vinheta-clipping-navalPara competir com suas concorrentes australianas, a Vale investe na criação de uma frota própria de navios para atender às encomendas da China, único mercado de minério de ferro que mostra vigor apesar da crise. Será investido US$ 1,7 bilhão em linha exclusiva de transporte marítimo para a Ásia.

Segundo Fábio Barbosa, diretor financeiro da Vale, o mercado “natural” da companhia é o Ocidente em razão da localização de suas minas, mas, diante da crise, a empresa teve de reposicionar suas vendas e direcioná-las para a China.

A empresa já encomendou a construção de 12 navios de grande porte na China -ao custo de US$ 1,6 bilhão. Mais oito ainda serão contratados.

Neste ano, a Vale investirá US$ 595 milhões na instalação dessa nova linha marítima – que inclui ainda a compra de 20 navios usados, que já consumiram investimentos de US$ 98 milhões até o final do segundo trimestre.

FONTE: Folha de S.Paulo/DA SUCURSAL DO RIO

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gerson

parabens a vale por ajudar a china a criar empregos lá. será que ela sabe que o segundo maior estaleiro do mundo o “atlantico sul” fica aqui em pernambuco?

Marcos Pesado

A Vale, ao contrário da PETROBRÁS, quanto à construção naval, parece preferir gerar empregos na CHINA!
Por que será?

SDS

Robson Br

US$ 1,7 bilhão = quantos empregos?
LÁ NA CHINA É CLARO

Ou seja, o dinheiro de nosso minério não vem para cá e sim fica lá. Com nosso minério e com o dinheiro que eles nos pagam eles geram empregos lá. Se o Brasil não fabricassem nada aqui, tudo bem, mas temos estaleiros aqui e estão bem devagar.

RODRIGO

Acontece,que sai muito mais barato comprar lá fora,na Àsia,do que no Brasil.E a Vale,como uma empresa privada,visa lucro.Pra poder competir com os estaleiros chineses e coreanos,existe uma longa caminhada……!!

claudio alfonso

Se a Vale fosse estatal provavelmente seriam feitas encomendas aqui no Brasil mesmo, mas como ela é um empresa privada, esta se lixando para o desenvolvimento do Brasile a geração de empregos, o que VALE são as margens de lucros.

Roberto CR

RODRIGO

Compreendo seu argumento mas a Vale, que está gastando uma bela grana em propaganda para parecer mais simpática, deu uma bela amostra do capitalismo brasileiro: focado em comprar lá fora, não em produzir aqui.

Faço coro com os companheiros acima quanto as congratulações à Vale, na criação de novos empregos na China, ajudando seu cliente crescer.

Abs

Fully

Jogadas comerciais e capitalismo selvagem,é assim que a banda toca!!!

Marcelo Ostra

Pq não quer ficar esperando e acreditar nesta “balela” de navios da petrobras

bom tem gente que acreedita em end, pream(bulante) e afins …. é mais ou menos a mesma coisa, um dia sai …

hehehehe
Mod M

Sopa

Além de ser o País da manufatura é o “País de Todos” !!

“Nas favelas não,mas no SENADO só sujeira pra todo lado”

Caon

“esses navio , balatinho, balatinho, mais solta pecinha né, palafuso perigoso de solta, né”

Só pra dar uma descontraída (não conheço tanto de navio pra julgar os chineses,ou qualquer outro)

Abraços

Jacubão

Isso, é, uma, vergonha.

Marcelo Ostra

alias, pesquisando apos o post, a Vale acaba de adquirir o primeiro deles, o ORE ITABIRA, de 184.000 dwt, um senhor cape size, construido em 1991

Bandeira = Liberiana, guarnição = brasileira

Mod MO

joao vaz bandeira

Srs.,
Vergonha são nossos senadores, deputados e outros mais, aqui estamos falando de MERCADO, lei da oferta e da procura, que graças a Deus, nossos políticos não conseguem revogar.
Tenham todos uma boa noite.

Fábio Mayer

Mas é a tal coisa…

…se a VALE mandasse construir aqui os navios, eles custariam 50%¨mais caro, em virtude da CARGA TRIBUTÁRIA extorsiva e da corrupção.

