Pegasus 70 spotada para a virada

O Período de Manutenção Geral da Aeronave (PMGA) do UH-14 N-7070 Super Puma, neste caso  Inspeção “GOLF” (realizada a cada 12 anos ou 7500 horas de voo), ora em realização pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), alcançou um importante marco que permitirá a disponibilização deste importante meio para a Aviação Naval, para a Esquadra e para a Marinha do Brasil: foi realizada, no dia 13 de maio de 2009, a 1ª VIRADA DE MANUTENÇÃO dessa aeronave, que encontra-se indisponível desde 26 de abril de 2002.

Após mais de 7 anos de imobilização desse meio, é esperada a conclusão do PMGA em Junho de 2009, fato esse que contribuirá significativamente para a ascensão das qualificações e adestramentos das tripulações do Esquadrão HU-2 (2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral), bem como para o atendimento das diversas missões em prol da Marinha delegadas a esse importante Esquadrão de nossa Aviação Naval.

Cabe ressaltar que a realização da Inspeção “GOLF” ,teve a Marinha do Brasil como pioneira em sua realização no território nacional, contando, fundamentalmente, com mão de obra especializada formada pela própria MB, aliado ao correto planejamento logístico, demonstrando a capacidade e o compromisso profissional da OMPS-I BAeNSPA em atender as diversas demandas técnicas.

Fonte e foto: ComForAerNav

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CELIO ANDRADE

SETE ANOS?
Nossa que vergonha…

Fernando Cabral

Alguém sabe quanto tempo é necessário para a construção de um helicoptero do mesmo modelo?

Vassili Zaitsev

Fernando,

Creio que + – 6 meses.

Se bem que “do mesmo modelo” não é possível, pois o AS-332 Super Puma não mais está em produção. Atualmente, está em linha de produção o EC-725 Caracal, que o Ministério da Defesa adquiriu em número de 51 unidades, sendo 16 para a MB, 16 para o EB e 18 para a FAB.

abraços.

Vassili Zaitsev

Lembrando que o EC-725 Caracal é uma evolução do AS-532 Cougar. E o Cougar evoluiu do próprio Super Puma.

abraços.

Mauricio R.

A recente enccomenda de 5 EC-725 pelas FFAA francesas, vai manter 10 empregos diretos e 150 indiretos por 3 anos.

jota

Ainda bem que foi rápida.

Vassili Zaitsev

E o México tb adquiriu algumas unidades do EC-725 recentemente.

abraços.

Zorann

Somos extremamente capacitados, estamos preparados para construir um SubNuc e ter um esquadrão de asa fixa e um PA….. porem demoramos 7 anos para fazer uma revisão num Super-Puma e ainda teremos mais 16 unidades novas para que, quando precisarem de manutenção neste nível, demorem aproximadamente 112 anos de serviço para recoloca-los no ar….. É uma piada, um ótimo exemplo de mal uso de dinheiro público. se não temos condições de manter nem oque temos, para que comprar novos meios? Vamos acabar com a Marinha e criar outra do zero com oficiais mais capacitados e com alguma noção de administração… Read more »

Henrique

Este número está correto??? 7 anos para uma manutenção geral num helicóptero? Eu jamais iria querer voar nesta coisa pois os primeiros reparos ou componentes trocados já devem ter até se deteriorado…
E o pior é que os caras se orgulham disto….
Abraços.

Baschera

Não esquentem…. o próximo da lista também vai demorar 7 anos !!!
E depois dizem que em 12 anos teremos o SubNuc…. prorrogado por mais 320 anos, se não houver corte de verbas, é claro.

Sds.

