Navios atingidos por ataque de armas guiadas na Segunda Guerra Mundial

22

do-217k-hs-293a-1

A ameaça dos mísseis antinavio começou já na Segunda Guerra Mundial, com a invenção pelos alemães das bombas planadoras guiadas Fritz-X e Henschel Hs 293 (acima, na asa de um Dornier 217 e abaixo, sendo lançada por um Heinkel 111.

he-111h-hs-293-3

Na tabela abaixo, a lista de navios atingidos por estas armas e o resultado do ataque.

Warship/Vessel
Type/Class
Campaign/Operation
Year
Cause
Damage
Notes
HMS Bideford
Sloop
ASW Patrol – Biscay 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMS Landguard
Sloop ASW Patrol – Biscay 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMS Egret
Corvette
ASW Patrol – Biscay
1943
Hs-293 rocket propelled glidebomb
Sunk
194 dead
HMCS Athabaskan
Destroyer ASW Patrol – Biscay 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMS Intrepid
Destroyer
Aegean
1943
Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk

RHS Vasillisa Olga
Destroyer
Aegean 1943
Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk

HMS Dulverton
Destroyer Aegean 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
HMS Rockwood
Destroyer Aegean 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
SS Delius
Transport Atlantic 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMT Rohna
Troopship
KMF-26 Mediterranean
1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk 1152 dead
HMS Inglefield
Destroyer Anzio
1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
35 dead
SS Elihu Yale
Transport Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk 12 dead
SS Samuel Huntingdon
Transport Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
LCT-35
Landing Craft
Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
USS Herbert C Jones
Destroyer Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMS Jervis
Destroyer Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMHS St David
Hospital Ship Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
HMHS St  Andrew
Hospital Ship Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
USS Prevail
Minesweeper
Anzio 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
HMS Boadicea
Destroyer
Normandy 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk 175 dead
USS Meredith
Destroyer Normandy 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
LST-282 Landing Ship St Raphael, France
1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
LST-312 Landing Ship Salerno 1944 Hs-293 rocket propelled glidebomb Damaged
RN Roma
Battleship
Cape Testa – Sardinia
1943 SD-1400X Fritz-X glidebomb
Sunk
1352 dead
RN Littorio
Battleship Cape Testa – Sardinia 1943 SD-1400X Fritz-X glidebomb Damaged

USS Philadelphia
Cruiser
Salerno 1943
SD-1400X Fritz-X glidebomb Damaged
injuries
HMS Warspite
Battleship Salerno 1943 SD-1400X Fritz-X glidebomb Damaged
9 dead
USS Savannah
Cruiser Salerno 1943 SD-1400X Fritz-X glidebomb Damaged 200 dead
HMHS Newfoundland
Hospital Ship
Salerno 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
SS Bushrod Washington
Transport Salerno 1943 Hs-293 rocket propelled glidebomb Sunk
HMS Uganda
Cruiser Salerno 1943 SD-1400X Fritz-X glidebomb Damaged 16 dead
HMS Spartan
Cruiser Anzio
1944 SD-1400X Fritz-X glidebomb Sunk 46 dead







FONTE: Air Power Australia

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonas Rafael

O que eu me lembro é que os ingleses chegaram a pensar que podiam perder quando da Batalha do Atlântico, quero dizer quando os submarinos alemães chegaram a impor um bloqueio pesado no abastecimento da ilha da Rainha. Não acredito que as V2 pudessem ter feito alguma diferença. Mesmo hoje em dia os modernos mísseis de cruzeiro que acertam qualquer coisa não são capazes de fazer um país capitular…

Vassili

Zero Uno,

Eu coloco mais um quesito deplorável para os alemães: o sistema de governo nacional socialista que deveria durar 1000 anos, mas não passou dos 13 anos.

Quanto ao armamento, para mim o melhor da época.

Abraços.

Zero Uno

Alemães… Sempre os Alemães.

Três erros graves que os levaram à derrota – ainda bem – na 2a WW. Não ter porta-aviões, Bombadeiros pesados e a invasão da URSS. No resto, foram realmente gêniais.

