Indústria naval brasileira não é capaz de atender à demanda

fpso

As oportunidades e desafios que o pré-sal acrescenta à economia brasileira foram discutidos ontem no 21º Forum Nacional, em um painel sobre como transformar o Brasil em um dos grandes players no mundo do petróleo. O diretor da área de Planejamento do BNDES, João Carlos Ferraz, apontou entre os problemas da indústria nacional a assimetria tributária, engenharia nacional insuficiente e a dependência da indução da Petrobras. Ele calcula que o setor de petróleo e gás precisará de investimentos de US$ 5 bilhões até 2011 para fazer frente à expansão esperada do setor.

Ferraz lembrou que a demanda aumentará em todos os segmentos da indústria fornecedora, principalmente nas atividades mais ligadas à exploração de petróleo em águas profundas, como tubos e equipamentos de automação. E apontou os estaleiros nacionais como maior foco de preocupação atual. Os estaleiros nacionais, diz ele, precisam resolver problemas, inclusive logísticos, que não existem em seus pares sul-coreanos.

O diretor do BNDES se disse impressionado com a extensão das instalações dos estaleiros da Coreia. Somando-se todos os estaleiros brasileiros, a área total corresponde a 3,5 milhões de metros quadrados, o que equivale, a apenas um estaleiro sul-coreano. Apesar da diferença de escala, Ferraz destacou que os investimentos que serão feitos pela Petrobras impressionam. Segundo ele, a apresentação dos investimentos da estatal na Coreia do Sul provocou alterações nas cotações das ações dos estaleiros asiáticos.

O diretor do BNDES estima que o Brasil represente hoje entre 20% e 25% da demanda mundial prevista para o setor de petróleo nos próximos anos e vê necessidade de crescimento da capacidade dos estaleiros nacionais para atender às demandas da Petrobras. Mas alertou para a pouca competitividade brasileira em produtos de alta tecnologia. “Quanto mais sofisticada e maior a densidade tecnológica, menos competitivos somos.”

FONTE: Valor Online

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Robson

O jornal Zero Hora publicou ontem uma reportagem sobre o estaleiro Rio Grande, é válido postar essa reportagem também.

Robson

O site do jornal esta fora do ar agora, consegui esta reportagem que é reprodução parcial: Megaestaleiro desembarca em Rio Grande Qui, 21 de Maio de 2009 08:05 O acerto foi confirmado ontem, em Porto Alegre, pelo presidente da WTorre, Walter Torre Jr. Ainda falta, porém, acertar os últimos detalhes para o anúncio oficial do negócio, que deve ocorrer nos próximos dias, acrescenta. A entrada dos asiáticos na operação vai permitir o avanço do investimento de R$ 450 milhões no novo estaleiro, que deve ser destinado à produção de cascos para plataformas de petróleo do tipo FPSO (módulos instalados sobre… Read more »

Mod Marcelo Ostra

Observaram o detalhe ? Conversão de N/T´s em FPSO´s apenas ….. Ou seja construção naval e desenvolvimento de capacitação nacional (seja em projetos, seja em eficacia) nada, tudo sob o controle estrangeiro Com excessão de granleiros self discharge construidos no RJ recentemente, em encomenda estrangeira, estamos apenas com embarcações off shore, de projeto e encomenda estrangeiras, sob subsidiaria nacional Se vcs notarem (não me refiro particlarmente ao estaleiro Rio Grande), mas sim a todos estaleiros, a quanto tempo se fala em renovação da frota da petrobras (que alias entra em outra observação, pois aparentemente a Marinha Mercante nacional é apenas… Read more »

Sopa

Governo, Empresários, povo…nunca perdem a mania de dependência de outros países, será a herança maldita dos portugueses ??

Sds

Alcar

Realmente, temos muito que evoluir, inclusive expandindo para outros setores navais que não sejam o petrolífero. Aproveitando, lendo informação do sítio do Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, PE, fiquei impressionado, se o Brasil tem 3,5 milhões de m2 de área e o EAS sozinho tem 1,62 milhões, quase a metade. “O Estaleiro Atlântico Sul conta com capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço/ano, 1 milhão e 620 mil metros quadrados de terreno, área industrial coberta de 130 mil metros quadrados e um dique seco de 400 metros de extensão, 73 metros de largura e 12 metros de profundidade.… Read more »