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Na foto de de julho de 2004, o navio-aeródromo americano USS Harry S. Truman (CVN 75), de 100 mil toneladas, e o italiano Giuseppe Garibaldi (C 551), de 14 mil toneladas, no Atlântico, ao largo de Marrocos, durante a operação Majestic Eagle.

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Yoda

A foto acima demonstra que, excetuando os EUA, os demais países fazem “treinamento de equipagens” com navios aeródromos, para não dizer outra coisa, pois o CVN 75 é apenas um dos vários CVN da US Navy, ao passo que as demais marinhas têm apenas um navio aeródromo.

beatriz ferreira galante

papai parabens !
pelo seu sucesso aqui no poder naval !
adoro ver voce se dedicando o seu tempo para esse site!
continue assim informando as pessoas com o seu maravilhoso conhecimento !!!!!!!!!!
te amooooooooooooooooooo

mais uma vez mil parabens !!!!

bjux

bibi

marujo

Daqui a pouco, este não será o caso da Itália, que também terá o Conti de Cavour.Nem da Espanha, que conta com o Princípe de Astúrias e o Don Juan Carlo I.

Fábio Max

Só EUA, Rússia e Inglaterra tem mais de um NAe hoje em dia…e se não me engano, a Inglaterra improvisa um.

Marcelo Ostra

Russia : Kuznetsov e quem Max ?

MO

Fernando_MG

O plano de defesa do governo propunha um navio aérodromo não dedicado, que pudesse atuar em outras funções e foi muito criticado aqui no Blog. No entanto os navios italianos tem capacidade para levar tropas, veículos e ainda aviões e helicópteros de assalto. Tudo bem, já disseram que quem faz de tudo um pouco, não faz nada direito, mas no caso do Brasil um navio que tenha mais capacidades,não seria mais adequado? Afinal a verba é sempre curta, embora no blog aéreo o pessoal tenha feito uma observação interessante, a força aérea tb sempre está com o pires na mão,… Read more »

MARCOS

Esse italiano leva tropas??não sabia…quantos soldados cabe??poderiam me informar por favor???obrigado…

Fábio Max

Carta feita, li em um site que a Rússia mantém 5 Naes, o maior, o Kuznetsov.

Mas posso estar errado, afinal, o site era meio em inglês e meio em cirílico.

Fábio Max

Eu tô com o Fernando aí em cima, um navio multi-função seria muito mais válido para o Brasil…

Marcelo Ostra

OK Max, mas na realidade é soh o Kuznetsov

MO

(os outros 4 não seriam os 4 Kievs que ela teve durante temmpos ?)

Douglas

O problema de UM único Nae dedicado ou multi função, é que vc tem que combinar com o inimigo pra não atacar vc nos periodos em que o bicho estiver atracado em manutenção…… rsrsrsrs

veja a frança, o Nae deles ficou quase um ano recebendo manutenção e melhorias. e se nesse periodo tivesse estourado uma crise pro lado deles..???

Quer nae? e uma doutrina de emprego EFETIVA?? faça como a Inglaterra, encomende dois pelo menos. Se não, fica só na teoria mesmo.

marujo

É, Marcos, o Garibaldi não leva tropas, só helicópteros ASW e Sea Harrieres. O futuro Conti de Cavour, este sim, embarcará tropas.

André

Concordo com vc, Douglas. Contudo, fica difícil imaginar o Brasil com dois Nae´s, mesmo pq tá sinistro manter o único da MB.
Sda a todos.

Fábio Max

Marcelo Ostra,

Deve ser. Fui conferir isso e encontrei umas informações desencontradas na wikipédia.

Digamos então, que só EUA e Inglaterra mantém mais de 1 NAe.

Fernando_MG

Oi Marcos, desculpe, mas o Garibaldi não leva tropas não, só um pequeno pelotão. Quem faz isso é o Cavour (infantaria – 700 fuzileiros ou veículos blindados – 100 veículos ligeiros ou 24 MBTs e 4 LCVP), como disse o Marujo. O que eu quis dizer é que devíamos ter um navio dessa categoria, mas o Garibaldi (na minha opinião de leigo) é uma navio tremendamente mais capaz que o SP, mesmo sendo menor. Veja só o link aqui do blog: http://www.naval.com.br/blog/?p=311 e esse do Naval Technology http://www.naval-technology.com/projects/garibaldi/. O Douglas também tem razão, a MB tem que combinar mesmo para… Read more »

Raphael

Fabio Max, neste link tem a lista dos NAes do mundo inteiro. Dah ate pra clicar neles.

http://www.globalsecurity.org/military/world/carriers.htm

Dalton

Marcelo…

A Inglaterra conta com apenas 2, Ark Royal e Illustrious, que com exceçao de meia duzia de harriers optimizados para ataques terrstres, transportam apenas helicopteros. Umas 20 aeronaves no maximo.
O Sea Harrier já foi aposentado !!

Portanto nem de longe se equiparam aos posta-avioes americanos nem ao frances.

E como um esta sempre em manutençao…já viu né ?

Abraços

Ronaldo de souza gonçalves

Os colegas criticam o Brasil eo são paulo desmerecendo-o o Sp e bem superior ao garibaldi e ainda pode receber melhoramentos quase ilimitados . E creio que Italia tem condiçoes de ter um porta avioes melhor e maior pois tem recursos financeiros maiores que o Brasil,e com menos problemas sociais e uma população reduzida. Não sei se fiz entender.

Nunão

Pois é, Ronaldo, só não diria que o A-12 pode receber melhoramentos quase ilimitados, mas no geral concordo com seu comentário pelo seguinte: o São Paulo, com poucas modificações, poderia operar tudo que opera no Giuseppe Garibaldi e em maior quantidade. Mas este último pode ser modificado até onde a imaginação alcança que nunca poderia operar o que pode ser operado pelo A-12.

max

enquanto isso um certo opalão continua parado….

Wolfpack

O Galante está de aniversário? Parabéns e muita saúde e sucesso!
Obrigado pelas fotos, pois mostra claramente o estágio de desenvolvimento da Marinha Americana perante as demais.
A classe Nimitz vai deixar saudades. Em seu aniversário é vc quem dá presente?
Abraço

Alexandre Galante

Não Wolfpack, foi uma travessura da minha filha mais velha. Mesmo assim, obrigado… 😉

Mahan

A próximidade ao Marrocos deveria ser uma área vital para Marinha do Brasil, que deveria se fazer mais presente em exercícios navais naquela região, principalmente junto à Marinha Portuguesa. Quanto ao Garibaldi, também acho que nos tem validade…só não sei qual??

Wolfpack

Galante, mesmo assim parabéns pelos presentes do dia a dia no Blog.

Fábio Max

Parabéns Galante!

Este(s) aqui, são as melhores páginas militares que conheço!

João-Curitiba

Alguém saberia dizer por que nos porta-aviões franceses existe a pintura de uma pirâmide (ou triângulo) no convés de pouso?

Jacubão

Acredito que seja frescuriçe mesmo, quanto ao OPALÃO, acredito que aquele elefante branco sugador de dinheiro do sofrido contribuinte brasileiro deva ficar ainda um bom tempo parado.

André

Ola João ,ouvi dizer que aquela pintura que na verdade é uma flecha,e indica ao piloto que a pista de decolagem esta acabando se o avião não decolar até a ponta da flecha,já era,cai na água.

Fernando_MG

Caros Ronaldo e Nunão. O SP é um porta aviões magnifico, se estivesse operando uns F18 Hornet (e nem precisava ser o E) e talvez um par de helicópteros de alerta radar, seriam de dar medo, mas do jeito que está ele só consome dinheiro a toa. Tá lá parado, os aviões com as turbinas imprestáveis. A vantagem do Cavour e Garibaldi, como os italianos devem ter percebido é que um navio de menor deslocamento, tem um custo de manutenção menor. E eu não creio que o SP poderia fazer o que o Cavour faz. Ele talvez pudesse levar tropas,… Read more »

Nunão

Fernando, concordo com você em relação ao estado do A-12 São Paulo, suas deficiências, qualidades e às características do Cavour (mas não vamos exagerar essas últimas também. O custo de operação do Cavour não é pequeno).

