A Coreia do Sul permanece no topo no ranking da construção naval mundial. Os dados são do centro de pesquisa londrino Clarkson Plc e leva em conta novas encomendas e o volume de navios construídos. A informação é relativa ao ano de 2008.
As novas encomendas que a Coreia recebeu, no ano passado, somam 17,5 milhões de toneladas brutas, ou 41,1% do total de todas as encomendas efetuadas no mundo no ano passado. A Coreia está em posição de liderança desde 2003.
O segundo país do ranking é a China, que ultrapassou os japoneses. As encomendas a estaleiros chineses totalizaram, em 2008, 14,9 milhões de toneladas.
A soma de todas as encomendas em backlog na Coreia, no ano passado, totalizam 67,7 milhões CGTs. Isto significa quase 35 por cento do total de encomendas em backlog no mundo. A China também ficou com o segundo lugar no número de encomendas em backlog, com 60,73 milhões CGTs.
Apesar de manter a liderança, a Coreia também sentiu a crise econômica. Na indústria naval global, as novas encomendas foram reduzidas em 52% no ano passado. Na Coreia a redução foi de 47%.

FONTE: Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Esse negócio de Coreia sem acento!!!

Alexandre Galante

Fica esquisito, mas é a nova reforma ortográfica. Porém ainda me recuso a ter que escrever “antissubmarino” com dois “s” e sem hífen…rs

Excel

Por quanto tempo será que esta liderança vai durar?

Alexandre Galante

Boa pergunta, Excel. A China está vindo com tudo!

Dúvida

TENHO UMA DÚVIDA!

COMO UM ESTRANGEIRO DEVE PROCEDER PARA SE ALISTAR NAS FORÇAS AMERICAS. US ARMY OU FUZILEIROS???

GRATO!

Nunão

Se Coreia ficou estranha sem assento, Mocreia ficou ainda mais chocha…

Sobre a construção naval, deter 41% do mercado mundial é realmente impressionante.

Excel

Ficou estranha sem o acento mas ficou mais cômoda de digitar.

Excel

Aliás, acho que ainda vai levar um bom tempo para a China alcançar a Coreia, pois os estaleiros chineses estão muito atrasados tecnologicamente em relação à Coreia. Para chegar ao topo como está agora, a Coreia teve de criar todo uma estrutura especializada para sustentar a sua indústria naval como mão de obra especializada, logística, cadeia de fornecimento de peças, equipamentos e metais, financiamento, marketing entre outros, e isso não se cria da noite para o dia. O país está agora entrando no mercado de navios de alta especialização para fugir da competição chinesa e a cada dia cria novos… Read more »

Dúvida

Alguém sabe se os EUA aceitam estrangeiros na suas forças armadas?

Qual o processo para ingressar?

Valeu!

Nunão

Dúvida: vc pode colocar sua dúvida também no Blog das Forças Terrestres para aumentat a chance de que brasileiros que servem em Forças Armadas dos EUA, e que frequentam o Blog, respondam pra vc.

Saudações

Mauro Lima

# Excel em 03 Fev, 2009 às 10:35 Aliás, acho que ainda vai levar um bom tempo para a China alcançar a Coreia, pois os estaleiros chineses estão muito atrasados tecnologicamente em relação à Coreia. Para chegar ao topo como está agora, a Coreia teve de criar todo uma estrutura especializada para sustentar a sua indústria naval como mão de obra especializada, logística, cadeia de fornecimento de peças, equipamentos e metais, financiamento, marketing entre outros, e isso não se cria da noite para o dia. O país está agora entrando no mercado de navios de alta especialização para fugir da… Read more »

Mauricio R.

Até 2020 os coreanos do sul querem estar entre os 10 mais do mercado de materiais de defesa.

brazilwolfpack

Amigo, oa FAAS dos EUA sim acitam estrangeiros,mas devido a febre anti-imigrante prevalente,para um estrangeiro fazer-lo hoje e praticamente impossivel. O candidato deve ossuir ANTES de alistar-se o famoso “green card”,que so se obtem se o mesmo chega com milhões de dolares,ou se casa com uma americana nata. Mesmo assim,o processo de obter-lo leva no minimo 2 anos,mas pode chegar ate a 15 anos. Existe muita gente por ai dizendo que e so chegar aqui,alistar-se,e o green card e automatico,brinde das Faas. Isso e mentira. A melhor opção para voce seria alistar-se na Legion Etrangere da França,a qual sim realmente… Read more »

Vassili Zaitsev

Brazilwolfpack,

Será que a Legião Estrangeira aceita um brasileiro com nick russo, 26 anos, neca de ficha criminal e uma cirurgia de érnia no umbigo???? (que, de tão bem executada, já está voltando à doer. É só fazer um pouco de força que ela dá sinais)

Imagina só o Vassili lá no Marrocos ou outro lugar qualquer do Norte da África. Ou quem sabe na Guiana Francesa.

abraços.

brazilwolfpack

O Vasily,imagina so…voce la no Djibouti,na Legion Etranger,como o Jean Claude Van Dam no filme Lionheart. Esse era meu sonho quando menino,mas vim pros EUA ao invez,e agora sou um mais desempregado. Com umbigo ou nao,se eu ainda pudesse,eu ia. Um Abraço.

Erik

E saber que a Korea estava muito a traz do Brasil, ate os anos 80, em que o Brasil figurava entre os 5 maiores construtores navais do mundo, dezenas de graneleiros e outros tipos ainda navegando por ai sob outras bandeiras construídos nos estaleiros brasileiros…

Agradeçam ao sr collor de meleca, por ter assassinado nossa indústria naval, e aberto o caminho para Korea e China.

Saudações Mercantes a todos.