Portos de Santos, Itaguaí e Paranaguá estão vulneráveis, segundo PF

8

forte-barra-grande-santos-foto-nunao

A vulnerabilidade é em relação ao tráfico de armas, como ocorre também em 17 cidades em região de fronteira, a maioria na divisa com o Paraguai

Santos está entre os portos brasileiros considerados vulneráveis pela Polícia Federal (PF), para a entrada de armas ilegais no País. Na relação, também estão Itaguaí (o atual nome de Sepetiba, RJ) e Paranaguá (PR). O levantamento da PF ainda identificou 17 cidades em regiões de fronteira que seriam usadas para o tráfico de armas. O principal problema é o contrabando vindo do Paraguai. Seis dos municípios mapeados estão nos limites do Mato Grosso do Sul com o país: Bela Vista, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo. Duas cidades paranaenses, Foz do Iguaçu e Guaíra, também recebem armas vindas do mesmo local. O chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da PF, delegado Vantuil Cordeiro, explicou que esse é um problema histórico, pois o Paraguai vem sendo usado como rota por traficantes.

bela-vista-paraguai-e-bela-vista-brasil-divisa-foto-nunao
Pelo menos outras cinco cidades localizadas em quatro estados foram identificadas como receptoras de armas da Bolívia. São elas: Corumbá (MS), Cáceres (MT), GuajaráMirim (RO), Brasiléia (AC) e Plácido de Castro (AC). O levantamento foi feito com base nas apreensões realizadas em 2008.
A PF informa que, de janeiro a novembro de 2008, foram apreendidas no Brasil 12.594 armas ilegais. Não há dados sobre qual o percentual deste número foi pego em regiões de fronteira. No mesmo período, foram furtadas e roubadas 7.469 armas. “Na divisa do Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia, verificamos o ingresso de armas de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras. Na região mais próxima do Paraná e Paraguai é rota de armas de calibres menores, como pistola”, contou o delegado. Asarmas ilegais também chegam por cidades gaúchas: em 2008, Uruguaiana recebeu estoques da Argentina; Quaraí (RS) e Santana do Livramento (RS), do Uruguai. Na Amazônia, a cidade de Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, também foi mapeada pela PF.
Fonte: Agência Globo, via Santos Export

Fotos: Nunão – canal do porto de Santos visto a partir do Forte da Barra Grande e trecho da divisa das duas cidades de Bela Vista, a paraguaia e a brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Neves

Eu conheço essa região de fronteira com o Paraguay no estado de Mato Grosso do Sul. Boa parte da fronteira é seca o que dificulta muito a fiscalização das policias civil, militar e federal. Nas cidades de Ponta Porã e Bela vista existem quarteis do exército, em Ponta Porã é o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Eventualmente surgem necessidades e o exército auxilia a fiscalização fazendo barreiras nas rodovias que chegam a cidade de Ponta Porã, meu pai é policial civil nessa cidade e me falou acerca de uma situação onde uma camionete foi furtada na cidade de Jardim, deve… Read more »

JACUBÃO

hehehehehe
Concordo meu caro RL.

Noel

Realmente a CB90H e uma lancha e tanto, tambem li essa materia, e um colega meu, que disse ter assistido a apresentação da mesma ao CIGS e a MB, cofirmou. Caso adquirissemos umas 60 ou 80 para as duas Forças seria o dominio total dos rios. O problema sempre e o nosso apertado orçamento, e as outras prioridades tanto da MB quanto do EB.
Essa apresentação foi em 2004, e ate hoje nada, não deve estar na pauta para futura compra, infelizmente.

RL

JACUBÃO.

Seria até mais fácil fazerem um levantamento de onde não esta vulnerável. O custo seria imensamente inferior.

JACUBÃO

Já li a um tempo atrás um artigo falando dessas lanchas Suecas, inclusive foram testadas pela Marinha e Exercito no Amazonas onde se mostraram ideais para as duas fôrças na região. Fiquei impressionado com o sistema de armas dessas lanchas, onde um militar pode operar de um console uma metralhadora .50 orientada por um sensor ótico de visão diuturna de dentro da lancha.
Show de bola esse equipamento, pena que não foi adquirido, mas seria uma exelente oportunidade para adquirí-las agora, já que o plano de defesa Brasileiro está dando uma grande prioridade para a região Amazônica.

JACUBÃO

Queria saber é aonde não está vulnerável nesse país.

Gabriel

Ah esquici de dizer que estas lanchas são fabricadas na Suecia

Gabriel

Bem em minha opinião a patrulha destas areas esta defasada eu acho que quem deveria cuidar da patrulha destas areas, para que este problema seja solucionado deveriamos criar uma divisões no exercito e na marinha equipadas com cerca de umas 150 lanchas CB90H. A versão básica da CB90H é compacta, versátil, dotada de alta manobrabilidade e de pequeno calado(0,90m) o que permite navegar em condições de pouca visibilidade, por rotas sinuosas e rocosas, tanto em águas costeiras como nas interiores. Sua tripulação é constituída de comandante/navegador, timoneiro e mecânico/atirador. A embarcação é impulsionada por 2 motores Diesel de 625HP cada,… Read more »