Dalton

Henrique,

A matéria fala em sete anos de indisponibilidade…e nao sete anos passando pela manutençao.
provavelmente ela ficou estocada até fundos necessarios aparecerem e entao iniciou-se a manutençao.

abraços

André

Tem razão, Dalton. Pela notícia não se consegue saber exatamente se o heli ficou 7 anos em reparo ou se, por exemplo, está a apenas alguns meses. A única certeza, é de que o HU-2 ficou 7 anos sem o N-7070 por longos 7 anos.
Acho que seria interessante maiores esclarecimentos, se possível, pelo pessoal do blog. Além do que, o que essa inspensão “GOLF” tem de tão complexa, se é que é complexa?
Sds a todos.

Ricardo

Quanto engenheiro de obra pronta 🙂 🙂 🙂

Ha tantas hipóteses ai para o Pegasus 70 ter ficado parado… mas é mais fácil malhar do que pesquisar nê…

Típico.

Salute a todos

Fábio Max

14 anos para a Corveta Barroso;
7 anos para a manutenção de um helicoptero;
7 anos para a licitação de 24 a 36 caças.

Lá por 2151 teremos nosso primeiro submarino nuclear;
E em 3625 o primeiro porta-aviões;
E em 15896 quem sabe, chegaremos à lua!!!

joao vaz bandeira

Desculpem, mas estão falando em manutenção? Isto que foi feito deve ter sido uma reconstrução artesanal, não é possivel 7 anos de serviço, serem chamados de manutenção.

Fábio Max

João Vaz,

Deve ser isso, refizeram o helicoptero com as próprias mãos e quando era preciso cortar alguma coisa, usavam as unhas!

Tudo culpa dos governos ridículos deste país!

CAON

” foi realizada, no dia 13 de maio de 2009, a 1ª VIRADA DE MANUTENÇÃO dessa aeronave, que encontra-se indisponível desde 26 de abril de 2002.” acho que a manutenção propriamente dita começou em 13/05 e não em 2002

joao terba

Nesse país tudo é demorado,a BR 101 no sul vai levar uns 20 anos para concluir,isso só em SC.
Abraço.

Esdras

Fábio Max em 21 Mai, 2009 às 20:54
14 anos para a Corveta Barroso;
7 anos para a manutenção de um helicoptero;
7 anos para a licitação de 24 a 36 caças.

Lá por 2151 teremos nosso primeiro submarino nuclear;
E em 3625 o primeiro porta-aviões;
E em 15896 quem sabe, chegaremos à lua!!!

Concordo plenamente…. só que a licitação dos caças já tem 9 anos.

Robson Br

A situação estava ruim, mas está melhorando. Não é só este helicoptero que estava parado. Os A-4 e muito mais. Devagarzinho a MB está conseguindo colocar em operação. Devemos reforçar que o contrato de modernização dos A-4 está em andamento, também a dos A11 super links(deve ser assim que escreve). A compra dos novos helis americanos com mísseis e muito mais (os franceses). As fragatas e covertas e também os exocet estão em processo de modernização. Não sei o motivo de tanta raiva e ódio. Praticamente estamos começando do zero.

UM BOM DIA A TODOS

Marcos T.

Com todo esse tempo será que trocaram os filtro e as correia?

Marcos T.

Se vocês acharam muito tempo essa revisão, esperem pra ver a dos A4 que são 10 aviões.
E tem gente que defende isso ainda.

Eu já até comprei o nariz de “palhaço”, para usar no dia em que sair o primeiro da “modernização”.

Sem saco

Aja saco para lê tanta asneira…

Marcos T.

Desculpa, más cada vêz que a marinha insiste em comprar ou reformar sucata, só consigo pensar em duas coisas, ou alguem deve estar ganhando dinheiro com isso, ou a marinha tá montando um museu.

Sem saco
Se tu acha que é asneira, por que não coloca a tua opinião então, o “sabe tudo”.

