Brasil construirá pelo menos três SNB até 2035, segundo jornal

43

Também foi informado que o diâmetro do casco será de 9,8m

O programa do submarino nuclear prevê uma frota mínima de três navios a longo prazo – a meta de referência é o ano 2035, segundo oficiais da Marinha. A previsão é de que a primeira unidade entre em operação por volta de 2020. O empreendimento recebe R$ 130 milhões ao ano. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, acha o projeto “essencial à garantia da riqueza nacional que se encontra no Atlântico”. Para ele, “não é possível pensar em proteção exclusivamente com navios de superfície, plataformas de fácil localização”. Jobim lembra que, antes da embarcação de propulsão nuclear, “serão construídos quatro submarinos convencionais, de diesel-elétricos”.

A frota nuclear será formada por navios de 96 metros, 4 mil toneladas de deslocamento submerso e 17,8 metros de altura máxima – o equivalente a um prédio de sete andares, no ponto onde fica a vela, a torre que abriga antenas e os sistemas óticos; o periscópio, por exemplo. Para os engenheiros navais brasileiros, trata-se de aprender todo um novo conceito, a começar do desenho. O quadro de bordo do submarino nuclear será formado por 100 tripulantes, acomodados em um tubo de aço de 9,80 metros de diâmetro. Dentro dele dividirão o limitado espaço com equipamentos e os sistemas – rede elétrica, condutos hidráulicos, computadores, torpedos, mísseis e, claro, um reator nuclear ativo.

O tempo de permanência sob a água é indefinido, calculado em ciclos de 30 dias. Para reduzir o estresse decorrente do confinamento, os especialistas procuram dar ao arranjo interno do navio referências da dimensão humana. Não significa muito. Na embarcação especificada pela Marinha, o efeito será percebido nos beliches, levemente mais amplos que o modelo adotado nos submarinos convencionais, menores e mais leves, ou no refeitório, também usado como cinema. Outro cuidado: cardápio variado, comida saborosa e de qualidade, servida dia e noite.

O submarino atômico implica segredos. Um deles, ligado ao projeto, é o da tecnologia do eixo que leva movimento às (sic) hélices. O problema é limitar ruído e vibração. Empregando um conceito derivado da construção de ultracentrífugas nacionais, empregadas no enriquecimento do urânio usado como combustível de reatores, o eixo de 80 metros será magnético, funcionando sem barulho nem atrito. O projeto é desenvolvido pelo Centro Aramar, em Iperó, a 140 km de São Paulo.(AE)

FONTE: Jornal do Cruzeiro
COLABOROU: Leosg;Camilo

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Fonte: Poder Naval […]

Marine

Seria otimo se realmente for concretizado!

Jorge

2035?! Só 26 (VINTE E SEIS) anos de espera para ter uma frota completa!

Alguém conhece alguma oração poderosa para evitar guerras?

Por outro lado, como o calendário Maia prevê o fim do mundo para 2012, não vamos nem perceber a demora.

Haja paciência!

Nunão

Ou seja, com base nesse planejamento da MB que aparece na notícia do jornal, posso arriscar dizer que se o último dos IKL, o Tikuna, completar 30 anos de serviço na MB, será o último de sua espécie a ser substituído por um SNA por volta de 2035, seguindo o provável destino de seus dois irmãos menos velhos, o Timbira e o Tapajós. Já os dois IKL mais antigos, o Tupi e o Tamoio, provavelmente já seriam substituídos antes por dois dos quatro Scorpène/Marlin. Assim, pode-se imaginar que a MB tem planos para ampliar o número de submarinos em serviço… Read more »

Zorann

kkkkk

poderei não estar vivo para ver isso…

Mas a noticia é muito boa

J Roberto

Engraçado.Li essa matéria num jornal hoje de manhã na qual sou assinante,inclusive fiz o recorte da matéria para comentar aqui no blog,estou com ela aqui na mesa,mas quando eu acesso já me deparo com ela.Esse blog navega na velocidade do som!!!rsrs

O Brasil está pensando num projeto à longo prazo,devemos acreditar no país,um país que mais recebe investimento estrangeiro dentre os paises emergentes,os chamados “BRIC”
Vai com fé Brasil,que vc chega lá!

