CAAVO_VF-1_1

No dia 22 de abril, o 2ª Ten. GILSON, aluno do CAAVO – 2008 , pode experimentar as emoções de voar a bordo do Falcão 21 (AF-1A N-1021) nas imediações da área de Arraial do Cabo.

O Esquadrão permitiu esta oportunidade de voo ao Aluno, com o objetivo de mostrar sua atividade-fim, assim como possibilitar ao aluno a escolha de sua opção na Aviação Naval de forma realista.

Ao final do voo, o oficial-aluno recebeu a tradicional recepção entre os Falcões.

CAAVO_VF-1_2

caavo_vf1_3

Fonte e fotos: ComForAerNav

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
catraca

Já sei até quem vai vibrar com esta foto……..hauahuaha

Roberto Carvalho

É verdade q a MB está avaliando os Super Etendard? Li isso no forum de debates da ALIDE

Alguém sabe se isso realmente procede?

LM

Prezado Roberto,

Eu desconheço qualquer proposta sobre os SEM. Pelo que eu sei, os franceses ofereceram foi o Rafale M F1, até 10 unidades.

Sds

LM

Prezado Wiltgen,

É bom ver os Falcões voando novamente.

Sds

Bandeira

O pessoal dos Direitos Humanos, se chega a ver está foto, vai adorar, e cair de pau, alegando “maus tratos e humilhação”

Getulio - São Paulo

Em tempo de Guerra das Malvinas, segue um video feito pela BBC Halcones del Sul x HMS Antelope.
Se naquela época uma A-4 Falcão pode destruir a fragata Antelope com uma bomba burra, imagine com a modernização dos A-4, com capacidade de lançar bombas inteligentes.
http://www.patricksaviation.com/videos/SAS73/2530/

Wiltgen

LM,

Ver um AF-1 voando já é bom, mas ver um AF-1A voando e levando junto um aluno do CAAVO, como diria a propaganda: “Não tem preço!” rsrs
Abraços,

LM

Prezado Wiltgen,

Concordo (rsrsrsrsrs)!!!!!!!!!!!!!

Abraços

Guilherme Poggio

Roberto,

Este boato não tem o menor sentido. O SUE estão no final da vida e a MB já se decidiu pela modernização dos A-4.

Mad Dog

E logo logo…02 monopostos voarão… só mais alguns testes nos 02 motores que chegaram de Israel…
Tá melhorando……

Roberto Carvalho

LM e Poggio,

Muito obrigado pela resposta. Tbm achei estranho essa estória.

Não fazia sentido nenhum, por isso perguntei aos especialistas aqui do blog, suas fontes são mais seguras.

Obridado

Abraços

Rodrigo Botelho Campos

Prezados(as), pelo nível de desenvolvimento econômico do país, pelo comportamento historicamente pacífico, pelo interesse muitas vezes demonstrado de agir pela paz mundial (no futuro próximo com muita chance de fortalecer esta posição política participando com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, se esta estrutura organizacional for mantida mas reformulada), e pelo que está na Estratégia Nacional de Defesa, imagino que poderemos ter em duas décadas duas flotilhas nucleadas por porta-aviões (ou o navio mencionado no documento da END), ficando uma no Rio de Janeiro e outra no Nordeste (suponho que em Suape/PE, próximo de Recife, se a prioridade… Read more »

Vassili Zaitsev

Rodrigo, Pessoalmente, gostei de sua proposta. A considero plausível em quase todos os sentidos, menos o financeiro é claro. Isso pelo fato já amplamente discutidos (o orçamento destinado a MB é exíguo demais, e boa parte dos valores que a Petrobras destina à mesma, sobre o nome de royalites do petróleo, o governo literalmente confisca, para o fomento do bicho papão chamado superávit primário ou fiscal, sei lá…… Só exponho algumas palavras de cunho pessoal, que no momento acredito serem as corretas: * eu creio que cada PA necessita de mais do que apenas 3 unidades de escolta de superfície.… Read more »

Fan do Lula

Como sou leigo em vários assuntos referentes as Forças Armadas, alguém pode dizer o significado de CAAVO?

