frukus-08

A Operação FRUKUS deste ano, uma operação naval que envolve as marinhas da Rússia, França, Grã-Bretanha e dos EUA, será realizada em Brest, noroeste da França em junho.

A fase operativa ocorrerá entre os dias 23 e 26 junho. Já está confirmada a participação da fragata Tourville pela França e do contratorpedeiro Almirante Chabanenko pela Rússia.

No ano passado os EUA e a Grã-Bretanha não participaram da versão 2008 do FRUKUS, realizado no Mar do Japão, como forma de protesto pela invasão da Geórgia por tropas russas.

Inicialmente denominado RUKUS, os exercícios foram criados em 1988 como forma de estabelecer um pequeno intercâmbio entre a União Soviética, o Reino Unido, e os Estados Unidos. O nome do exercício foi mudado para FRUKUS em 2003, quando a França aderiu formalmente ao grupo.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Rauta

Muito bonitas essa Fragtas Da classe La Fayette!
Tem um bom armamento e bons sitemas de combate! Seriam uma opção de baixo custo pra MB, caso ficassemos sem “dindin” para as escoltas de 6000t!

Abraços!!!

Zero Uno

Gostaria é de saber os resultados dessas manobras…

[…] tenha anunciado a participação do Admiral Chabanenko no FRUKUS 09, a Rússia acabou enviando o contratorpedeiro Severomorsk . O Severomorsk também é […]

Danilo José

Chance de ver as Belo-naves de cada nação juntas, ai que inveja !

Sds.