Marinha convoca atletas para Jogos Militares

10

Com a proximidade dos próximos Jogos Mundiais Militares, em 2011, o Brasil não quer fazer feio. País sede da próxima edição, que será realizada no Rio de Janeiro, a aposta é em nomes que os brasileiros conhecem bem de outros Jogos, os Olímpicos. Atletas, pugilistas e judocas estão entre os convocados pela Marinha brasileira e se formaram na terça-feira, tornando-se oficialmente marinheiros e militares brasileiros.

Para entrarem no militarismo, os brasileiros passaram por um treinamento com toda a rigidez das forças brasileiras. Com direito a uniformes, continências e horas em salas de aula, os cerca de 100 atletas que se formaram no Rio de Janeiro passaram por três semanas de preparação, em um estágio de adaptação. São nomes como a medalhista de bronze em Pequim Ketleyn Quadros e Danielle Yuri (judô), Diogo Silva (taekwondo), Washington Silva e Everton Lopes (boxe), Matheus Inocêncio e Joana Costa (atletismo).

Em um país que ainda vive em função de ciclos olímpicos e da proximidade dos Jogos, a oportunidade logo após os Pequim foi única. “A estabilidade que teremos é um dos pontos positivos”, afirmou o pugilista Washington Silva, quinto colocado na China, um dos novos “atletas-militares”. “Esta porta devia ter sido aberta muito tempo atrás. A estrutura na Marinha é muito boa.”

Por parte da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que atualmente recrutam de modo conjunto os atletas, o objetivo é fazer com que o número de medalhas brasileiras aumente entre as 42 modalidades dos Jogos Militares, principalmente por ser em casa.

“A Marinha e as outras Forças não querem fazer feio. Queremos levar os atletas militares para o pódio. A tendência é de cada vez mais termos atletas de níveis olímpicos”, disse Maurício Miranda, capitão de fragata fuzileiro naval e chefe do Departamento de Desporto e Educação Física do Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio.

“A Marinha está patrocinando, de certa forma, várias modalidades para competirem representando o país. Oferecemos a eles uma carreira profissional e eles ganham um salário mensal, tem auxílio na parte de saúde. Imagine quantos atletas não desistiram porque não tiveram estrutura adequada para competirem”, explicou Marcello Claudio, Sargento Fuzileiro Naval e treinador de boxe na Marinha. “Esta mudança vem para somar.”

Os olímpicos fizeram o curso de adaptação para se transformarem em militares da ativa – requisito para irem aos Jogos Militares -, mas não tem exclusividade como atletas-militares. A maior parte deles voltará a treinar nos seus clubes e seguirá defendendo o país em competições como Mundiais e Olimpíadas. Como militares, os campeonatos são em menor número – nesta terça-feira, por exemplo, a seleção feminina foi para os Estados Unidos para o Mundial Militar da modalidade.

Não é só o militarismo brasileiro que conta com atletas oficiais das Forças Armadas. Em outros países, a medida é comum, como no caso da saltadora com vara russa Yelena Isinbayeva, detentora da melhor marca do mundo e campeã olímpica e mundial.

Em agosto de 2005, a musa foi certificada como tenente das Forças Armadas de seu país e em 2008 foi promovida a capitã. Enquanto isso, segue representando o seu país nos Jogos Olímpicos e Mundiais.

A convocação dos atletas parte dos militares, que buscam junto às federações contatos dos atletas. Quem aceita, participa de exames físicos e provas e, caso tenha sucesso, passa pelo treinamento que leva ao posto oficial de militar. “O atleta entra para a Força, mas não vive a vida militar. Sua única função é competir como militar. O que os atrai é esta relativa estabilidade”, afirmou Miranda. Os atletas podem ficar até por oito anos como atletas-militares, mas passam por avaliações anuais.

FONTE: UOL esportes

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

Realmente é espetacular esta idéia.
Eu mesmo… Tenho 17 anos, já fui campeão paulista varias vezes, tinha muito incentivo de tudo e todos, mas, a falta de estrutura é demais então acabei parando com os treinos(natação) aos 14 anos.
É mais que um sonho toda esta proposta da Marinha brasileira.
Se surgisse uma oportunidade como esta, daria minha vida por tudo isso. O esporte, a condição de defender meu país, não existe algo mais prazeroso e reconhecido.

Marcos

A primeira medalha deve ser do autor da idéia e do idealizador.
Muito bom mesmo.

João das Botas

Muito boa medida. Ajuda no treinamento dos atletas, promove as FFAA e ajuda na simbióse entre civis e militares. Só não vão chamar a Danielle e a Joana de soldada ou capitã, né??

diego

como um atleta faz para engreçar na marinha, de interesse a disputar
o mundial?

Hornet

Estão achando legal a realização desses jogos, né? Eu também acho… Mas quando foi anunciado pela primeira vez (meses atrás), aqui no blog, que iriam acontecer esses jogos, só faltou neguinho pedir a cabeça do Jobim numa bandeja de prata! “Pra quê gastar dinheiro com isso!!!…Vão gastar dinheiro com esses jogos e não teremos dinheiro para os submarinos, para as escoltas, para os navios patrulhas!!! etc. etc. etc.” Essa foi a grita geral! (Os “reclamões de plantão” estavam errados, de novo. Aliás, não acertam uma. Já temos o dinheiro para os submarinos e tal, e o reequipamento da MB em… Read more »

Garreau

O subsidiário está tirando o foco do principal. O que dizer p/ os militares da ativa que recorrem a planos de saúde privados por não conseguirem o atendimento que outrora era considerado “salário indireto”? Rio-2016 pega carona até nos Jogos Militares … “A Marinha já convocou atletas no ano passado para entrar nas Forças Armadas. O Exército soltou sua convocação recentemente e a Aeronáutica está fazendo a mesma coisa”, disse o almirante Bernardo Gambôa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), durante o lançamento dos Jogos, ontem, no Forte São João, na Urca (zona sul). Segundo ele, os atletas… Read more »

LEO

quero saber qual e o criterio da convocaçao de militares da ativa no grupo das comissoes, sou da bda terinador de futebol ex atletas da cde exercito agora treinador nao tenho chaçe nem de apresentar o trabalho fui campeao dos marciais pelo exercito no cml, meu sonho era participar do mudila militar, ja fui terinador de 3 clube profissionais no rio e parana sou cabo estabililizado como faço pra mostar meu trabalho :

Douglas

eles devem convocar os melhores atletas para o Brasil arrasar essas olimpiadas

NATAN

COMO HUM ATLETA FAZ PARA ENTRAR E INGRESSAR NA MARINHA….

sonia ferrari

Excelente projeto das forças no esportes.Tenho uma sobrinha que é uma excelente goleira e treina no rio sem vinculo com clube.
No CEFAN a quem ela poderá procurar para ingressar no quadro militar
a fim de disputar os jogos militares no ano de 2001.
Aguardo contato
Grata sonia ferrari