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Segue a todo vapor a dragagem da foz do rio Itajaí Açu, onde estão situados os portos de Itajaí (público) e de Navegantes (privado). O serviço está sendo feito em caráter emergencial pela draga brasileira Hang Jun 3001, pertencente ao armador SDC do Brasil Ltda., Rio de Janeiro,  uma vez que o rio teve o calado diminuído em virtude das enchentes que assolaram a região no final do ano passado.

Além disso, o porto de Itajaí teve grande parte do seu cais destruído, o que vem prejudicando os serviços de atracação. As obras de reparo também vão em ritmo acelerado.

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TEXTO e FOTOS: João Adaime

NOTA DO BLOG: para conferir como estava a questão da disponibilidade de dragas para os portos brasileiros, no ano passado, clique aqui.

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Claudio/Itajaí

O que rola aqui na imprensa local, é que a dragagem está muito atrasada.
Problemas com licitação e prblemas com a Delegacia dos Portos, o tempo também não está colaborando.
A cidade está sofrendo muito pois a economia depende muito da arrecadação do Porto

João Curitiba

Numa visita que fiz a uma draga, anos atrás, no mesmo porto de Itajaí, o que me deixou impressionado foi ver milhares de garrafas plásticas descartáveis no porão da draga. Todas retiradas do fundo do rio.

Mauricio R.

Não tem draga nacional?

João Curitiba

Caro Mauricio R.
É isto que os administradores do porto de Paranaguá se perguntam. Há anos que não conseguem alugar uma draga, pois não aceitam pagar o preço que elas cobram. E não existem disponíveis no Brasil. Até não entendo como conseguiram tão “fácil” lá para o rio Itajaí.
Aqui os portos são dragados de vez em quando. No primeiro mundo o serviço de dragagem é feito todos os dias.

Antonio

Já vi várias notas na imprensa dizendo que a dragagem do porto de Santos era dificultada por ações na justiça alegando “questões ambientais”:

a) o lodo dragado estaria contaminado e por conseguinte contaminaria o local onde seria despejado;

b) a operação de dragagem afetaria os organismos vivos que habitam o fundo do mar.

Cada um que tire as suas próprias conclusões …….

McNamara

O problema de Paranaguá se chama Roberto Requião, professor de Deus, empregador de parentes, facista, inimigo de quase todo mundo e amigão do Hugo Chávez.

João Curitiba

Prezado McNamara
Você esqueceu de dizer que ele mandou assessores ao Paraguai ajudar na eleição do Lugo, o bispo-presidente, que é a favor do aumento populacional daquele país.
Além disso, o governador apoia qualquer invasão, quer no campo, quer na cidade.
Mas independente de quem tem culpa ou razão, o canal de acesso ao porto de Paranaguá está um metro mais raso. Isto obriga os grandes navios a sairem com meia carga. Com aumento de custos, é claro.

Marcelo Ostra

Tem, a propria Hang Jun 3001 ( o nome correto)

ver na popa

HANG JUN 3001
RIO DE JANEIRO

MO

Renan Raul

As dragas vieram “facilmente” para Itajaí pois é uma obra considerada de caráter emergencial pelo governo federal, devido às enchentes de novembro. Não fosse isso, Itajaí continuaria com a sua mini draga Iguazú, que desloca sedimentos.

adalberto

essa draga 3001 era brasileira e foi vendida como sucata hoje pagamos aos chineses pelo trabalho dela

adalberto

em resposta a um comentario anterior. tinhamos dragas nacionais sim. mais foram todas vendidas ao exterior. como a boa vista e a macapa que estavam em bom estado. uma firma n. americana as comprou hoje elas estao em dubai quanto estiverem em pessimo estado com certeza voltam ao brasil para dragarem nossos portos. assim como esta fazendo a draga maranhao hoje com o nome de hang jun 3001

eriksailor

Hang Jun 3001, Ex “Estado do Maranhão”, nome sugestivo nao? entao este navio foi uma negociata do “Governo”. Zé Sarnei da Republica do Maranhão… ela e mais outros equipamentos provenientes do Japan ( a troco de minerio da CVRD ). A pobre draga sempre foi sub utilizada pela extinta e saudosa SBD, apesar de ser Made Japan, todo o sistema e equipamento de Dragagem é da IHC Holland, porem quem entende de dragas bem sabe que tudo apesar de ser tecnologia holandesa, foi instalado num navio que nem chega aos pes das True Dredgers Holandesas, pois é tudo analógico, e… Read more »

eriksailor