Home História O Incidente Pueblo

O Incidente Pueblo

2769
0

uss_pueblo_ager-2

O USS Pueblo (AGER-2) é um navio de inteligência da classe “Banner”, da US Navy, que foi abordado e capturado pela Marinha da Coréia do Norte, em 23 de Janeiro de 1968, no incidente que ficou conhecido pelo nome do navio.

A Coréia do Norte declarou que o USS Pueblo se encontrava em suas águas territoriais, mas os Estados Unidos sustentam que o navio estava em águas internacionais, no momento do incidente. Mais recentemente, mais fatos vieram à luz, que indicam que a O USS Pueblo foi capturado pela Coréia do Norte por instigação da União Soviética, que estava procurando uma máquina criptográfica a bordo, para corresponder com a chave fornecida aos soviéticos pelo espião John Walker.

O USS Pueblo, permanece na Coréia do Norte até hoje, onde virou atração turística, mas ainda tem status de navio ativo na Marinha dos Estados Unidos. O líder norte-coreano Kim Jong Il tem usado o navio para promover o anti-americanismo.

Abaixo, fotos do USS Pueblo, feitas por avião espião A-12 (SR-71 Blackbird), após a captura. Antes da abordagem, navios-patrulha coreanos chegaram a atirar no USS Pueblo, matando o Fireman Apprentice Duane Hodges. O restante da tripulação foi devolvida aos EUA quase 11 meses depois, após terem passado por campos de concentração e torturas na Coréia do Norte. Na última foto, o Pueblo preservado como troféu.

pueblo_a12_26-jan-68_2 pueblo_a12_26-jan-68_1

uss_pueblo_in_north-korea

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Galante, Recentemente, lendo o post do ARA BOUCHARD, procurei pela internet mais informações sobre o mesmo, e meio que sem querer, achei uma pagina da Wiquipédia que relata a Guerra das Malvinas por inteiro, desde o planejamento com seus provaveis desfechos (imaginados pela Junta Militar de Galtieri), as batalhas mais importantes, nº de baixas, consequencias,etc. A pagina é excelente. Quem quiser se informar mais, é só ecessar qualquer buscador (Google, por exempo), digitar ARA BOUCHARD e entre os relacionados, optar pela pagina da Wiquipédia. * a leitura da pagina inteira não leva menos de uma hora, mas é simplesmente emocionante,… Read more »

Marcelo Lopes
Visitante
Marcelo Lopes

Vassily

Sobre o Bouchard, recomenfo o livro “Buques de La Armada Argentina” – 1970-1996 – CA Horacio Marques, fala muito sobtre o navio, incluindo copias de seu diario de bordo relatando o ataque

MO

MHenrique
Visitante
MHenrique

Uma coisa temos que admitir os Norte Coreanos tem “Balls”!

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Marcelo Lopes,

obrigado pela informação. Sou meio que “viciado”, se o assunto for Malvinas. Mesmo sendo BRASILEIRO, e não desistindo nunca, admiro os argentinos que lutaram esse conflito, PRINCIPALMENTE OS PILOTOS DE ATAQUE (A-4, DAGGER e Super Etendard).

Culpa da Revista Força Aérea, que entitulou uma matéria chamada ” OS DELTA CONTRA A FROTA “.

abraços.

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

MARCELO LOPES,

Pq o MO como saudação?? Tá parecendo o Ostra, rs,rs,rs.

Nunão
Visitante
Nunão

Vassily, ehehe, ML e MO são pessoas muito próximas…

Komuna
Visitante

Saudações aos camaradas da Córeia do Norte.

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Nunão,

Sei não, pode ser que estejamos falando da mesma “persona gratis”, rs,rs,rs.

Sera que a MB, bem escondido da midia, não tem um ou outro navio com a mesma finalidade deste navegando por ai????? Vai saber…..

………………………………………… o Caribe é bem grande, e os acontecimentos dos ultimos anos ocorridos na região interessam bastante ao Brasil. Uma prova é o END, que o Governo tratou de desenvolver e implantar recentemente ( ao meu ver, como uma resposta as insandices do Hugo Frias Chávez ). Isso sem falar em um certo índio cocaleiro e um sr. rafael correa, ambos capachos do primeiro.

abraços.

mcv
Visitante
mcv

Trofeuzinho caro este!!!sera que valeu a pena o trofeu?!!!
sds!

Roberto CR
Visitante
Roberto CR

Aproveitando a deixa, e o mais novo conflito no Oriente Médio, seria interessante também mostrar em que pé ficou o ataque que os israelenses fizeram contra um navio da inteligência americana em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.
Não lembro no momento o nome do navio, mas tenho algumas fotos dele em livro de 1984, e dá pra ver os buracos feitos na lateral do navio pelo ataque israelense.

Dalton
Visitante
Dalton

Lembramos do mesmo fato Roberto.

O navio em questao era o USS Liberty e existe até hoje grande controversia sobre o fato. Acho que nunca será devidamente esclarecido.

Sds