Marcos Pesado

Caros amigos, Se não fosse pelo Estado não teríamos, Vale, Petrobras (e industria petroquímica), CSN (e indústria siderúrgica), EMBRAER, etc, porque, até meados da década de 30, os mesmos “senhores” (ou classe dirigente, elite, ou como queiras definir) achavam que deveriamos somente nos concentrar em exportar café, açucar, cacau, borracha e algodão. É bem provável que os navios adquiridos pela VALE na China sejam mais baratos ou que até mesmo, no momento, não tenhamos tecnologia para construí-los aqui. Mas até bem pouco tempo atrás, por exemplo, não tinhamos tecnologia para construirmos aviões sofisticados (ou qualquer tipo de avião, que não… Read more »

João DS

Na Europa ocidental e EUA, além dos governos destinarem generosas verbas. É bastante comum as grandes empresas privadas também aplicarem um percentual dos seus lucros para promover pesquisas em áreas do seu interesse, em universidades e centros de pesquisa.
.

Aqui no Brasil, nosso empresariado, com poucas exceções, não tem esta mentalidade/tradição.
E por isso é mais importante ainda, o patrocínio do governo e empresas estatais no campo de pesquisa e desenvolvimento

Harry

Caros, o empresario brasileiro tem tradição sim: depositar milhões de dolares no paraiso fiscal na Suiça.
Os emoresarios da china tem tradição em pagar salario escorchante ao trabalhador chines quem não tem nenhum direito trabalhista.
Tem também tradição em receber subsidio (proteção do estado)
Exemplo os bancos americanos, montadoras de carro, a agricultura subsidiada dos europeus,imagina a china.

Primo

Ahaha, a Petrobrás vale muito, nunca ganhei nada com ela sendo pública/privada, quando o petróleo sobe ela sobe o preço da Gasolina quando o petróleo desce ela não desçe. Se disse que é autosuficente, não vem com essa que a empresa tem que seguir o mercado internacional. Se fosse privada não tinha feito aquele gasoduto com a Bolívia nem estaria tentando parceria com a PDVSA (Venezuela), todo mundo sabe que isso são dois exemplos do que é jogar dinheiro fora, mas como a maior parte é dinheiro público então pode fazer estas armações. A Petrobrás precisa investir no parque tecnológico,… Read more »

Primo

Roberto CR, pois é, se é para jogar lama em todo mundo não podemos esquecer deles, que por sinal nem dão destino de onde usam os rayalties do petróleo, pelo menos aqui no Rio, que já recebeu 6Bi este ano.

joao vaz bandeira

Me parece perfeitamente normal, que a Vale compre navios na China, afinal, quem é no momento o seu maior cliente??
É a velha estória, “uma mão lava a outra, e as duas lavam a “B”.
Vamos comprar de que nos compra.

João Augusto

Comprar lá também é uma estratégia para acalmar o governo Chinês que, recentemente esteve endurecendo nas negociações com as fornecedoras de minério. Outra estratégia da Vale foi contratar o Gornaldo para fazer propaganda lá, falando chinês.
Sem falar que as coisas chinesas são ‘balatinhas, balatinhas’.

João Augusto

Têm mais um: às vezes, mesmo para usar no mercado doméstico, vale a pena comprar fora, por conta da alta tributação do nosso país. Nunca antesf na hisftória dessef paísf nósf pagamosf tanto imposfto!

rodrigo Cordeiro

lobby pq os compradores são chineses..

eles estão fazendo a mesma coisa que os concorrentes do FX2 querem fazer conosco…

negócios são negócios!

CADU

Boa Noite Amigos
Todas as empresas de sucesso, tiveram verbas do governo para o seu surgimento, alavancaram quando foram privatizadas, pois tem que dar lucro, e não bancar políticos, queria ver os empresários começarem elas do ZERO, e ruim heim.
Saudações a todos.

