Nota sobre o falecimento de militar no NE ‘Brasil’ quando o navio estava no Chile

13

No dia 17 de julho, o Cabo CN-SB ALEXANDER PINTO FERREIRA, tripulante do Navio-Escola “Brasil”, que se encontrava atracado na cidade de Valparaíso, Chile, um dos portos da 23ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, faleceu após uma parada cardiorrespiratória.

O militar procurou a enfermaria do navio dia 14 de julho, queixando-se de tosse e secreção, com febre de 40 graus, e ali foi internado pelo médico de serviço. Exames laboratoriais indicaram infecção bacteriana e o CB Pinto Ferreira foi medicado com antibiótico e anti-térmico. No dia 16, o paciente apresentou importante melhora em seu quadro clínico e continuou sendo acompanhado pela equipe médica do navio. Porém, na manhã do dia 17, apresentou parada cardiorrespiratória, vindo a óbito, após 50 minutos de procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar realizados por 2 médicos de bordo.

No dia 17 de julho, o Comando-em-Chefe da Esquadra, representado pelo Comando da Força de Superfície, pelo Capelão Naval e pelo Núcleo do Serviço de Assistência Integrada para o Pessoal da Marinha, compareceu à residência do militar para prestar toda assistência à sua família. O translado do militar falecido até o Brasil será feito por um avião da Força Aérea Brasileira, após a liberação do corpo.

O Comandante do Navio-Escola “Brasil”, Capitão-de-Mar-e-Guerra Fernando Antonio Araújo de Figueiredo instaurou Sindicância para apurar as circunstâncias em que ocorreu o falecimento. O Comandante-em-Chefe da Esquadra e toda a sua Tripulação lamentam profundamente a insubstituível perda e solidarizam-se com a Família Pinto Ferreira neste momento de dor.

NOTA: O Cabo CN-SB ALEXANDER PINTO FERREIRA nasceu no dia 8 de agosto de 1973, natural do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Marinha do Brasil através da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em 2 de julho de 1990. Serviu no Comando da Força de Superfície, Escola Naval, Centro de Instrução e Adestramento “Almirante Áttila Monteiro Aché” (CIAMA), Navio-Transporte de Tropas “Custódio de Mello”, Contratorpedeiro “Pará”, Submarino “Tapajó” e Navio-Escola “Brasil”, além de outras Organizações Militares, por ocasião da realização de cursos de carreira. Foi promovido a Cabo em 30 de setembro de 1996.

FONTE: COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA / SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igo

Meus pêsames a família.

Uma pena.

Marine

Meus pesames a sua familia…

Pequena pergunta aos entendidos:

E comum o militar ter passado 13 anos como cabo sem ter sido promovido?

Marcelo Ostra

Sim, na MB é, na FAB tbm

Abs
Mod MO

Paulo Dias

Aos familiares do CB Pinto, meus sinceros sentimentos. Ao Comandante do NE “Brasil”, CMG Fernando Antonio Araújo de Figueiredo, eu, como pai de um dos GMs a bordo, conto com vossa serenidade no comando desta sua missão maior que é a de retornar com nossos filhos em total segurança, sem expô-los a riscos desnecessários para a saúde. Retorne, caso julgue necessário. Aos GMs embarcados no NE U27 que, depois de tanta dedicação, garra, conquistas, dificuldades e outros mais adjetivos, merecem um mar de tranquilidade nesta XXIII viagem de instrução. Ao meu filho, te amamos muito. Estamos com toda atenção em… Read more »

ivan

Nada sei de assuntos militares. Pela nota parece ter sido pneumonia(infecção bacteriana) com melhora inicial com antibióticoterapia e súbita piora com evolução letal. Estranho e certamente muito raro, a menos que o Cabo já tivesse algum problema prévio, o que é improvavel num cruzeiro desses.
Lamenta-se a vida de um jovem. Que pena.

bia

gostaria de saber como estão os outros tripulantes pois esta dificil ter alguma noticia

Noel

Marck e Marine, na FAB, se o Cabo não prestar concurso para o Curso de Formação de Sargentos, ele será promovido a Terceiro-Sargento ou 3S, após 20 anos na Graduação de Cabo.
Sds

Marck

Ao Marine:

Sim, e pode ficar enternamente como cabo. Pra obter esta “promoção” é necessário prestar concurso público para escola de sargentos. Depois é claro, de passar por um curso completo na escola de sargentos de acordo com a especialidade escolhida. É assim no Exército e na Força Aérea. Acho que na Marinha também. Um exemplo no link abaixo.

Mais informações: http://www.concurso.esa.ensino.eb.br/

The Captain

Ele morreu depois de ter adquirido a “Gripe A”, uma vez que estava no Chile e este país é o que apresenta o segundo maior número de mortos pela gripe em todo mundo? Teria sido infectado em uma descida a terra e não teria havido cuidado por parte do comando em evitar contato da tripulação com a população? Outros casos mais não surgirão? …

Marcelo Ostra

Ivan

Aproveitando, pois o Galante esqueceu de me passar seu mail para te AGRADECER a gentileza, de extremo bom gosto, delicadeza e gentileza impar !!!!!

Minha saúde agradeçe, minha familia lhe agradece, meu ruim novo lhe agradeçe o carinho para com minha pessoa

Recebi ontem a noite, muitissimo obrigado !!!!!!

Aguardo o mail do Galante para poder te escrever diretamente (mmls10@uol.com.br)

Ahhh, em tempo ,segunda feira – hemograma – creatinina a 1,15 🙂

Abs e muito obrigado !!!!!!!!!!
Mod MO

ivan

Marcelo

Não foi nada, não precisa agradecer.

a) espero que as batalhas ali mostradas lhe ajudem – de certa forma- a enfrentar as grandes batalhas que voce tem corajosamente enfrentado. As suas são – com certeza- maiores e mais difíceis.

b) Creatinina 1,15. Beleza!!! “Bordoada” na Insuficiencia Renal! Isso é o mais importante!

[…] Nota oficial sobre o falecimento do militar […]

otavio de souza costa

Respostas erradas. Na Marinha não é preciso fazer concurso para sargento.
Este cabo que faleceu, ingressou em 1990.
É 1 ano na escola de aprendizes marinheiros + 3 anos como Marinheiro de 1ª classe e + 8 anos como cabo.
Façam as contas.
Ele não ficaria eternamente como cabo.