Grato.

João Curitiba

Prezados Rodrigo Botelho Campos e Vassili Zaitsev Realmente, só 3 escoltas seriam muito poucas. A propósito, qual o tamanho destas escoltas? 6000 t, 4000 t ou 2000 t? O que vocês acham 2 de 6000 t, 2 fragatas e 2 corvetas? Mais uma coisa. O ideal seria um terceiro PA para que possamos ter sempre 2 ativos. E quanto ao sub que acompanharia a frota, o melhor seria um nuclear. Daí poderíamos ter a Primeira Frota no RJ, a Segunda Frota no NE e quem sabe uma Terceira Frota nos rios da Amazônia (com meios adequados à região, é claro).… Read more »

Wolfpack

Desculpe, é dificil acreditar que mesmo modernizados os A4 atuais da MB teriam desempenho similar ao apresentado pelo A4 da Argentina na Guerra das Malvinas em uma operação similar com naves modernas e sistemas de alerta antecipado. Ataques com bombas de queda livre. Acredito que mesmo para a época os Argentinos fizeram algo explendido, inimaginável para época, afundar e danificar navios da Marinha Real Britânica com bombas de queda livre, passando pelos sistemas de desefa dos navios e os Sea Harrier a espreita. Hoje fica difícil acreditar em sucesso similar. O que vocês acham? Existe espaço para os SeaHawk ainda… Read more »

Wolfpack

Ei, uma quarta frota no Sul, porque sonhar é de graça.

João Curitiba

Caro Wolfpack

E por que não a Quinta Frota em Belém?
A defesa da frota ficaria a cargo dos FX-2 navalizados, conforme o Rodrigo Botelho Campos explicou acima, assim como a escolta aos bombardeiros. Aos A 4 caberia o ataque ar-superfície.

Abraços

Wiltgen

Fan do Lula,
Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO).
Abraços,

Marcos

Sonhar é bom, difícil fica qdo se acorda, aí a realidade parece pesadelo. Também gostaria de ver a marinha com muitas frotas, mas se atirarmos em muitos alvos ao mesmo tempo talvez não acertemos nenhum. Com as verbas disponíveis atualmente, já estarei satisfeito se a curto prazo o nosso SNB, o FX2 (da FAB), os 4 novos submarinos e o Nae São Paulo com sua aviação embarcada estiverem operacionais. Nota: um SNB é pouco. Importantíssimo também é o desenvolvimento da indústria bélica nacional. Qto ao novo PA chamar-se Minas Gerais, discordo, Minas já teve o seu, vamos dar a oportunidade… Read more »

Marcelo Ostra

Rodrigo, apenas um pequeno detalhe … mesmo que, aonde arrumaria material humano para isso ai tudo, mal temos material humano especializado para guarnecer os navios na quantidade que temos hoje

Haveria de no minimo ter que reestruturar por completo o material humano da marinha, sem contar oque vem correlato a isto

MO

Rodrigo Botelho Campos

Prezados(as), eu não estou sonhando, estou analisando as informações públicas, pois não sou militar, e os cenários. Vejam que o cenário específico que proponho é de 20 anos. Mas proponho duas flotilhas com 3 escoltas e um/dois submarino. Aí vem as proposta de 3,4,5 flotilhas, com 6 escoltas e vários submarinos… A visão técnica e/ou idealista é confrontada com a realidade objetiva. Bem, cada um tem o direito de dizer o que quer pois vivemos em uma democracia. Com todo respeito aos comentaristas, que não conheço, uns com postura juvenil, outros com postura madura, os blogs são bate-papo. Isto é… Read more »

LM

MO,

Você tocou no “X” da questão. Esse é o grande problema das 3 forças hoje – Como formar material humano altamente especializado – Como evitar a “debandada” desse material humano depois de formado.
Sem isso, não adianta nada obtermos meios no estado-da-arte.

Abraços