João DS

A vale é paparicada e tratada pela mídia como um exemplo de eficiência e modernidade empresarial no Brasil. Más a Vale, privatizada, ‘não vale nada’ para os brasileiros… Aliás, o maior absurdo foi privatizar o subsolo brasileiro, as imensas reservas minerais que pertenciam a Vale estatal( ao Brasil…), cujo valor incalculavel, pode alcançar a casa dos trilhões de dolares! E o governo tucano & mídia associada deram gritos de alegria e exaltaram o grande valor pago no leilão de privatização da Vale…3 bilhões de dolares ! finaciados pelo BNDS ! Já à (segundo os crentes do “credo neoliberal” ) “ineficiente… Read more »

Primo

ihh, não vi o teu post Harry, antes de responder ao nosso amigo Roberto CR. Sinceramente não me diz nada que o gasoduto tenha sido feito no governo do FHC, não estamos discutindo (na minha opinião) afiliação política, eu sou tricolor, se vc é mengo ou palmeirense não faz diferença para mim, gosto é de ver uma boa partida. Se olharmos militarmente aquele gasoduto é indefensável, com um país instável e sabidamente instável a décadas. Do ponto de vista de negócios gastou-se um dinheiro forte e no final tivemos que construir usinas(são chamadas disso mesmo?) para receber Gás nos portos.… Read more »

Harry

Caro Primo, concordo indefensavel, mais deixar de usar o gas para a industria nacional se nos não fizessemos os chineses estariam fazendo agora, outra a opção do gas importadora que são liquefeitos são mais uma opção de fornecimento. o que estrategicamente é otimo não ter de depender dos bolivianos se queserem explodir o gasoduto deixam de receber, o gas que vendem do Brasil é sua grande fonte de renda eles dependem agora mais de nos que nos deles, tanto que pararam de encher o saco.
Meu pega leve deixar o celular de lado? He,

Marcelo Ostra

Deixando o bla bla bla de lado, para os poucos interessados no fato NAVIOS (pois ja descambou pra politica, pra variar … ) São estes os navios (cascos) encomendados: Yard No.1105 Jiangsu Rongsheng 9522972 Bulk Ore Carrier 199.300 dwt Yard No.1106 Jiangsu Rongsheng 9532513 Bulk Ore Carrier 199.300 dwt Yard No.1107 Jiangsu Rongsheng 9532525 Bulk Ore Carrier 199.300 dwt Yard No.1108 Jiangsu Rongsheng 9532537 Bulk Ore Carrier 199.300 dwt Yard No.1109 Jiangsu Rongsheng 9532549 Bulk Ore Carrier 199.300 dwt Yard No.1110 Jiangsu Rongsheng 9532551 Bulk Ore Carrier 199.600 dwt Yard No.1111 Jiangsu Rongsheng 9532575 Bulk Ore Carrier 199.300 dwt Yard… Read more »

CosmeBR

Não vejo problema. Uma empresa privada comprando uma “ferramenta” mais barata do seu maior cliente!(Uma mão lava a outra)

Primo

Foi mal pela investida na política, para me desculpar, vou colocar a resposta que tive sobre que diacho de medida é essa de DWT? (eu não sabia o que era isso) “A capacidade da frota mercante é medida em “Dead Weight Tonnage – DWT (ou tonelagem de peso morto), que é a medida do peso que o navio está projetado para transportar (carga, passageiros, mantimentos, combustível, água etc.). O DWT é igual à diferença volumétrica entre o deslocamento de água do navio em calado de carga (totalmente carregado), e o deslocamento em calado de balastro (que inclui o peso do… Read more »

Musashi

HehHEhEh Boa MO… o pessoal não perde a chance de mostrar seus apelos partidarios.

Só para esclarecer, a Vale esta comprando lá na China, porque se quiser importar para China, tem que usar navios Chineses. É lei deles.

Concordo que a deveriamos exportar mais ferro e aço. Mas eles não querem, porque é caro! E mesmo que tivessemos a melhor industria de aço do mundo, ainda iriam importar o minério.

Marcelo Ostra

Não exatamente isso musashi, pois varios navios aqui embarcam para Xina, não apenas chinelicos, varios panamax com soja saem a torto e direito, de varios armadores. a vantagem esta no cuusto do navio e os prazos xinelicos de entrega, e talves uma eventual venda casada tbm

Não ha como comparar se fossem feitos aqui ,, seja em tempo, seja em custo

Os nossos ultimos cape sizes construidos aqui foram em 1992 (se não me engano), o Docerio e o Doceserra

Abs
Mod MO

Marcelo Ostra

E teve uma maneh ai que em outro post dalou que aqui temos o segundo maior estaleiro do mundo … (que diga-se de passagem não tem ainda nem carreira nem estaleiro em si .. .quem dirá 12 carreiras ou mesmo a metade disso simultaneas em paralelo ….

cmpra-se navios por oferta e custo beneficio, não pra balela ….