Marcelo Tadeu

Zorran, a culpa não é dos comandantes, a verba não é produzida pela Marinha. Aliás, as Forças Armadas são as únicas instituições que têm política de curto, médio e longo prazo, não sofrem descontinuidade como as outras Pastas. Veja o Ministério da Educação, cada governo que entra cria um projeto, por outro lado, a Campanhade Vacinação da Poliomelite começou em 1982, no Governo Figueiredo e, como teve continuidade, pois foi um programa de Estado e não de governo, hoje o Brasil erradicou esta doença, já pensaram se fosse assim em todas as áreas, seríamos a maior potência do planeta, temos… Read more »

Bronco

Não só esse Super Puma foi recuperado como também o foi um Sea King recentemente. Falta é grana, não competência. Provavelmente esse ano a recuperação desses helicópteros transformou-se em prioridade dentro de um orçamento tão apertado. O que me deixa muito triste é que, como é uma definição de prioridades, outras necessidades precisem que ser esquecidas e incluídas apenas no orçamento do ano seguinte. Tem bastante coisa acontecendo na marinha, mas tudo tem um preço: passo lá todos os dias e nunca vi o Mocanguê e a ilha das cobras tão abarrotadas de navios. Estamos com todos os nossos meios… Read more »

Henrique Sousa

Evidente que o problema foi falta de verba, e não de capacidade técnica. Como tb foi com a corveta Barroso, Sea King e outros casos.

Entendo que o pessoal gosta de tirar uma casquinha e zoar com a situação, mas saibam que estão olhando para o lado certo, mas mirando o alvo errado. O problema é político e não técnico.

Marcos T.

Bronco
Falou tudo.
Minha pergunta é: A marinha está elencando corretamente essas prioridades?

Por exemplo a marinha incorporou a pouco um velho navio britãnico de desembarque. Para que precisamos de navios de desembarque? Vamos invadir algum país que eu não to sabendo?
Como vc falou, a esquadra tá parando, e a marinha assinando contratos de modernização de aviões (A4)que sabe Deus quando vão voltar a voar, e que servirão para manter “doutrina” de aviação de asa fixa em um Nae que passa mais tempo em reforma do que no mar?
Muitas perguntas e poucas respostas.

Alfredo_Araujo

Marcos T. em 22 Mai, 2009 às 10:15 “Por exemplo a marinha incorporou a pouco um velho navio britãnico de desembarque. Para que precisamos de navios de desembarque? Vamos invadir algum país que eu não to sabendo?” Por acaso as viaturas q estao operando no haiti foram a transportadas por quem?? Fragatas Niteroi ou submarinos Tupi?? Se vc lesse um pouco sobre as pretensões brasileiras na area de defesa, saberia q o Brasil pleiteia um assento permanente no conselho de segurança da ONU, e para isso, é fundamental participarmos de missoes de paz desta… E um navio de desembarque é… Read more »

Felski

Já falei aqui um dia, não esquentem a cabeça, quando o Pais precisar realmente se defender, o TIO SAM ira faser a sua parte, alguem duvida. A prova esta ai.

Alfredo_Araujo

“Bronco em 22 Mai, 2009 às 9:27
Não só esse Super Puma foi recuperado como também o foi um Sea King recentemente.”

Quando li essa materia logo lembrei desse caso….
Se nao me engano, o Sea King era monumento em São Pedro da Aldeia né?!?!

Como falaram, os sete anos foram de inatividade, não de revisão!!

Cantarelli

Fábio Max em 21 Mai, 2009 às 20:54
14 anos para a Corveta Barroso;
7 anos para a manutenção de um helicoptero;
7 anos para a licitação de 24 a 36 caças.

Lá por 2151 teremos nosso primeiro submarino nuclear;
E em 3625 o primeiro porta-aviões;
E em 15896 quem sabe, chegaremos à lua!!!

Falto este : Em 100000000 seremos um páis de primero mundo !!!

marujo

Solicito ao Sr.LM para entrar nesta discussão, explicando porque o heli ficou tanto tempo parado e o grande número de meios indisponíveis como falou o amigo Bronco em seu post.

Marcos T.

