A Fragata Constituição participou da Operação “Alianza”, juntamente com navios das Marinhas dos Estados Unidos da América, Colômbia, Peru e Chile, atracando no porto de Cartagena, na Colômbia, no dia 13 de maio de 2009, após cinco dias de mar.
Durante a Operação, foram realizados exercícios de tiro de superfície, guerra anti-aérea e guerra eletrônica, que contribuíram para elevar o nível de adestramento do navio.
No dia 15 de maio, o navio recebeu a visita do Comandante da Marinha da Colômbia, Almirante Guillermo Enrique Barrera Hurtado e do Comandante da Força Naval do Caribe, Contra-Almirante Roberto Garcia Marques, no porto de Cartagena-Colômbia.
Após três dias de estadia na Colômbia, a Fragata Constituição suspendeu demandando Belém, no Brasil, com atracação prevista para o dia 23 de maio, nesse porto.
FONTE: MB
Olha a IV Frota atuando aí gente, quase despercebida e com a nossa cumplicidade. Discursos contrários foram apenas discursos (engana trouxas), a prática é outra coisa.
marujo…
nao entendi…vc propoe o que entao? Fim dos exercicios navais com os EUA?
sds
Não, caro Dalton. Eu não proponha nada. Só constatei que a atuação da IV Frota no Caribe e no Atlântico Sul assume formas diversas, sutis, nem sempre detectáveis com clareza, como essa que teve como base o porto de Cartagena, na Colômbia. Cosntatei também, que apesar dos discursos das autoridades brasileiras contrárias à reativação, navios da MB estão atuando em manobras com os navios da US Navy em águas sul-americanas.
O que parece natural caro marujo, uma vez que a IV frota nada mais é do que um desmembramento da II frota. Se antes fazíamos estes mesmos exercicios com navios da II frota (UNITAS p.e.) agora fazemos com os navios da IV frota.
Marujo, vc teme a IV Frota do EUA? Eu tenho mais medo das ONGs e missões religiosas estrangeiras que atuam na Amazônia!
sds
Marujo, E como eram as coisas antes do renascimento da IV Frota? As mesmas, penso Eu. O que houve foi um desmembramento administrativo da II Frota, pois os navios sao os mesmos, as funçoes sao as mesmas, mas agora em Mayport na Florida tem uma plaquinha escrita em algum lugar, “comando da IV Frota”. Sei que vc sabe disso, mas para mais alguem interessado, nao houve transferencia de navios do pacifico para o atlantico, muito ao contrario, a frota do pacifico é que está sendo reforçada. No mais, sem grandes mudanças, salvo a polemica que isso gerou, inclusive, jornais com… Read more »
Marceo Thadeu, temo as ONGs, as missões religiosas,a IV Frota e a venda sem limites de terras brasileiras para estrangeiras (os árabes são candidatos). Dalton: ótimo seu texto informando que não está aumentando o número de unidades navais norte-americanas no Atlântico, etc., etc. Mas temo que seja só um começo, e em breve a US Navy tenha um porto mais ao sul da Flórida, como na Colômbia, por exemplo (ofertas não faltam), o que nossas autoridades civis e militares vivem dizendo que não é desejável. Estou sentindo ( corrija-me se estiver errado)o aumento de exercícios de unidades navais norte-americanas com… Read more »
Marujo, sei que nao conseguirei aplacar suas preocupaçoes…mas quanto a exercicios, de cabeça me vem o RIMPAC, que é realizado já há muitos anos com a marinha chilena e mais recentemente a peruana, além de paises do outro lado do pacifico. Este exercicio, por razoes obvias nao envolve o Brasil, mas existem outros que tambem nao somos incluidos. Lembrei do PANAMEX, mas estou sem tempo para confirmar se o Brasil já participou deste. A UNITAS é o exercicio mais conhecido, mas nao é o unico que tomamos parte, existem outros. Há meu ver, tudo continua normal, e o maior navio… Read more »