Home Estratégia Guerra no Mar – batalhas e campanhas navais que mudaram a história

Guerra no Mar – batalhas e campanhas navais que mudaram a história

2427
8

belgrano-sinking

guerra-no-mar-batalhas-e-campanhas-navais-que-mudaram-a-historiaNos últimos anos tem havido uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica e as Forças Armadas brasileiras. Entre os frutos desta aproximação está o excelente livro recém-lançado pela Editora Record, Guerra no Marbatalhas e campanhas navais que mudaram a história, organizado pelo almirante Armando Vidigal e pelo comandante Francisco Eduardo Alves de Almeida. O livro reúne 15 artigos escritos por sete oficiais da Marinha do Brasil e sete professores universitários (sobretudo de instituições do Rio de Janeiro), que abarcam batalhas navais da Grécia Antiga ao conflito pelas ilhas Malvinas.

Todos os artigos dão grande atenção ao contexto político no qual se desdobram os combates navais. É possível perceber como as potências em ascensão ambicionam a construção de poderosas marinhas de guerra, para garantir o domínio de rotas comerciais, acesso a matérias-primas ou negar o espaço marítimo a adversários.

Através das batalhas, o leitor pode acompanhar a evolução da tática naval e as inovações tecnológicas, dos remos às velas e depois a energia a vapor, que revolucionaram a maneira de lutar no mar; a formação de grandes linhas de batalha, como as de Trafalgar, combate que resultou no fim das ambições oceânicas napoleônicas.

O livro começa pela Batalha Naval de Salamina, depois a de Mylae (260 a.C.), que marcou o início da conquista do Mare Nostrum Romano; Lepanto; A Invencível Armada; Guerras Anglo-Holandesas; Trafalgar (1805); Hampton Roads; Batalha Naval do Riachuelo; Batalha Naval de Yalu, entre Japão e China; Tsushima; Jutlândia; A Batalha do Atlântico; Midway; Leyte e, por último, Falklands/Malvinas.

O artigo sobre a Guerra das Malvinas detalha o episódio do afundamento do HMS Sheffield, com alguns dados interessantes e desconhecidos. As lições do conflito, em particular a importância do submarino nuclear, que afundou o cruzador General Belgrano (foto do alto), são muito bem expostas no artigo do almirante Vidigal.

Guerra no Mar é um livro obrigatório para todos os estudiosos do Poder Naval.

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
ivanVassili ZaitsevAlmeidaMarco AntonioJacubão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
andre
Visitante
andre

Livro esse que poderia ser vendido atraves do blog do Poder Naval!!!

Pois duvido, que eu consiga esse livro aqui na minha cidade, por mais que ela esteja uma população de 200 000 Habitantes.

ViniciusModolo
Visitante
ViniciusModolo

Galante nos ultimos dias o Belgrano esteve em alta, e mais uma vez sua foto ta ai. Eu postei esse site que tem o doc do Nat Geo sobre o seu afundamento mas acho que ninguem viu pq não houve posts após o meu

Solte ele ai no blog, como vc fez com o doc do Mcnamara, The Fog of War, que alias tem nesse mesmo site pra baixar entre outros muito bons.

http://www.bestdocs.com.br/search?q=belgrano

Abraço

Jacubão
Visitante

É impressão minha ou a proa do BELGRANO foi para a cucuia?

Marco Antonio
Visitante
Marco Antonio

Faltou a batalha de Diu, entre a esquadra Portuguesa das índias e uma força combinada de Turcos e Mamelucos, em que os Portugueses destruíram a frota inimiga ajudando a barrar o avanço Turco sobre a Europa, alem de assegurar o domínio ocidental no oceano Indico.

ViniciusModolo
Visitante
ViniciusModolo

Jacubão

A proa foi pro sao sim. No doc q eu postei ai em cima o imediato fala que abriu uma porta do convés e quando viu simplesmente não estava mais lá. Um Mk. 8 levou a proa e um outro abriu um buraco na sala de maquinas e no refeitorio que ficava logo acima. assistam ao Doc!

Almeida
Visitante
Almeida

Comprei, li e recomendo! Ótimo conteúdo em ótimo acabamento!

Deve ser fácil de achar em qualquer, já vi em várias livrarias aqui no Rio de Janeiro e comprei o meu pela internet.

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

Vou procurar nas bancas de onde moro, pois aqui não existe sequer uma livraria.

A única que tinha (no shopiss centis municipalis) fechou as portas recentemente.

abraços.

ivan
Visitante
ivan

Olha sou leigo e não gosto de guerras. Mas estou vendo o livro “Battle at Sea” escrita por um almirante da Royal Navy. Dá pra encontrar na Livraria Cultura(tem site) Custa mais ou menos uns 100 a 150 reais. É em inglês, muito bem ilustrado, bem embasado em fatos históricos. Mostra desde Salamina (1 a 0 pros Gregos) até as Falklands( 6 a 0 pros britanicos, rssssss). Mas apesar de ser escrito por um britânico mostra tudo, inclusive as humilhações britanicas, como em Cartagena de Indias(Colombia), onde eu estive recentemente… A parte mais interessante é as 3 Guerras Anglo-Holandesas, onde… Read more »