LM

Nunão,

Existem algumas imprecisões no texto do jornal. O SNBR deverá deslocar 4.800 toneladas submerso. O eixo terá entre 60 e 65 metros. O tempo de permanência da “patrulha” deverá ser de 45 dias e, em algumas situações, esse período poderá ser dobrado (90 dias).

Com relação aos SBR, o acordo com os franceses prevê a possibilidade de se construírem mais 2 unidades, totalizando assim 6 unidades.

A previsão da MB é poder contar com pelo menos 9 submarinos na ForSub, sendo 6 de propulsão convencional e 3 de propulsão nuclear.

Abraços

Nunão

LM, nem me atentei à informação do eixo, preferi traçar apenas um raciocínio lógico quanto ao total de unidades. Agora só que reparei nos 80 metros da matéria, o que de fato é um tanto exagerado.

Quanto às previsões da MB, 9 submarinos é um número bem mais interessante, melhorando as possibilidades de se manter um número entre 4 e 6 unidades sempre em operação. Grato pelo complemento!

Dunga

Parece a piada dos dois mendigos bêbados que sem um tostão no bolso estavam planejando uma festa no barraco, mas prescisavam antes construir uma piscina com 50 m2 e uma churrasqueira para 100 pessoas!!!

Camilo

Nós nos preocupamos com o tempo que vai levar até termos nossos SubNuc. Mas creio que o problema não se resume à dinheiro ou mesmo disposição política. O problema é “gente”. Nós temos limitações de pessoal desde o nível técnico até superior. Essa empreitada de construir um submarino nuclear demanda pessoal altamente especializado em todos os níveis. Tanto para o projeto como para a construção. Aliás isto já foi comentado aqui no Blog. Portanto, por mais que nós queiramos ver o SNB como realidade, não dá para esquecer este fato. É bem provável que nesta previsão de 2035, a MB… Read more »

Bosco

Temos que arrumar rapidamente um inimigo poderoso e uma ameaça iminente. Só isso levará à vontade política e à mobilização nacional. Sem isso não acredito que tal fato ocorra em 26, em 50 ou mesmo 100 anos.

Marcelo Martins

ahh…tá!….e a Chapeuzinho Vermelho será a madrinha do 1º, a Alice, do País das Maravilhas, a do 2º, e a Branca de Neve será a do 3º.

Marcelo Martins

Só acreditando em história da carochinha pra engolir essas notícias!!

Ulisses

Engraçado mesmo,quando não faz,não presta,quando faz,não presta também,eu hein!

E pior,tem gente que acha assim mas sequer se informa sobre os projetos fora deste blog.

Isto é uma estratégia a longo-prazo e não compra de prateleira,e tudo está sendo feito conforme o planejado.

Antes era:”só existe intenção,mas nada saiu do papel” e agora é :”não acredito que tal fato ocorra em 26, em 50 ou mesmo 100 anos.” ou “ahh…tá!….e a Chapeuzinho Vermelho será a madrinha do 1º, a Alice, do País das Maravilhas, a do 2º, e a Branca de Neve será a do 3º.”

Que foi?Não gostou?

muscimol

“Dunga

Parece a piada dos dois mendigos bêbados que sem um tostão no bolso estavam planejando uma festa no barraco, mas prescisavam antes construir uma piscina com 50 m2 e uma churrasqueira para 100 pessoas!!!””……

Dunga …da forte …da pra ____________!!…e mandar vir umas coelhinhas da playboy!!

Hornet

ops! Fugi da escola…não é “excessão”, mas sim exceção…desculpem a nossa falha…hehehe

Hornet

A questão de acreditar ou desacreditar é direito de cada um…assim como é direito de cada um ler o Lewis Carrol (eu, particularmente adoro a “Alice”). Mas eu não sou daqueles que fica tentando descobrir o que vai acontecer no futuro. O que eu vejo é o que está acontecendo no presente…e no presente nós temos a seguinte situação: a MB está criando as condições concretas (materiais e de pessoal) para se construir 4 Scorpenes e um Sub Nuc. Já existe o dinheiro e existe o planejamento para tal. Mas construir submarinos demora um pouco. Não é a mesma coisa… Read more »

Patriota

Bem de qualquer forma é uma boa noticia vamos ser a potencia
militar de Lingua portuguesa
os portugas morreram de inveja ! rsrsrs
Não se constroe um sub em 3 min mais 26 ANOS já é demais, parece que estamos vendo o mesmo filme de um tempo atrás promessas e mais promessas todas de longo prazo que o final todo mundo sabe.

espero que desta vez seja diferente

saudações

Vassili Zaitsev

Tomara que a MB possa realmente alinhar 9 subs na ForSub. Mesmo sendo em um prazo bem distante da atualidade, torço para que os planos se cumpram por total. A MB equipada com 6 SSK modelo Marlin/Scòrpene (pena que não estejam equipados com algum sistema independente da atmosfera, tipo o MESMA) + 3 SSN terá bem mais capacidade dissuasória do valor atual. Mas, devemos lembrar todas as dificuldades que um projeto desse porte podem e, com certeza passarão: – Nem a MB nem sequer nemhum estaleiro no Brasil possui tecnologia para construir submarinos nucleares. Os franceses se dispuseram à nos… Read more »

Hornet

Eu também concordo que um planejamento de muito longo prazo vira pura adivinhação, mas voltando ao que temos de concreto… O Brasil conseguiu um financiamento para os 4 Scorpenes e para o Sub Nuc, de 17 bilhões a ser pago em 15 anos com 5 anos de carência. Além disso, o acordo com a França estipula que os submarinos devam estar prontos no prazo máximo de 20 anos (prazo máximo!). neste sentido, tudo me leva a crer que nos próximos 15 anos (prazo do financiamento) devemos ter terminado esta etapa dos 4 Scorpenes e do primeiro Sub Nuc, que se… Read more »

Baschera

O prazo é elastico, não nego.
Mas não nos esqueçamos que o problema, além das verbas fartas e contínuas, se chama “massa crítica”, ou seja, cérebros formados nas diversas áreas do conhecimento para construção, planejamento e execução de um projeto naval inédito.
Hoje, a MB já se ressente de mão de obra mais qualificada para manter as belonaves atuais e seus já complexos sistemas. No futuro a necessidade será maior.

Sds.

Alte. Makarov

Perfeito Hornet! Parabéns por expor suas idéias muito bem concatenadas. Sobre a imagem que fazemos e temos de nosso país, é interessante sempre procurar outros pontos de vista. O jornal argentino La Nacion coloca vez ou outra alguma matéria sobre o Brasil. E é interessante ler os comentários dos leitores argentinos. Passa-se até uma idéia de certa inveja mesmo. Por causa das percepções que eles têm de que existe um nítido avanço do Brasil. Isso quase sempre em relação à Argentina. A corrupção certamente é relativa e todos os países sofrem de corrupção e todos têm seus momentos de maior… Read more »

Hornet

Caro Patriota, não sei de onde que vc tirou que iremos demorar 26 anos para construir um submarino…poderia nos informar este ponto? Mas de todo o modo, deixa eu esclarecer: seriam 26 anos (de hoje até 2035) para termos 9 novos submarinos (provavelmente 3 nucleares…estou me baseando nas informaçõpes do LM). Nesta conta, os nossos 4 Tupis e o Tikuna já teriam dado baixa até 2035. Portanto teríamos os 9 novos submarinos em 26 anos…o que dá uma média de um submarino novo a cada 2,8 anos. Vc acha muito tempo ou pouco tempo construir um submarino a cada 2,8… Read more »

Esdras

É o tipo de anuncio patético. Neste parazo não tem como fazer palnejamentos, alias todos que fizeram furaram, porque o anuncio feito para o primeiro SNB era para 2002.
É melhor trabalhar e deixar de gracinhas para sociedade tosca acreditar.

Alexandre Marlon

Mas, infelizmente, acho que a marinha está colocando dinheiro fora. Não chega ao caso de um comentário que disse que alguém devia prender essa gente por disperdiçar dinheiro pois essa dinheirama poderia equipar bem as três armas, ou postou algo parecido. Quanto a isto não sei se seria possível equipar bem as três armas, não sou nenhum especialista em forças armadas, sou leigo nisso. Sou da opinião de que a marinha está colocando dinheiro fora, pois se não me engano a Marinha Australiana está desenvolvendo um novo submarino NÃO NUCLEAR, que usa um novo tipo de armazenamento de energia e… Read more »

Alexandre Marlon

RETIFICAÇÃO:
Só lembrando, um submarino nuclear, mesmo podendo ficar quase que indefinidamente submerso devido ao reator nuclear, ele deve vir a tona para reabastecer de suprimentos. É a essa questão do reabastecimento de suprimentos que estava pensando quando no outro post mencionei que com o desenvolvimento dos novos submarinos consencionais australianos. Esses novos submarinos certamente terão evoluído ao ponto de poderem ficar submersos tanto tempo quanto um submarino nuclear ou estariam quase chegando ao ponto de ficarem submersos tanto ou mais quanto um submarino nuclear.

Alexandre Marlon

Se a Marinha tivesse empregado esse dinheiro todo no aperfeiçoamento tecnológico dos submarinos ou do submarino recentemente construído aqui, e não só no desenvolvimento tecnológico desse submarino ou classe de submarino mas financiando a engepron no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novos modelos de embarcações de superfície, elaborados e aperfeiçoados aqui não no estrangeiro. Certamente teria sido um dinheiro muitíssimo melhor empregado.

Mas como os especialistas são o pessoal da Marinha, tomará eles estarem certos e que tudo possa ser feito conforme o cronograma deles!

Pinchas Landisbergis

Planejamento é util e saudavel , mas a tão longo prazo passa a ser um exercicio de adivinhação. Não posso prever nem se estarei vivo daqui a uma hora, mas posso planejar o que vou fazer daqui 1 hora , 1 mes , 1 ano não daqui a 10 ou 20 anos, principalmente devido à crescente escasses de recursos no mundo , que tornará sem duvida os mais fortes , também mais agressivos. A História do mundo aconselha a menos execicios de futurologia e mais pés no chão . O que faremos se sofrermos uma agressão agora,ou daqui a um… Read more »

Noel

Concordo que antes tarde do que nunca, mas o projeto começou em 1979 ou 80, se não eu estiver enganado.

Cláudio Melo

Nosso principal problema não é dinheiro, e sim capacitação. Recentemente o Banco Mundial refez as contas e, basenado-se no poder de compra, relacionou as maiores economias do mundo. O Brasil aparece na sexta posição à frente da França. Sei que não temos, ainda, padrões de desenvolvimento científico e tecnológico, de saúde, educação, etc, comparável aos franceses. Nisso eles ainda ganham de nós, e os europeus desenvolvidos, de um modo geral. mas o nosso país está crescendo economicamente e daqui há alguns anos faremos uma bela surpresa aos desenvolidos. Crescemos mais de cinco por cento nos dois últimos anos. nosso PIB,… Read more »

AJS

Se o Brasil tivesse direcionado esse dinheiro para outra direção na MB, seria o Brasil quem deveria obter o financiamento para tal empreendimento e não a França, como aconteceu, esse dinheiro foi conseguido como empréstimo pela França, para a construção por aqui de meios militares desencolvidos pela França.
Não temos esse dinheiro.

AJS

…desenvolvidos…

Marcos T.

Não sou especialista em submarinos, más de desenvolvimento de projetos sim. Qualquer projeto que leve mais de cinco anos para ser concluido, sofre de uma coisa chamada “defasagem técnica”, ou seja após esse tempo é necessaria uma revisão completa do projeto, isso serve para fazer de uma cafeteira elétrica a um submarino. Isso acontece por uma simples razão “o mundo evolui”, as tecnologias mudam com o passar do tempo, surgem outras novas, e por aí vaí. Provavelmente o primeiro Submarino a sair da fábrica será bastante diferente do ultimo. Quando sair o ultimo, provavelmente o primeiro já estará precisando de… Read more »

Esdras

Bem…..eu apoio esta compra, mas reprovo o anuncio amador com este prazo ridículo.
Ainda acho que para manter a estrutura funcionando era para termos mais um Tikuna em produção.

