Destroier americano se movimenta para o primeiro teste das novas sanções da ONU contra a Coreia do Norte

KOREA-NORTH/vinheta-clipping-navalUm destroier da Marinha dos EUA está seguindo neste domingo, 21, um navio norte-coreano suspeito de carregar armas ilícitas que ruma em direção a Myanmar, no que pode ser o primeiro teste das novas sanções do Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte, informou a tevê sul-coreana YTN, citando uma fonte do serviço de inteligência da Coreia do Sul.

“Os EUA suspeitam que o Kang Nam 1 pode carregar mísseis ou partes relacionadas e que o navio provavelmente fará escala em Cingapura em sua rota”, disse a fonte, segundo a YTN. O navio é um dos cinco “Kang Nams” – de nomenclatura de 1 a 5 – usados por Pyongyang para transportar armas no passado, segundo a tevê sul-coreana.

O governo militar de Myanmar, que enfrenta um embargo de armas dos EUA e da União Europeia, tem comprado armas da Coreia do Norte. A tevê YTN disse que os EUA enviaram um destroier e está usando satélites para perseguir o navio norte-coreano.

O cargueiro Kang Nam, de 2 mil toneladas, é supostamente o primeiro navio norte-coreano a ser perseguido sob as novas sanções da ONU. Na quinta-feira, 18, duas fontes americanas disseram que a Marinha dos EUA tinha começado a seguir o navio, que deixou o porto de Nampo, na Coreia do Norte, na quarta-feira, 17, e estava viajando através da costa da China. Uma dessas fontes disse que não havia certeza do que o Kang Nam estava carregando, mas essa embarcação esteve envolvida no transporte de armas antes.

Houve uma escalada da tensão na península Coreana desde que a Coreia do Norte decidiu conduzir seu segundo teste de explosão nuclear no dia 25 de maio. Em seguida o governo norte-coreano declarou que iria expandir seu programa de bomba atômica e ameaçou deflagrar uma greve em protesto as sanções impostas pela ONU como resposta a seu teste nuclear.

As novas sanções da ONU endureceram um embargo de armas anterior contra a Coreia do Norte e autorizou a realização de buscas nos navios em uma tentativa de impedir os programas nuclear e de mísseis balísticos do país. A resolução pede a todos os 192 membros da ONU que inspecionem os navios em mar aberto se eles tiverem informações que proporcionem motivos razoáveis para acreditar que a carga contenha armas proibidas ou material para construí-las, e se uma aprovação for dada pelo país da bandeira do navio. Se o país se recusar a dar a aprovação, o navio deve ser direcionado “para um porto apropriado e conveniente para a inspeção das autoridades locais”.

FONTE: Agência Estado / AP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments