d35

Clique no desenho para ver o perfil do contratorpedeiro (CT) Sergipe, que serviu à MB de 1973 a 1995. O Sergipe (ex-USS James C. Owens – DD 776)  era um navio da classe “Allen M. Sumner” FRAM II e juntamente com outros contratorpedeiros, constituiu a espinha dorsal do poder naval brasileiro na década de 1970/80.

ARTE: Jacubão

NOTA do BLOG: Nosso artista digital Jacubão está preparando os perfis de todos os CTs que a MB já teve, que pretendemos publicar todos juntos, em futuro post.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Bem vindo J Division, bem vindo agradeçemos o oferecimento das infos em Vso site

Mas … risos .. em tempo quem tem planta é aviaozinum …. quem tem navio tem os planos … (heheheheheheeheh)

MO

Jairo Dives

O nobre colega parece ser distante de literatura naval, pq não existe referencia da Marinha do Brasil que estabeleça que os desenhos técnicos de navios sejam “planos”, isso é tão somente ignorância dos que querem saber diferindo dos que conhecem o assunto. Ao termo “planos” a Marinha do Brasil refere-se somente aos planos de balizas, traçados em plano longitudinal, ou aquilo que se atém aos desenhos de um navio que sejam o cavername. Quando a literatura naval se abstem de definir algum termo, valem as regras de português para fazê-lo, eu não tenho certeza se “Ostra” vai alcançar isso, mas… Read more »

Marcelo Ostra

Sobre o VDS. não temos a precisão da info até o momento, preciso consultar o Zeh sobre, principalmente me surgiu uma duvida após seu PNR em 1985, devido a a colisão com o Eugenio C

Abs
MO

Super Hornet

SR Jacubão,

Excelente trabalho!!!

Semper Fidelis

Vassili Zaitsev

Eta jacuba, estou achando que o sr. está “levando” algum din-din do Galante, só pode.

abraços.

Wiltgen

Show de bola Jacubão!

Abraços,

Ulisses

Parabéns Jacubão!

Um forte abraço.

luiz

Excelente trabalho. Conheço muito bem o navio, por ter viajado a bordo do Sergipe durante muitos anos. Parabéns pela perfeição dos detalhes!
Como sugestão, que tal fazer um trabalho semelhante sobre o CT Piauí (D31), um pouco mais “idoso” que o Sergipe?

Ricardo

Não querendo abusar, mas não poderia fazer de todos os navios em um arquivo só ?

Ja vi este tipo de arquivo da Marinha Francesa, alemã, Inglesa… Seria interessante ter uma da MB

[ ]´s

Vassili Zaitsev

Ricardo,

Leia a nota do Blog, no rodapé da matéria. O que vc pede ja está à caminho.

abraços.

Nunão

Não sei se é porque os Sumner Fram II foram os primeiros navios da MB em que pus os pés, quando estes calçavam havaianas de número significativamente menor que os sapatos de hoje, mas é a minha classe de CTs preferida, entre as operadas pela força. Lindos demais da conta. Nos livros didáticos da época de guri que tinham capítulos de Educacão Moral e Cívica (meados dos anos 70), a foto que exemplificava a MB era de um desses (a mesma que adorna hoje a página inicial do NGB), acho que isso contribuiu também para gostar da classe: afinal, as… Read more »

Joao Curitiba

O Jacubão é mais que um simples artista digital. Até a ferrugem ele colocou. Picasso que se cuide.

Parabéns a Ele e ao Blog e abraços a todos.

Dunga

Servi a bordo deste magnifico navio na decada de 80, sei como navegava rapido graças as suas 4 caldeiras e 4 turbinas a vapor e tambem que estava sempre pronto para ir ao Mar.
São lembranças de uma Marinha do Brasil que tinha navios fortes e que tinham muita “BALA” de 127mm para quem quisesse desafiar.

Marcelo Ostra

rrsss sabia que o Dunga quando visse esta imagem ia até chorar

belo desenho neh xarah

MO

CELIO ANDRADE

Na minha opinião de leigo, acho que 2 desses deveriam ter sido modernizados e equipamentos tb, para servir de apoio de fogo aos fuzileiros…inclusive adpataar outros tipos de armamentos modernos ao navio…

J Division

Olá pessoal, excelente este material fornecido sobre navios da classe Allen Sumner. Deixo aqui meu abraço especial ao Jacubão pela arte feita do “Siri Danado”, baita navio que a MB operou…. Possuímos plantas desta classe na seção própria do site Panzer Model, e quem quiser também aparecer por lá para debater ou dar alguma informação sobre estes navios, vamos gostar muito, vejam http://www.panzermodel.com/Forum/index.php Gostaria tbm de agradecer publicamente a equipe aqui do Blog Naval, pois estão sempre veiculando materias de alta qualidade sobre unidades da Marinha do Brasil. Sempre que possível eu reproduzo materias na nossa seção de Embarcações, e… Read more »

J Division

Queria aproveitar aqui o ensejo e fazer uma pergunta técnica, posto que já foi objeto meu de pesquisa e nunca encontrei informação.
O Jacubão retratou o Ct Sergipe sem o VDS na popa. Tenho fontes de fotos onde o navio aparece aqui no Brasil com este equipamento instalado, ou seja, ele veio dos EUA com o VDS instalado, mas em algum ano a MB resolveu por retirá-lo. Em que ano o VDS foi retirado do navio?
Agradeço a informação, deixo um grande abraço a todos:
J Division

Callia

Muito legal Jacubão

BZ!

MHenrique

Jacubão,

muito bom!

Abração

Jurandir

Jacubão, belíssimo trabalho, eu tb dei muito soco no a bordo do “siri danado” na década de 80 mais precisamente entre 1982 e 1983, quando ele abarruou de proa no porto de Santos-SP
Quem estava a bordo deve se lembrar, salvo engano o comandante era o CF Coinbra ou CF Seabra rsss.
Belas lembranças de tão magnifico Navio.

abs .’.

MN Baptista

É verdade, e tambem quando chegando em santos abalrroou pela popa num navio filipino atracado, e outra vez no canal de santos ele cortou o cabo de reboque de um rebocador e o batelao que estava sendo rebocado.

EX MN QSO Loureiro Neto

Ótimo trabalho servi no siri danado 90/93 saudades daquela galera, pessoal unido e pau pra toda obra..
Boas lembranças de quando fomos para Buenos Aires..
Alguém lembra do Mestre (danoninho)
Será que cabo couto ainda ta na ativa….rs….