O “Helocasting” é uma manobra típica de Operações Especiais, realizada para infiltração de um grupo de militares em uma determinada área, lançando-os sobre a água, com a aeronave a baixa altura e em movimento.

A aeronave deve permanecer a aproximadamente 3,00 m de altura da água e com uma velocidade que pode variar de 20 a no máximo 40Km/h, lançando primeiramente o material (se for o caso) e em seguida a tropa, que podem ser comandos ou mergulhadores de combate.

Durante o lançamento, o 1P (comandante da aeronave) deve se atentar para, manter a altitude constante do helicóptero, uma vez que está ocorrendo a perda de peso na aeronave, e com a presença de tropas inimigas, pois neste momento a aeronave está vulnerável ao ataque de armas leves.

Nos três vídeos abaixo, podemos acompanhar a aproximação do UH-14 (Super Puma do Esquadrão HU-2), a manobra para estabilizar a altitude e a velocidade da aeronave e em seguida executando o “Helocasting” nas proximidades da Base Almte. Castro e Silva (BACS).

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
McNamara

É, mas em situação de conflito, os riscos são elevadíssimos.

RL

Show hein..

[…] Durante todo o dia foram treinadas as seguintes técnicas de infiltração de tropa: Rappel, Fast Rope, Penca e Helo Casting. […]