Olha, gostaria de estar errado, más o que a Marinha gasta com a manutanção dessa “sucataiada” dava para comprar no mínimo dois navios novos e modernos por ano, e se fossem construidos aqui acho que poderiam ser até uns 3 ou 4 por ano. Minha opinião: -Parar de comprar sucata. -Manter operacional e bem cuidados os mais novos e melhores navios; -O que não presta vende, incluindo o A12 e os A4 ( paciência, o sonho acabou); -Construir navios “novos” aqui,em 15 anos já teremos a “Expetisse” para se equiparar a qualquer país no mundo. -Canalizar mais recursos para o… Read more »

Marcos T.

Alfredo_Araujo
Eu leio muito meu caro.
-A pretenção à tal “assento” é do Brasil ou é do Lula?
(esse é um assunto para outro tópico)
-Como não estamos em guerra, poderiamos simplesmente alugar um navio de transporte quando precisamos, e olha que isso é coisa rara de acontecer.

Alfredo_Araujo

Cara, a marinha nao constroi nada pq nao é viavel para ninguem!!!
Para que vamos desenhar/desenvolver projetos de navios, se a MB compra poucas quantidades !?!?

Pra q desenvolver um navio de desembarque nacional, se a MB so vai adquirir 2 unidades !?!?!

Pra q desenvolver um projeto moderno de uma fragata nacional, se a MB so vai adquirir 6 unidades !?!

Marcos T.

Alfredo-Araujo
Seguindo a tua linha de pensamento… para que fazer carros se da pra comprar de fora, pra que fazer celulares se da pra comprar de fora…

Deter conhecimento é a chave para o desenvolvimento, a Alemanhã é o maior exportador do mundo sabe do que? Projetos de maquinas.

Gunter

VIRA-LATAS!

Robson Bandeira

Peço ao pessoal do blog mais informações, poís a matéria deixou mais dúvidas do que esclarecimentos, precisamos saber qual foi motivo pelo qual a aeronave ficou tanto tempo parada, senhores editores desde já agradeço.

Sds a todos

Zorann

Eu sou do interior de São paulo e não tenho acesso ao litoral nem as bases da Marinha. Mas acredito que estamos sim mirando no alvo correto. Se as verbas são curtas e insuficientes (ate para manter o treinamento das tripulções), então para que novos meios, pra que modernização das Niterói, pra que novos submarinos, pra que novas escoltas e navios de patrulha. Vão ficar todos mesmo parados no porto!!! E de quem que é a culpa?? É do governo Federal que contigencia as verbas e dos comandantes da Marinha também!!! Se não temos verbas para navegar e manter nem… Read more »

Robson Bandeira

Prezados companheiros

Vamos evitar agressões desnecessárias, chingamentos e o exercício dessa ira descontrolada de alguns que teimam em desmonstrar aqui no blog, esse tipo de comportamento não vai mudar a atual situação, tampouco melhorar a condição das FAs, e ainda torna a leitura do blog uma coisa chata.

Sds a todos

Alfredo_Araujo

Meu amigo… não é linha de pensamento… é viabilidade!!

O F-35 por exemplo… as pessoas falam de um investimento de 300 bilhoes de dolares para o desenvolvimento do aviao… Mais serao mais de 1500 exemplares só para os EUA!!!

Agora, o Brasil… F-X2 serão, NO MAXIMO, 120 caças!!
Q mente pensante do mundo desenvolveria um aviao do zero para comprar apenas 120 exemplares???

Para q eu quero ter o conhecimento de se construir um aviao/navio/celular/bicicleta se eu nunca vou ter mais de meia duzia desses meios operando ao mesmo tempo???

Marcos T.

Com esseção dos EUA ninguem constroi tantos navios de um tipo só, e com esse seu pensamento aí o Brasil nunca vai fazer mesmo.
E quanto a questão da viabilidade se construir 3 navios de um mesmo tipo, o projeto já se paga, sem contar com os conhecimentos adquiridos e desenvolvimento de novas tecnologias,( coisa que o Brasil e extremente dependente), que podem beneficiar a cadeia produtiva e gerar milhares de empregos.

