Obama assina lei para reformar compra de armas do Pentágono

0

Presidente diz que EUA manterão sua supremacia militar no mundo e só entrarão em guerras se necessário

obama_apO presidente Barack Obama, interessado em pôr fim aos atrasos de programação e custos superiores nos gastos de defesa dos EUA, assinou uma lei na sexta-feira, 22, para reformar a maneira pela qual o Pentágono compra grandes sistemas de armamentos. “Como comandante em chefe, farei o que for preciso para proteger o povo americano”, disse Obama na cerimônia de assinatura da lei, na Casa Branca. “Mas rejeito a ideia de que tenhamos que desperdiçar bilhões de dólares para manter esta nação em segurança.”

O Senado e a Câmara dos Deputados aprovaram a legislação por unanimidade no início da semana. O presidente do Comitê da Câmara para os Serviços Armados, Ike Skelton, disse que a medida conquistou apoio amplo devido à frequência com que os programas de armas superam seus custos previstos e apresentam atrasos de programação. Citando um relatório do governo que detalhou 295 bilhões de dólares em desperdícios e custos superiores aos previstos em contratos de defesa, Obama disse: “É chegada a hora, finalmente, de acabar com este desperdício e ineficiência.”

O Escritório de Responsabilidade Fiscal do Governo estimou que quase 70% dos 96 maiores programas de armas do Pentágono excederam seus orçamentos em 2008. A nova lei prevê a criação de um escritório do Pentágono responsável por estimar o custo de programas novos. O escritório será encabeçado por um diretor que se reportará ao secretário de Defesa.

A nova lei também prevê ênfase maior em testar armas novas antes de entrarem em produção, para assegurar que as tecnologias sejam suficientemente desenvolvidas, e garante aos comandantes militares uma voz maior na formulação das exigências relativas a qualquer arma nova. As modificações estão sendo acompanhadas de perto pelas maiores fornecedoras do Pentágono: a Lockheed Martin Corp., a Boeing, a Northrop Grumman, a General Dynamics e a britânica BAE Systems Plc.

Supremacia militar no mundo

Obama, disse que o país manterá sua supremacia militar, durante um discurso perante a nova promoção dos Marines, aos quais prometeu enviar para a guerra só se for “absolutamente necessário”. O líder assegurou aos recém graduados da Academia Naval de Annapolis, no estado de Maryland, que dará todo o equipamento que precisarem para realizar sua tarefa, tanto agora como no futuro.

“Em outras palavras, manteremos a superioridade militar americana e faremos com que continuem sendo a melhor força que o mundo já viu”, afirmou o presidente em cerimônia da qual participaram cerca de 30 mil pessoas, segundo porta-vozes da Marinha. Entre os novos graduados estava Jack McCain, filho do senador republicano e rival de Obama durante as eleições presidenciais do ano passado, John McCain.

Obama assegurou ao jovem McCain e a seus companheiros que enquanto ele for comandante-em-chefe os enviará ao combate apenas quando for “absolutamente necessário e com a estratégia e os objetivos bem definidos, o equipamento e o respaldo necessários” para realizar a tarefa encomendada.

Obama diz que entre essas tarefas está a de colocar fim de forma “responsável” à Guerra do Iraque e a de perseguir uma estratégia nova e ampla para “desmantelar e derrotar” a organização terrorista Al-Qaeda e seus aliados no Afeganistão e no Paquistão. Destacou que entre as ameaças enfrentadas pelo país está a luta contra redes terroristas, o avanço de tecnologias letais e ideologias que impulsionam o ódio, a pirataria ao mais puro estilo do século XVIII e os perigos cibernéticos do século XXI.

FONTE: Estadão / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
higgins

Putz! Acabaram os martelos de US$ 900.00!!!!!!!