O Lloyd Brasileiro fez isso a vida toda (incentivou local e sifu … de verde e amarelo

Mod MO

Marcelo Ostra

Grato Primo

Os admiradores de navios agradecem voltar ao assunto principal e correlatos diretos 🙂 (apesar de eu saber o que eh DWT 🙂

Abs
Mod MO

sergio

Quem tem obrigação de gerar empregos no pais, são os governantes (alias, é uma das promessas deles ) e não os empresários; esses visam lucro. Desde o tempo do BARÃO DE MAUÁ, o governo brasileiro sempre deu muito crédito para ingleses, americanos etc. Sempre ajudou estrangeiros, e “ferrou” o empresario brasileiro. Qualquer pessoa normal, vai comprar onde seu dinheiro rende mais; aliás, eu aconselho que em vez de criticarem a VALE, tornem – se ACIONISTAS da mesma.

Marcelo Ostra

Erik Os que eram registrados em Vitoria eram o Docevale e Docemar (de 1970 – O/O´s), o Deceserra era um capesize, irmão do Docerio, que foram para elcao (173.000 dwt), que hoje são o Castillo de San Juan e Castillo de San Jorge o Docecanyon era um O/O, não OBO, mas nunca teve guariçãbrasileira,aesar de ser da Docenave/Seamar,assim como o Docegulf e os de 1970, Docebay e Doceriver, ambos O/O´s em tempo, estes novos deles (os primeiros, aduirido de segunda mão),ORE BRUCUTU, ORE ITABIRA, sao todos de gurnição estrangeira (o Itabira são ucranienses),ou seja de guarnição brasileira, salvo engano seriam… Read more »

Leonardo Besteiro de Almeida Alves

Caros amigos eu não li tudo que foi postado, mas concordo que a Vale deu uma bola fora, pois temos bons estaleiros para construir esses navios aqui, só para citar alguns posso dizer o Estaleiro Renavi\Enavi, Sermetal, Rio Nave, Eisa, Mauá-Jurong e outros que estão em construção ou prestes a entrar em operação que eu acredito terem capacidade de construir essas embarcações. Mas ai temos de nos perguntar, será que a Vale foi precionada para fazer essas comprar lá, senão poderia perder o mercado, pois todos tem de se lembrar da chantagem que o governos chines fez com a EMBRAER,… Read more »

Marcelo Ostra

Leonardo .. Enavi / Renave apenas realiza reparos, nuca construiu navios

os outros estao empenhados EM SUA MAIORIA no mercado off shore .. alem de tudo não ha carteira disponivel na maioria deles …

Vc vai comprar um carro, alguem te determina se vc compra nesta ou aquela loja, desta ou daquela marca ? o que te impede de comprar um importado, se for bom pra vc ?

e .. ???

Mercado eh Custo/Tempo/Beneficio

Mod MO

Leonardo Besteiro de Almeida Alves

Você tá de brincadeira ou é desocupado, cara isso faz 20 anos e não vou inportunar meu velho nem meus amigos para satisfazer alguém que eu acho ser uma pessoa grossa e ridícula, eu sei que ha capacidade, trabalho na construção naval, sei do que a industria naval brasileira é capaz quando tem os recursos necessários, e camarada projetar um navio de transporte de minérios é mais facil do que fazer uma macarronada. Agora você trabalha com o que? É um daqueles entusiastas chatos, que bate o pé até o fim para dizer que está certo. Eu conheço seu tipo,… Read more »

Leandro

Motivos para a construção na China: O maior comprador de minério fica na China; O atual câmbio do dólar e a extorsiva tributação fazem o operário brasileiro um artigo de luxo, se comparado ao chinês; A falta da mão-de-obra em algumas profissões, como a de soldador, por exemplo: não há um programa governamental, de peso, para a capacitação de profissionais. O Promimp, voltado para o offshore, não dá conta da demanda; A premência da Vale em ter seus navios prontos até 2011/2012 e a inexistência de estaleiro nacional que comporte as doze linhas de montagem (construções em paralelo, em um… Read more »