Fábio Max

É bem dito que a culpa não é dos comandantes, muito menos dos demais militares. Elez fazem o serviço deles com competência e dedicação ímpares, coisa até meio estranha aqui no Brasil, país do mais ou menos, onde ocupantes de cargos comissionados mais ou menos sabem o que fazer ao trabalhar no serviço público.

A culpa, minha gente, é dos governos, e não se salva nenhum desde a redemocratização:

Sarney;
Collor;
Itamar;
FHC;
Lula.

Governos estes que sucatearam as FFAA, que contingenciaram orçamentos, que brincaram com os fundamentos econômicos, que deixaram a corrupção comer solta.

Marcos T.

Fábio Max
Acho que os comandantes da marinha tem grande parcela de culpa também, pois quando detiverão o poder, por décadas, pouco fizerão.
O contingenciamento de verbas é uma M…, más não é a unica culpada.
Acho que a muito tempo a marinha não sabe o que quer, só vai “empurrando com a barriga”.
Olha o exemplo do super puma ae: A marinha sabía que tava chegando a hora da revisão, porque não reservarão o dinheiro pra isso então, se o problema eram peças, tinham que procurar por elas antes.
7 anos é cômico, pra não dizer que é trágico.

Henrique

Apenas para complementar meu comentário, não quis dizer que não há competência na marinha para fazer suas manutenções mas a dúvida é se foram 7 anos para terminar uma manutenção ou após este tempo é que resolveram colocar o aparelho na ativa novamente.
De qualquer maneira é um absurdo, uma marinha pobre não só de recursos como de planejamento e de líderes que briguem por ela,… e só para se ter uma idéia apenas 20% de nossos meios estão em plenas condições operacionais… o resto que não está capengando está parado.
Abraços.

Sérgio

Alfredo_Araujo em 22 Mai, 2009 às 10:34

Se nao me engano, o Sea King era monumento em São Pedro da Aldeia né?!?!

O monumneto continua no memsmo lugar, não tem nada dentro.
O Sea King voltou da manutenção só.

LM

Prezado Marujo, Somente hoje li sua convocação (rsrs) O senhor me perguntou: “Solicito ao Sr.LM para entrar nesta discussão, explicando porque o heli ficou tanto tempo parado e o grande número de meios indisponíveis como falou o amigo Bronco em seu post.” Pois bem, na última década a MB vem, com seus orçamentos reduzidos, custiando todos os programas hoje em andamento. Além disso, precisa utilizar esses mesmos recursos para adquirir novos meios, sejam eles navais ou aeronavais, ou seja, os orçamentos reduzidos são usados para suprir o maior número de necessidades possível. O que acaba acontecendo é que a MB… Read more »

celso

PREZADOS SRS., ANTES DE MAIS NADA MUITO ME ENTUSIASMA A LEITURA DESTES COMENTARIOS……VIVA A PLURALIDADE, TODOS ESTAO DE PARABENS. QUERO SO MANIFESTAR UMA PEQUENA OPINIAO……ALGUEM SABE INFORMAR PRA Q TANTOS ALMIRANTES E CONTRA ALMIRANTES E NAO SEI MAIS O QUE EM TERRA E NAS COMISSOES E EMBAIXADAS DO BRASIL PELO MUNDO AFORA ???????????????? ALIAS, ESTA E A MAIOR MARINHA DE TERRA FIRME DA AMERICA DO SUL RSSRRSRS. INFELIZMENTE, NEM OS MEIOS NAVAIS DESCRITOS ESTAO EM CONDIÇOES DE QUALQUER INTERVENÇAO NAVAL EM NENHUM LUGAR DO MUNDO……..SENAO VEJAMOS…….NENHUM NAVIO DE ESCOLTA OU PATRULHA POSSUI QUALQUER FORMA DE DEFESA ANTI AEREA DE LONGA… Read more »

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