U-18 Oswaldo Cruz

No dia 19 de outubro, o Nash Oswaldo Cruz seguia com seu ritmo normal de atendimento no Rio Xingu.

Duas comunidades carentes haviam sido atendidas no período da manhã com a ajuda da aeronave UH-12, pois a seca no rio prejudicava o acesso às comunidades por lancha. No período da tarde o Navio atracou na cidade de Senador José Porfírio, onde seria realizado, a bordo do navio, o atendimento ambulatorial aos moradores de uma cidade de 15.000 mil habitantes e que não tem médico.

Parte da equipe médica já havia tocado licença quando, o enfermeiro da cidade solicitou ajuda ao navio, pois ocorrera um acidente com um pau de arara que estava transportando 15 pessoas e mais material de construção, que capotou em uma estrada de terra, havendo notícia de feridos graves.
A equipe médica do navio foi acionada e imediatamente transportou todo o aparato de medicina de campanha para o posto de saúde local, que foi transformado num hospital de base com capacidade de operar como UTI (semi-intensiva) e centro cirúrgico de pequeno porte.

Foram atendidas as 15 vitimas, dentre elas, duas em estado grave e sendo que uma necessitava ser removida para um hospital com mais recursos.

A cidade mais próxima ficava há 8 horas de viagem por terra e água. A equipe médica decidiu que o paciente não tinha condições de remoção imediata, face o tempo de viagem. Decidiram então que o mesmo seria estabilizado e controlado durante toda a madrugada e transportado na manhã seguinte pela aeronave UH-12 Esquilo, pertencente ao 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqud. HU-3 “Tucano”), do DAE do navio, uma vez que as aeronaves não voam a noite.

Enquanto isso os outros pacientes foram tratados no próprio local, com suturas e pequenas cirurgias, tudo realizado pelos quatro médicos do navio.
Às 6h do dia 20, a aeronave decolou do NAsH e seguiu para a cidade de Altamira, num vôo de aproximadamente 30 min. a 2.000 pés, levando a bordo o paciente e mais a sua tripulação, que foi composta por um médico, o fiel e o piloto.

No aeroporto de Altamira, uma ambulância do SAMU já aguardava pelo pouso da aeronave para remover o paciente para o hospital.

Durante todo o tempo, a equipe ainda manteve o atendimento ambulatorial e odontológico, totalizando 279 atendimentos no dia.

Após o termino dos atendimentos, quando o Navio já se preparava para suspender, uma mãe desesperada apareceu com uma criança de 2 anos que aspirara uma semente de Pau- brasil e corria risco de vida iminente. O objeto foi retirado pela equipe médica do Navio e a menina salva. Isso já eram 22:00Hs do dia 20 de outubro.

Entre os dias 19 e 20 de outubro, a equipe de médicos e enfermeiros do NAsH Oswaldo Cruz, trabalhou ininterruptamente durante 36 horas, nas mais variadas condições, no mais hostil dos ambientes e valendo-se de todos os instrumentos que estavam ao seu alcance, de bisturis a ataduras, ou até mesmo da aeronave do navio, tudo para salvar a vida de alguns brasileiros, invisíveis para a maioria da sociedade, mas não para a Marinha do Brasil.

O cumprimento com pleno êxito desta missão, justificou o lema do Candiru da Amazônia:

“Saúde onde houver Vida.”

Nota do Blog: Agradecemos ao NAsH Oswaldo Cruz, pela oportunidade de contar um pouco, do que estes aguerridos Marinheiros fazem todos os dias pelos brasileiros ribeirinhos da Amazônia, BRAVO ZULU U-18 Oswaldo Cruz e HU-3!

Fotos: NAsH Oswaldo Cruz.

UH-12 decolando do U-18 UH-12 decolando ao amanhecer.

Paciente sendo removido do UH-12 para o SAMU.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André de POA

nota dez! parabens aos dedicados militares.

RL

Quem sabe faz ao vivo.rssrsr..

Profissional quando realmente é profissional….putz, não nem o que comentar.

Túlio Fernandes

Olha o pessoal tá de parabéns pelo trabalho. Que tragédia teria sido sem o pessoal lá para atender os feridos e a menininha.

Lucius Clay

Extremamente importante o papel das FA’s no Norte, confesso que fiquei emocionado com o relato. Pena que nosso Presidente não pense assim… Eu já teria brigado com quem fosse pra arranjar mais grana pra construir e manter mais uns seis navios desses, com toda a estrutura de que precisa e pessoal qualificado.

Parabéns a quem fez a matéria e aos nossos marinheiros!

Cinquini

BRAVO ZULU!!!

joao terba

É nessa hora que agente ver a importancia das forças armada,em qualquer lugar do BRASIL sendo no amazonas ou em SC. todo o dinheiro gasto em equipamento está bem justificado.

André de POA

em Santa Catarina a turma tambem tá fazendo bonito. Merecem os parabens tb.

CF (RM1) AvN Norberto

Bravo Zulu aos Tucanos do HU-3 e a tripulaçãodo NAsH Oswaldo Cruz.

Cristovan

Parabéns pelo profissionalismo.
Isso é +1 prova d q nem da guerra vive o militar.
Esperemos respeito, bons equipamentos e no geral boas condições, para q nossos militares continuem a atuar em nosso Brasil.

Vassily Zaitsev

André da Poa disse “nota dez”, eu digo “nota mil”, e mesmo assim é pouco. O Norte do Brasil agradece ao NASH Oswaldo Cruz.

João-Curitiba

Uma pergunta: se não fosse a MB, que daria assistência a estes irmãos?