João DS

A privatização da Vale só teria valido a pena se o preço fosse de 3 trilhões de dolares e este valor fosse aplicado integralmente em educação, do ensino básico ao superior, em centros de excelência em pesquisas, ciencias e tecnologia, em equipamentos e infraestrura para o desenvolvimento de ciência e tecnologia avançada, de ponta. Más foi subtraida da nação por 3 bilhões( financiados pelo BNDS) e estes 3 bilhõezinhos ainda foram torrados para pagar juros ao sistema finaceiro , que na época de FHC chegaram ao absurdo de 48% anuais ( valores reais ,já quer a inflação era baixa no… Read more »

Harry

Primo, gasoduto boliviano foi projeto do governo FHC, o Brasil mesmo aumentando o valor pago pelo gas ainda paga mais barato que o valor do mercado internacional. Quanto a nacionalização nos tambem fizemos a nossa, os paises arabes tambem, etc… Se EUA não faz o mesmo é porque só ela fabrica dolar. Mas esse paradigma caiu, veja voce a interferencia do governo Obama para salvar suas montadoras e seus bancos. Criticar a Petrobas é valido, mas dar como foi feito, uma desnacionalização deslavada da empresas, e as que não foram merecem tambem passar pelo crivo da critica. O tipo de… Read more »

Roberto CR

Primo em 07 Ago, 2009 às 10:30

Faltou falar dos impostos estaduais… nas discusões por aqui sempre é possível recordar e criticar os impostos federais (e com razão), enquanto os digníssimos governadores permanecem à sombra, livres de crítica.

Abs

Marcos Pesado

Caro Musachi, os chineses importam minério de ferro porque precisam alimentar seus fornos, porque o minério que produzem é pouco e de baixa qualidade. E ainda não inventaram processo industrial (ou alquímico) para transformar areia do deserto de Gobi em minério de ferro.

SDS

joao vaz bandeira

Desculpem a pergunta, mas quando da privatização da Vale, o
que os srs. críticos estavam fazendo??
As ações da referida empresa foram colocadas no mercado, e quem estava atento comprou, eu no momento só lamentei não poder comprar
mais, pois por um erro de avalição, escolhi um fundo de ações errado, e não pude aplicar o percentual do meu FGTS, que gostaria de ter aplicado, mas mesmo assim tenho tido um bom retorno.Continuo achando que a vale tem de ir compra onde existe preço competitivo.

eriksailor

Se a tripulação sera brasileira, isto so Deus saberá… Pois historicamente falando a CVRD, em 1962 criou a Docenave/Seamar, braço marítimo da companhia, em 1972 Chegou o Doce Cannyon, maior navio da frota ate entao e um dos maiores OBO’s em operação no mundo, este navio era de bandeira Liberiana, e nunca foi tripulado por Brasileiro, a CVRD foi a primeira companhia nacional a registrar seus navios em Bandeira de conveniência, evadindo a obrigação de recolher tributos no Brasil e de cumprir leis trabalhistas Brasileiras, claro eles sempre possuíram alguns navios da frota em bandeira nacional, mesmo la nos primórdios,… Read more »

Marceo Ostra

Bom, desculpe a minha demora pois estava “meio desocupado, ocupado” Meu caro amigo, vc respondeu exatamente o que eu queria que respondesse,ou seja … nada, vc não sabe, sen~não seria necessário perguntar pro senhor Seu Pai ou seus amigos, pois vc teria a resposta …. (ou nao foi iso que li ?) Fico imaginando debate chato, alguem que ao sabe nada, com alguemqu sabe menos ainda .. ai realmente deve ser doze …. Bom, continuo sem (entao, supostante) comletar minha rela de construções navais no Brasil (ahhhhh detalhe, a minha, não pedi nem pro meu pai, nem pros meus amigos,… Read more »

sonic wings

Srs. a VALE já não nos pertence mais!

O que não consigo entender é porque continuamos exportando minério de ferro, enquanto é perfeitamente possível exportar o aço já manufaturado. Se quiserem comprar é assim, se não….

Da mesma forma que não devemos exportar petróleo cru e sim o material já manufaturado com etanol brasileiro.

Sei lá, só um palpite.

joao terba

Se fosse o governo mandava cançelar o contrato,a Vale quando precisa de dinheiro vai pedir emprestado ao BNDS.

Azul&branco

Os gookies devem adorar essa balela chamada BRIC…