Só que a comparação era com o Garibaldi, que não é o Cavour.

Saudações

João-Curitiba

O SP pode ser comparado ao Ronaldo do Corinthians. Todo mundo sabe que ele ainda pode dar muito para o futebol. Mas é preciso querer e muito sacrifício na preparação.

Douglas

Sobre as críticas ao SP. são todas procedentes. Se o SP fosse reformado, se isso se aquilo…. mas não é essa a realidade. O SP é uma sucata flutuante. Estou aguardando o resultado da reforma e ver se ele continua um navio de desfiles ou se é realmente operacional, efetivo, capaz de navegar em ambiente hostil com uma esquadra de escoltas. Ademais as criticas sobre a analise feita antes da compra tambem sao procedentes. compraram um navio viciado. e os custos de reforma aqui e ali nesses 10 anos?? ninguem divulga é uma caixinha preta. desconfio que seria melhor contratar… Read more »

Dalton

Será que a falta de dinheiro para manutençao adequada nao foi responsavel pela morte de 3 marinheiros há uns tres anos atras?

Se o acidente tivesse ocorrido em outro horario…nao lembro bem os detalhes, teria havido mais mortes, alguem pode retificar ou ratificar esta informaçao ?

O Opalao está com 45 anos, e a manutençao de navios acima da idade prescrita, cerca de 35 anos, aumenta cada vez mais. Pode tornar-se perigoso inclusive.

abraços

Fernando_MG

Caro Nunão, não to exagerando nas qualidades não, só estou dizendo que o Cavour foi projetado para as funções (e o SP não) de transportar equipamentos, quanto a comparação entre o SP e o Garibaldi, ainda acho (e veja bem,acho,porque não sou especialista) que o Garibaldi HOJE é melhor que o SP. Ele opera o Harrier com o radar Fox Blue, misseis AIM 120 (os mesmos utilizados pelos F18 da USNavy), é armado com mísseis Aspide (os mesmos da Niterói), misseis otomat, mar mar, canhóes oto melara de 40 e 70 mm, antiaéreos e antinavio. Está em curso a adoção… Read more »

Mauro Lima

Aí Fernando… corcordo em gênero, número e grau…

Um navio funcional e armado, é 1000 vezes melhor que o maior elefante branco que possamos comprar!

Sucata é só para ferro velho!

LM

Prezado Nunão,

Se você quiser crie um post sobre o futuro NAe da MB, que nesse fim de semana eu faço um comentário sobre tudo o que já está definido e sobre o que ainda está em discussão. Tem muita coisa interessante, mas só terei tempo de escrever amanhã.

Abraços

Nunão

Fernando, na verdade não discordamos! Continuo concordando com você no que se refere à comparação entre os dois navios hoje. Só alguns reparos nos detalhes, tipo: as turbinas do Garibaldi não são as mesmas da Niterói, mas similares às das Inhaúma / Barroso. Mas, como disse, a comparação não era com o estado atual, mas com possibilidades / elocubrações futuras: com relativamente poucas mudanças, o SP operaria o mesmo que o Garibaldi opera. Já o inverso não é verdadeiro. Isso só para demonstrar que a plataforma, em si, não é limitada como dizem. Mas o estado atual dela é (isso… Read more »

Nunão

LM,

Recado entendido. Saudações!

Fernando_MG

Obrigado pelos esclarecimentos Nunão! Entendi sob a possibilidade de crescimento, você tem razão, o Garibaldi é um navio limitado e pequeno e nisso concordo sim, o SP é uma plataforma magnifica, pena estar nesse estado.
Abs.

Flávio

fugindo um pouco do assunto, fiquei sabendo que os EUA tem projetos para a contrução de gigantescos “navios mãe”, esse navio daria apoio simultaneamente para navios de guerra e subs, também possuindo uma pista de pouso com cerca de 2km de extensão, não conheço muito sobre o assunto, e se alguém tiver mais informações, gostaria que postassem!!!