JSilva

Nessa listinha ai tem um tal USS Philadelhia:

http://www.naval.com.br/NGB/B/B020/B020.htm

Bruno

Estive lendo as conotações sobre a bomba nuclear que os americanos atiraram num Japão combalido e sem moral. As bombas foram na verdade um recado a Stalin, que já em 1945, havia declarado guerra ao Japão (só para lembrar, as Ilhas Kurilas, antes de posse japa, foram anexadas à URSS após a rendição). Naquele tempo, o maior medo era que Stalin, que já ocupava parte da Alemanha, “para não perder o rítimo”, resolvesse seguir “viagem” com sua horda vermelha até a Mancha, e ocupasse o restante da Europa. Também poderia agir assim com Japão, visto que já havia declarado guerra… Read more »

Dr Ryan

O uso da palavra “se” é muito perigosa! Com certeza “se” a Alemanha tivesse condições de realizar um ataque aéreo de grande escala no desembarque da Normandia, provavelmente os Aliados não desembarcariam na França. “Se” a Alemanha não tivesse comprado briga com a União Soviética, provavelmente teria condições de invadir a Inglaterra e negociar termos de paz. “Se” a Alemanha tivesse construido a Bomba Nuclear antes dos Aliados, sabe-se lá o que teria acontecido. Viu como o “se” é perigoso? O uso do “se” gera condições totalmente inimagináveis. Até mesmo no futebol isso é impensável! – “Se” aquela bola entra,… Read more »

Wolfpack

Dalton, O que eu sei da história é um pouco diferente. Não sei se é verdade, mas nunca se cogitou lançar uma arma nuclear (claro devido ao avançado da Guerra) na Alemanha, pois nós tinhamos dois sistemas políticos em conflito certo no centro da Europa URSS x Forças Ocidentais. A recuperação e apoio dos Alemanhães seria mais difícil para o lado Americano, no caso de uma arma nuclear ter sido lançada sobre a Alemanha. No Japão, a figura suprema e imortal sendo o Imperador, as coisas ficavam muito dificeis pro lado americano, com o Povo Japonês lutando até o último… Read more »

Cronista

Esta é uma informação da qual eu não tinha conhecimento.
Muito embora o Dr. Ryan esteja certíssimo e uma colocação, é interessante imaginar sobre qual seria o curso da guerra se a Alemanha tivesse desenvolvido mais cedo os Me-262, as V-1 e V-2 e estes mísseis anti-navio… pelo que observei na tabela acima, eles se tornaram efetivos a partir de 1943, quando a guerra já se aproximava de sua inflexão.

Alfredo_Araujo

“Dalton em 13 Ago, 2009 às 13:13 “mesmo que tivessem desenvolvido mais armas e em maiores quantidades, apenas adiariam o inevitável.” Cara, isso em partes não é verdade… O próprio Winston Churchill declarou q para ele, a parte mais obscura para os ingleses, onde eles chegaram a pensar em derrota, foi em 1944, o auge dos ataques com a V-2… Chegou a ser mais obscuro q a Batalha da Inglaterra em 1939, onde existia a eminencia de uma invasão… Isso quer dizer, se eles tivessem mais misseis V-2, mesmo em claro declínio, a Alemanha Nazista conseguiria “arrancar” um acordo com… Read more »

Dalton

JSilva…

muito bem lembrado…e o nosso saudoso Tamandaré…apanhou muito mais!

Alias nao perdoo a marinha brasileira por nao ter me deixado subir a bordo em duas ocasioes que visitei a ilha das cobras…em que ele já estava fora de serviço, apenas aguardando sua venda.

abraços

JSilva

Dalton, vc sabia que o Barroso foi desmanchado aqui na baixada, e vicente de Carvalho (Guaruja), bem próximo a BAST.

Marcelo Ostra

Dalton

Em verdade, ele foi desmontado na ‘Cornolandia” .. (Vicente de Carvalho), vulgo Itapema, distrito do Guarujá ( a parte do Guarujá que os turistas não veem e ou conhecem), geograficamente do outro lado do porto, margem esquerda

Acasbei de ver que em seu primeiro leilão (Voltei de uma biblioteca local a pouco, pesquisando fatos maritimos de 1980), que em março de 80, foi cancelado, pois as ofertas não alcançaram o seu preço minimo para venda para sucata