DORNIER

Em outras palavras, manteremos a superioridade militar americana e faremos com que continuem sendo a melhor força que o mundo já viu”, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH SOBERBA GRANDE PODE ATE PARECE MESMO MAIS O FANTASMA WEHRMACHT (EXERCITO ALEMAO) SEMPRE PERSEGUIRA O MARKETING DO EXERCITO AMERICANO.HOLYWOOD TEM GASTADO MILHOES DE DOLARES PRA FAZER O MUNDO OLHAR ARMY 1 COMO MELHOR. MAIS O VALOR DO WEHRMACHT CONTINUA INPRESINA GERASOE E GERASOE ES. SEM CONTA QUE ESA SUPREMACIA QUE ELES TANTO FALAO NAO FOI SUFICINTE PRA ASEGURA A NAO ENVASAO DA RUSSIA NA GEOGIA QUEM EM OUTRAS PALAVRAS FOI UM SHOW DE INVASAO .ISSO SEM FALA… Read more »

Alexandre

Oh Gente, oh Vida, oh Céus! … Tadinhos ….

Azevedo

O debate sobre os EUA é complexo e pode revelar vários pontos negativos, mas, no nosso campo de interesse, ficam poucas dúvidas do comprometimento do Estado com as FFAA. Para ilustrar, a mídia americana aguarda esses discursos de formatura nas academias militares (em caráter de rodízio, o presidente vai em uma a cada ano, incluída a da Guarda Costeira). É uma ocasião em que a administração (governo lá é a soma dos três poderes) apresenta pontos de sua “doutrina” de Segurança Nacional. Apesar deste caráter midiático, o moral dos formandos (sentados a exemplo das universidades) e dos que continuam na… Read more »

Caipira

Já são o que são estourando os orçamentos, prazos … imagina se eles se organizam e aplicam o dinheiro ainda melhor….
Maaaasss, estamos tentanto fazer o mesmo por aqui não?(só existe uma pequena diferença nos orçamentos, rsrsrs)

Caipira

Azevedo

Esse trecho do discurso do Obama foi de arrepiar…

Marine

O filho de John McCain se graduou ontem tambem, 4th geracao a atender Annapolis.

Honor, Courage & Commitment!

Noel

Pois é Marine, aqui é inimaginável o filho de um político do primeiro escalão, entrar em uma das nossas Academias militares.

Dalton

Marine,

já que vc citou Annapolis, hoje a Globo irá exibir o filme “Annapolis”…mas se vc ainda nao assistiu, nao estará perdendo grande coisa mesmo.

Lamento desapontar aos demais que pretendem assistir…

abraços

Noel

Realmente, o filme é ruim mesmo, e caso a realidade seja um pouquinho semelhante ao filme, tá explicado o por que de os comandantes yankees viverem fazendo barbeiragens. rsrsrsrs

marlos barcelos

traduzindo, Obama vai cortar despesas militares, mas diz que ainda continuarão a ser uma superpotência.

Dalton

Caro Marlos, primeiro, precisamos compreender, o que é uma super-potencia? Existem varios criterios, aqui coloco os que acho mais importantes: 1-ser a maior economia do planeta, e tudo leva a crer, que continuará assim pelos proximos 20 anos. 2-ter forças militares capazes de serem empregadas no mundo todo, apenas eles podem mandar uma força expedicionaria de centenas de milhares de homens para o outro lado do mundo e sustenta-los. Sem falar a capacidade nuclear, os russos podem até ter maior nr de ogivas, mas os submarinos estrategicos americanos estao mais tempo no mar e sao mais numerosos. 3-ter em seu… Read more »

muscimol

Os EUA desde Pearl Harbour que ficaram traumatizados e com a mania que todos os querem invadir. Construiram uma maquina de guerra tao poderosa que agora a maquina quer uma guerra a cada 5-10 anos. Mais, a maquina e tao poderosa que um presidente nao tem poder para a diminuir ou controlar ….infelizmente!!

