Presidente sugere criação de fundo de pensão com renda do petróleo

0

Lula sugere criar no Brasil fundo de pensão com renda do petróleo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado no Chile, onde participa de encontro de lideranças “progressistas”, que o Brasil está interessado em criar no país algo semelhante ao fundo de pensão criado pela Noruega com os recursos gerados pela exploração do petróleo.

“Agora que encontramos muito petróleo no Brasil, estamos muito interessados em conhecer o fundo do petróleo que foi criado na Noruega, para que a gente possa criar algo que tenha similaridade, para que a gente utilize a riqueza do petróleo para ajudar a nossa gente e não apenas para queimar combustível“, disse Lula.

A afirmação foi feita pouco antes de um encontro bilateral com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, que também participa da Reunião de Líderes Progressistas no balneário chileno de Viña del Mar.

O fundo da Noruega, conhecido como “Fundo de Petróleo”, foi criado em 1990 e é administrado pelo governo, mas o dinheiro pertence aos habitantes do país.

Os recursos desse fundo funcionam ainda como reservas para proteger as finanças do país das turbulências internacionais.

No site oficial da Noruega no Brasil, afirma-se: “Um dia os recursos de petróleo acabarão e por este motivo é importante assegurar o bem-estar das gerações futuras, tendo o Governo norueguês criado um fundo de pensão baseado no rendimento do petróleo com diretrizes éticas rigorosas”.

Entre os itens considerados “anti-éticos”, que valem para o setor petroleiro, estão a poluição ou atos de corrupção.

NOTA do BLOG: Seria este o ‘bolsa petróleo’ com fins sociais? E os royalties da Marinha que continuam contingenciados?

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ulisses

Está mais do que certo!

joao terba

A CPMF tambem éra para a saúde.

Celio Andrade

E o dinheiro da MB? KD?