza gonçalves

Já que vão virar sucata o Brasil deveria comprar um deste mesmo antigos serviria pro Brasil. Penso que seria complicado ,mas lembre-se que a india comprou um akula,ums deste evitaria um longo caminho pois dominariamos todo o processo copiando estudando fazendo projeto a partir deste e enquanto operacional.

JSilva

Vassily, sao duzentos construidos e nao para serem scrapeados. A maioria era da Frota do Norte e já foi desmanchada valtando alguns (numero indeterminado) do Pacifico.

JSilva

Ronaldo de Souza Gonçalves, você precisa ver o estado que os russos costumam deixar os seus navios desativados. As bases navais ativas e já desativadas e vários portos na Russia e até, pelos menos a alguns anos atrás na ex-Alemanha Oriental estão cheias de cascos, que foram simplesmente abandonados até afundar junto ao cais ou amarrados as bóias de fundeio. As paginas da Revista Warship Internacional estão cheias de fotos mostrando canais com acesso impedido e berços inutilizados pelos restos mortais de navios de guerra e também mercantes, fora a degradação ambiental. Manter um navio desativado custa caro pra caramba.… Read more »

rodrigo rauta

Concordo totalmente com o JSilva!
Pra russia resolver desmachalos assim, devem estar num estado tal que não val a pena nem consertar ou mante-los estocados..ja imaginou uma bomba desas na nossa marinha? com nossos “enormes” recursos para manutenção dos nossos meios? Da ate calafrio..o bichinho não ia nem aguentar o translado.

Nelson Lima

O maior ferro velho do universo!

McNamara

Pois é pessoal. SSN não combina com Araldite, fita Crepe, Silver Tape, Super Bonder, massa plástica, gambiarras em geral. Sub nuclear russo usado é sinônimo de bomba. Quem vai querer ser voluntário para tripulá-los?

Norberto Pontes

Mas os americanos desativam seus reatores enterrando-os na terra com invólucro especial etc.. será qque a rússia não faz o mesmo?? agora lixão sendo dos EUA ou Rússia é lixo mesmo…