Piratas somalis sequestram cargueiro com 20 americanos a bordo

0

Piratas somalis sequestraram nesta quarta-feira o cargueiro Maersk Alabama, da filial americana da empresa dinamarquesa A.P. Moller-Maersk e que leva 20 americanos a bordo.
O cargueiro navegava rumo à cidade queniana de Mombaça quando foi atacado às 5h –23h desta terça-feira (7) no horário de Brasília– a cerca de 500 quilômetros do litoral da Somália, informou a A.P. Moller-Maersk.
Andrew Mwangura, coordenador do Programa de Assistência aos Marinheiros do Leste Africano afirmou que o cargueiro tem capacidade para transportar 17 mil toneladas e que a tripulação está segura.

Líder mundial em transporte marítimo de mercadorias, a A.P. Moller-Maersk anunciou em novembro de 2008 que uma parte de seus cargueiros deixaria de navegar pelo golfo de Áden e pelo leste da África para evitar eventuais sequestros dos piratas somalis.
A medida só vale para navios que não têm velocidade ou altura suficiente e que por isso são mais vulneráveis aos ataques.
O grupo empresarial, que também atua no ramo de exploração de petróleo e gás, possui uma frota de mais de 500 cargueiros e está presente em 130 países.
Somente neste ano, oito navios foram sequestrados no golfo de Áden, que liga a Europa ao oceano Índico. No ano passado, os piratas somalis sequestraram dezenas de embarcações, fizeram centenas de tripulantes reféns, normalmente por semanas, e conseguiram milhões de dólares de resgate.

Os piratas costumam usar lanchas de alta velocidade para fazer os sequestros, além de armamento pesado. Eles levam as embarcações sequestradas para bases costeiras em partes remotas da Somália e pedem resgates milionários.

FONTE
: Folha/Reuters e EFE

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vinícius D. Cavalcante

Pode ser o tipo de Crise que o Obama estava esperando para falar duro e dizer que tem m novo xerife na cidade. Em 1975, para libertar o cargueiro SS Mayaguez o Gerald Ford, não negociou princípios e tocou um terror no Khmer Vermelho. Infelizmente, na ação de resgate (até pela queda acidental de um CH-53 com soldados de forças especiais na Tailândia) vitimou mais militares do que os 39 reféns, porém a imagem dos Estads Unidos e a idéia de que eles iriam a qualquer lugar para proteger os seus e seus intesses foi um recado que todo mundo… Read more »

Patriota

Dalton

Na verdade mandariamos uma arma ultra secreta para resolver o problema

A Super Nani! colocariamos todos os piratas no cantinho da disciplina
e o problema estaria resolvido

kkkkkkkkk

saudações

Ricardo

Não dou uma semana… Mexeram com um Navio americano, acabaram de despertar a “Besta” e vão levar a pior…

Quem acha que não pode levantar a mão 🙂

[ ]´s

Marine

A tripulacao com excecao do seu Capitao retomaram o navio! Agora se fosse o Bush no poder seria uma coisa, ja que e o Obama acho que ele vai querer diplomacia, negociacao, chazinho na ONU, pedir calma com muita educacao….

Sds!

Democracia

Se a China, a India, ou mesmo os EUA que estão sempre querendo se impor não vão até la e resolvem o problema, nem que seja a força,
agora uma pergunta oque a MB faria se fosse um dos nossos navios mercantes ?

Viva a República !!!

molleri

O noticiário já informa que os tripulantes retomaram o controle do navio. Seriam “seals” os tripulantes numa isca para os piratas?

Jacubão

Eae Galante, o JACK SPARROW ataca novamente, rsrsrsrs.

Dalton

Olha só…se fosse um de nossos navios , provavelmente mandariamos para lá nossa arma secreta.

Edson Arantes do Nascimento…isso mesmo, o Pelé.

Ele chegava lá…conversava com os sequestradores, e depois de algumas fotos e autografos, eles devolviam nosso navio…

abraços

Marcelo Tadeu

Cara, os caras são abusados pra caramba!!! há 500 Km da costa!!! A tripulação destes navios vai ter que montar um esquema de vigilância armada. Cadê os navios da Otan? Tem que explodir esses caras, pô!!

Fábio Max

E se o Pelé não ajeitasse o problema,mandávamos a Sheila Melo, ela dava conta de tudo!

edilson

O holandês voador daria conta do recado…
enquanto isso no brasil, um outro tipo de pirata, o “injustiçado socialmente” se apropria da propriedade privada e ainda se acham pessoas capazes de defendê-los…