Jonny Lima

É uma provocação à nossa inteligência; francamente. Que um submarino nuclear seja uma arma dissuasória relevante não se discute, pois isso até uma criança pode compreender. Mas o que está em mérito é: Para que o Brasil precisa se submeter a tamanho esforço de gastos? Nosso propósito dissuasório no mar é a defesa de nossa costa, do pré-sal, de nosso parque industrial e usinas próximas ao litoral, é contra o contrabando de armas que aflige nossas metrópolis. Para isso, uma Força Aérea bem equipada, com bases instaladas por toda a costa, com aviação de interceptação capaz de prestar apoio a… Read more »

Dalton

Os futuros subnucs serao maiores que os atuais submarinos franceses, porém menores do que a proxima geraçao, cuja primeira unidade, o Suffren deve ser entregue em 2016. Parece-me o tamanho ideal para os franceses, já que tem entre outras coisas o encargo de patrulhar o mediterraneo, e o proprio golfo persico é um “pulo”, portanto nao precisam ser tao grandes quanto os sub americanos e portanto sao mais baratos. O que o Marcos T. escreveu é muito pertinente. “Defasagem tecnica”, e todos oa paises enfrentam este tipo de problema, com atrasos e um aumento consideravel no orçamento originalmente proposto. Nossos… Read more »

Bonifácio

Senhores, Espero que os anúncios recentes e as intenções manifestadas, com exceção das mudanças nas estruturas de comando, sejam para valer. Muitos poderão se perguntar acerca da racionalidade de tais investimentos, baseados somente em premissas económicas, mas isso é limitar a realidade a somente um pequeno aspecto dela. O Brasil, como estado-nação gigante com um território invejável, tem interesses permanentes e possibilidades de futuro que justificam um grande esforço para manter uma força capaz de manter interesses estranhos não só fora das suas fronteiras, mas também da sua zona de influência, a América do Sul e a zona da costa… Read more »

Viper

Pra Mim, este SubNuc já é NATIMORTO. O Brasil esperou demais para acordar para o
tema defesa, e agora que acordou já é muuuuuuuuuuuuito tarde. Estamos
vulneráveis, militarmente falando. Nossas FA´s não tem como manter uma ordem de
batalha mínima, logisticamente, tecnologicamente, moralmente estamos defesados e
os passos para o fim daquilo que conhecemos como Brasil, uno, independente já
comessaram, logo seremos apenas uma referência geográfica pontilhada por
conflitos, fome e degradação social. Tudo por não termos sabido cuidar de um
tesouro como este imenso país.

Patriota

Quando falei não se faz um submarino em 3 min porem 26 anos é demais, foi apenas um expressão que utilizei com relação ao pacote
todo, peço desculpas por não escrever de forma mais clara.
Agora se falando em tempo de construção de navios 2,8 anos é um prazo razoavel, o que realmente preocupa é que as belonaves da MB
ja estão para dar baixa e este vai ser um investimento pesado
e vai depender de vontade politica não é questão de agorar e
sim ser realista.

Bem de qualquer forma eu estou torcendo para o planejamento
dar certo

saudações

Jacubão

Senhores, vamos dar mais crédito as nossas forças armadas, pois mesmo sendo em passos lentos, chegaremos ao destino final. Não podemos esquecer que o mundo está passando por uma crise financeira e os governos anteriores nunca deram o devido apoio a nossa MB, pois se tivessem dado esse apoio no passado, os submarinos nucleares da MB, estariam navegando nos mossos mares nos dias de hoje.

Marcos T.

Na minha opinião deveriam vender o A12 junto com os A4 e tudo que não presta mais e focar recursos para antecipar esse programa.

Aurélio

Nosso sub. nuclear : 9,80m de diâmetro ; 96m de comprimento ; 4000ton. , de deslocamento não é um submarino muito pesado para um reator nuclear de 50 MW témicos/ 11MWe ? Ou será que o nosso submarino nuclear terá dois reatores e duas hélices como os submarinos russos ? Alguem poderia, dar alguma informação a este respeito?

WLADIMIR PEREIRA

Só 03 Submarinos??? Até 2035??? É BRINCADEIRA !!! Tenho dito e continuo dizendo: “Apenas UM, um único Porta-Aviões Nuclear Estadounidense pode pôr o Brasil de joelhos, somente ameaçando atacar pontos vitais no País, sem precisar disparar um tiro !!! E eles tem mais de 12 destes… Nossa principal preocupação não deve ser a Argentina, ou a Venezuela ou outro. “Nossa principal ameaça foi, é e sempre será os Estados Unidos da América”. Quem acha que foi um mero “acidente”, o que ocorreu em 2003, com a destruição total do nosso VLS, Base de Lançamento e dezenas de cientistas mortos –… Read more »