Azevedo

O filme é uma bomba! Ele não foi filmado em Annapolis pq a US Navy não concordou c/ o roteiro. Rolou então muita computação gráfica e externas em outros campi. As falhas mais bizarras (fonte – IMDB): • Anacronismo: Um dos pontos focais do filme é o destróier em construção no estaleiro do outro lado do rio. O navio seria um Spruance (construção na década de 1970). • Erro na Geografia: Não há estaleiro em qualquer lugar perto da Academia Naval em Annapolis, MD. Na realidade, a academia é cercada por subúrbios razoavelmente chiques. • Erros factuais: Não existe tempo… Read more »

Marine

Realmente o filme deixa muito a desejar, tambem pudera, colocaram Tyrese como Marine…ninguem engole essa. Hahahaha

Semper Fi e que meus futuros lideres graduados ontem possuam sabedoria em seus comandos…

massa

Jack McCain é fuzileiro naval, quem está se formando é John McCain IV, filho do senador John e Cindy McCain.

marlos barcelos

Dalton Os EUA continuarão a ser superpotência por pelo menos 10 anos, acho que dura mais 30 anos, mas daqui a 10 anos com a retirada dos A-10, dos f-16, acho que os EUA terão bem menos caças, contrariando o que eçes dizem, mas mesmo assim os f-35 qua não acredito que cheguem a 2.400, acho que chega a 1.500, no máximo 1.700, mesmo assim será incrível a quantidade de caças dos EUA, por isso ainda serão superpotência, mas a economia precisa reagir para que isso ocorra, eu acredito que no final do ano que vem a economia americana estará… Read more »

marlos barcelos

Dalton

gosto od filmes americanos.

Robson Br

Dalton
seus comentários estão totalmente corretos. Eles chegaram a conclusão que guerra como a do Iraque não vale tanto a pena. desgastaram muito todos os equipamentos e agora tem que iniciar as substituições. Por muitos anos continuarão à frente, pois suas universidades nunca pararam de produzir tecnologia. O congresso americano foi unânime em aprovar as medidas, isso importa que do jeito que estava não estava certo. A crise acontece por problemas estruturais. Eles estão fazendo a parte deles e vão sair muito fortes depois disso.

Hornet

em tempo: a idéia de o inglês, o “novo latim”, ser devido a Inglaterra e não aos EUA não se deve ao fato de o inglês ser a língua-mãe da Inglaterra…mas sim ao fato de o inglês já ser a língua dos “negócios” e a língua da ciência desde o século XIX…ou seja, muito antes dos EUA sair da casca do ovo. O francês era a língua das côrtes (menos na Inglaterra, é claro) e da aristocracia culta, mas o inglês era a língua dos negócios e da ciência…mesmo no Brasil do século XIX era assim: inglês para se fazer… Read more »

Hornet

Interessante as definições de superpotência, mas não sei se essas definições são conceituais (abstratas e universais) ou se apenas se espelham nos EUA atuais para definir o que seja uma superpotência. Eu diria que esses itens, antes de mais nada, apenas se espelham nos EUA atuais. O que não quer dizer que sejam definições conceituais universais. Superpotência é um conceito? Tem como definir? Não sei…. Roma antiga dominou o mundo sem ter todas essas características…tinha algumas, mas não todas. O mesmo se aplica ao império Espanhol do século XVI, isso já na modernidade…ou mesmo ao Império Britânico, que dominou um… Read more »

Bosco

Dalton,
eu ainda acrescentaria aos seus critérios de definição de uma superpotência:
*ter uma dimensão continental, que equivale a ser dono de grandes recursos naturais e matérias primas
*ter uma vasta população
*ter um pujante parque industrial
*ter um governo “democrático”
*ter um sistema econômico baseado na livre iniciativa
Somados aos seus:
*grande vigor econômico
*poderio militar
*alta capacidade científica e tecnológica
*alto padrão sócio-econômico da população
*ter grande influência cultural, que extrapole às suas fronteiras

Marcos T.

Para se tornar uma “superpotência” é simples toma uns 3 viagra ao mesmo tempo.

Desculpa más tava muito séria a conversa.

Marcos T.

Acho o termo “superpotência” muito ultrapassado,trocaria por Hegemonía (significa que nada se equivale), tem um significado muito mais atual.