NA Pará atenderá comunidades do arquipélago de Marajó em março

1

NA Pará

Atendimento médico e odontológico, exames, vacinação, cidadania e palestras de cunho social serão oferecidos aos moradores de Bagre, Breves e Curralinho, no arquipélago do Marajó, por meio da ação “Rios de Saúde”, entre os dias 4 e 12 de março. Na terça-feira (3), a bordo do navio auxiliar Pará, da Marinha do Brasil, embarcam para essa quinta expedição do programa 49 servidores do Governo do Estado e cerca de 50 militares.

As últimas definições da viagem foram divulgadas nesta quinta-feira (26), em reunião no auditório da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em que participaram a diretora da Câmara de Políticas Sociais da Segov, Sílvia Comaru; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde do Pará, Danielle Cavalcante; as duas coordenadoras da ação, Auxiliadora Cabral e Cristina Rolla, os demais membros da tripulação civil e dois representantes da Marinha: o comandante do navio, Guilherme Malafaia, e o capitão imediato, Washington Barros.

A população dos municípios já está avisada da ida do navio mediante articulação de assessores da Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir), Centros Regionais de Saúde e prefeituras envolvidas. Das cidades a serem visitadas, só Curralinho recebe a ação pela segunda vez.

A primeira vez foi em abril de 2008. O retorno, segundo Sílvia Comaru, acontece porque a demanda por atendimento em atenção básica no município tem sido crescente. “A ida aos municípios da ilha do Marajó tem sido rotina no histórico da ação por serem localidades com menores índices de desenvolvimento”.

Atendimento – A ação manterá a seguinte agenda de atendimento: Bagre, de 4 a 6 de março; Breves, de 7 a 9, e Curralinho, de 10 a 12. A população receberá, no interior do navio, atendimento em saúde básica nas áreas de clínica médica, pediatria, oftalmologia e odontologia e 16 tipos de exames laboratoriais, incluindo o preventivo do câncer de colo do útero (PCCU).

Há, também, vacinação de acordo com o calendário básico proposto pelo Ministério da Saúde e procedimentos como verificação de pressão arterial, glicemia, entrega de óculos de graça para pacientes da oftalmologia e escovódromo com noções de higiene bucal.

Outras secretarias do governo, como a de Educação (Seduc), adaptarão a biblioteca do navio militar para servir de espaço de estímulo à leitura para crianças e adultos em atendimento a bordo. Servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Polícia Civil do Estado atuarão no preenchimento de dados aos que forem procurar emissões de carteiras de trabalho e de identidade.

Uma outra vertente da ação inclui ainda o chamado Plano de Ação Integrada, dirigido à população atendida em favor de maior engajamento e participação em palestras sobre escalpelamento, enfrentamento à violência sexual, boas práticas para manipuladores do açaí, esclarecimentos sobre o Bolsa Família e financiamento pesqueiro.

Essas atividades são sempre organizadas por servidores da Sespa, Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Polícia Civil e Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura (Sepaq).

Parceria – “Rios de Saúde”, feito em parceria com a Marinha, é uma das ações do governo Ana Júlia que compõe o programa “Pará, Terra de Direitos”. Participarão dessa quinta etapa a tripulação militar e dois oftalmologistas cedidos pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.

Estarão, ainda, servidores oriundos da Segov, Sespa, Seir, Sejudh, Sedes, Seduc, Laboratório Central do Estado (Lacen), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Fundação Curro Velho, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O navio auxiliar Pará embarca na terça-feira (3), às 7h30, da Base Naval de Val-de-Cans, em Belém, e retorna à capital somente no dia 13 de março.

FONTE: Agência Pará

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Como o Ostra ainda não se pronunciou, vou fazer as vezes:

“O navio auxiliar Pará embarca na terça-feira (3), às 7h30, da Base Naval de Val-de-Cans”

Embarca da base? Da base de “Val de Latas”?

Hehehe. Só pra descontrair. De resto, a reportagem da Agência Pará traz informações interessantes, de como essas missões envolvem diversas instâncias no caso desse convênio MB – Estado do Pará e a quantidade de ações envolvidas.

Interessante também refletir que, após alguns anos de convivência nominal, o que trouxe a necessidade até de se criar um novo brasão, agora só tem um Pará na MB.