Abs
Mod MO

Dalton

JSilva… Obrigado, nao lembrava-me mais que tinha sido em Santos, mas sabia que seu destino tinha sido permanecer no Brasil ao contrario do Tamandaré. Ainda tenho a revista Tecnologia e Defesa nr 9 de 1983…só nao lembro se comprei na banca ou em um sebo anos depois. Ela tem na capa um F27 de patrulha maritima e foi quase que exclusivamente dedicada a marinha de guerra brasileira e acredito que tenha sido a primeira vez que li algo mais completo sobre o Barroso. Falando em Barroso, dei uma olhada na excelente relaçao de navios de guerra aqui do blog e… Read more »

Dalton

Wolfpack… Sua versao é interessante e foge da mais corriqueira que é basicamente a seguinte: Os alemaes começaram a pensar em bomba atomica primeiro…entao um cientista sabendo do projeto comunicou a Albert Einstein que já estava morando nos EUA e este comunicou ao Presidente Roosevelt, insistindo que os EUA deveriam ter uma capacidade semelhante e o projeto manhattan começou. A Alemanha era considerada muito mais forte que o japao, daí nasceu o principio “Germany first” e grandes quantidades de navios aeronaves veiculos etc, foi desviado do pacifico para o Atlantico, para o desespero dos combatentes no pacifico…mesmo antes de Pearl… Read more »

Dalton

Alfredo… há um certo exagero quanto a V2, ela tinha varias deficiencias e nao teria alterado o curso da guerra. Um problema é que ela nao explodia acima do solo, como aconteceu com a bomba de hiroxima que explodiu cerca de 500m acima do solo, a V2 enterrava-se no solo reduzindo sua eficiencia, sem falar que nao podia atingir alvos especificos, pois seu sistema de guiagem era primitivo e centenas nao atingiram alvos ou falharam em explodir. Já li alguns livros sobre Churchill mas nao lembro dele ter achado que perderia a guerra em 1944…posso estar enganado, mas sinceramente medo… Read more »

Dalton

Bruno… é bem possivel que as bombas atomicas fossem um recado para os sovieticos…mas… se vc ler se é que ainda nao leu sobre as duas ultimas campanhas da guerra no pacifico, Iwo Jima e logo a seguir Okinawa, irá compreender o que esperava os americanos se desembarcassem no Japao a partir de novembro de 1945. Seria uma carnificina, principalmente para os japoneses, mas o nr de baixas americanas seria enorme. Hoje em dia, a previsao de um milhao de mortes está superada, mas 200.000 americanos mortos e feridos é algo bem mais razoavel. Nao fosse o Imperador fazer uma… Read more »

Angelo Nicolaci

Se minha mãe tivesse 4 rodas e um volante eu era um carro…rsrsrs
Ou se meu pai tivesse duas asas e um motor eu seria um avião….rsrssr
POxa chega de especulações isso me deixa louco…rsrsrs

Brincadeira só pra aliviar o stress

Joaca

Senhores
Se os alemães tivessem lançado mais bombas, principalmente na Normandia, o resultado da guerra seria outro…

Dalton

Joaca…

a bomba atomica foi desenvolvida inicialmente para ser usada contra a Alemanha nazista…que estava desenvolvendo sua propria; como eles renderam-se antes, sobrou para o Japao.

Muitos acreditam que a Alemanha tinha recursos ilimitados, tanto material como humano, mas nao é verdade…mesmo que tivessem desenvolvido mais armas e em maiores quantidades, apenas adiariam o
inevitável.

sds

LBacelar

Caramba, qual era a carga dessas bombas?

O número de navios afundados é bem grande!

Fully

Se não fosse o doentio do Hitler,a Alemanha teria sido a maior potencia tecnológica da história.
Quase tudo que temos hoje no mundo,derivou direta ou indiretamente de projetos dos cientistas alemães.Aviões a jato,mísseis-teleguiados,combustíveis,foguetes que levaram satélites ao espaço,introdução as armas nucleares,submarinos,e por ai vai!!!

Andre Luiz

Meio Off-Topic Pra quem gosta deste imaginar o que poderia ter acontecido (historia fractual), a China é um exemplo classico Os chineses sempre foram avessos a exploraçoes, sempre se consideraram o “umbigo do mundo” entao o resto pra eles que se dane Teriam varrido a Europa tranquilamente http://www.1421.tv/ Os chineses sempre olharam para o próprio umbigo, mas naquele período houve uma grande frota que tinha como objetivo fazer uma demonstração do poder e da superioridade chinesa. Outro objetivo era trazer estados para o sistema de tributação chinês. Mas com a troca de imperador, o novo decidiu que as viagens eram… Read more »