Entre 2003 e 2007, o Brasil gastou mais palavras do que dinheiro no projeto do submarino nuclear

0

Vale a pena ler de novo

sarkozylula

“Os acordos para a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear estão se tornando a cada dia mais concretos. Em alguns anos, o Brasil fará parte do seleto grupo de nações que possuem esse fator.”

As palavras acima foram ditas pelo presidente Luiz Inácio da Silva durante cerimônia em homenagem ao Dia do Marinheiro (11 de dezembro de 2008). Abaixo uma análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) do atual governo entre 2003 e 2007.

Execução Orçamentária – Comando da Marinha

Funcional – 05.572.0629.3216.0001

Subtítulo – construção de protótipo de submarino com propulsão nuclear

ANO
Dotação inicial
Autorizado
Empenhado
Liquidado
Pago
2003
1.000.000
0
0
0
0
2004
5.081.872
5.081.872
5.081.872
5.081.872
5.078.461
2005
2.000.000
0
0
0
0
2006
não consta
2007
não consta

Fonte: Senado Federal

Em resumo, existe uma distância muito grande entre o que se fala e o que se faz no Governo. Precisamos que as nossas ações acompanhem o discurso. No momento atual o discurso atropelou as ações.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ARCANJO

GALANTE, A SIMPLES REPRODUÇÃO DO NOTICIÁRIO PUBLICADO É SUFICIENTE PARA TE CHAMAR DE CORRUPTO!!! TEM GENTE ENLOUQUECENDO! TEM GENTE QUE JÁ APLAUDE POR REFLEXO CONDICIONADO E ROSNA POR CACOETE… TENHO ASSISTIDO O CONTORCIONISMO DA CLAQUE CHAPA BRANCA SEM ME MANIFESTAR PORQUE ESTÁ TUDO TÃO FEIO E TÃO PATÉTICO QUE NÃO VALE A PENA. AFINAL O MEGA-LOBBY, UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA DESSE PAIS VAI INDO BEM, SACRAMENTANDO TUDO NA MARRA, SATISFAZENDO A UM MONTÃO DE GENTE, NOS MOLDES E DENTRO DAS PRÁTICAS CONHECIDAS DA DCNS NO PAQUISTÃO, MALÁSIA, INDIA, ETC … ONDE ATÉ GENTE MORREU! EM TODOS ESSES LUGARES A… Read more »

Robson Br

É para dar IBOPE ou esse assunto colocado é por insistência mesmo.
Valeu Hornet

Hornet

apenas mais um complemento. aqui está a posição da MB sobre mais essa lebre levantada pelo Blog: “Comandante da Marinha: “A importância da construção do submarino de propulsão nuclear brasileiro” O significado da posse do submarino nuclear Desde a divulgação das notícias referentes ao petróleo existente no pré-sal, é comum que se pergunte se tais descobertas influíram na retomada do investimento no submarino nuclear. Ora, releva notar que, desde o início, o programa jamais foi interrompido pela Marinha. Mesmo entre os anos de 1994 a 2006, quando se constatou a insuficiência de recursos de outras fontes governamentais, a MB cuidou… Read more »

Hornet

apenas ratificando o que eu disse acima: não foi em 2008 que houve a decisão da retomada do projeto nuclear da MB. A decisão foi tomada em 2007. A procura de um parceiro para finalizar o submarino nuclear ocorreu em 2008. O Brasil procurou a Russia e a França, apenas a França aceitou, como todos sabem. No quesito da disponibilidade da verba, transcrevo o que foi informado no Valor Econômico, em 13/09/2007. “O programa da Marinha, que esteve em “estado vegetativo” nos últimos dez anos, por falta de recursos, carece de mais R$ 1 bilhão para completar-se. Em julho, Lula… Read more »

AJS

Me perdoem, mas sinceramente, o blog de uns tempos para cá, mudou muito suas colocações e temas apresentados, não sei se por falta de assunto ou para desqualificar uns em benefício de outros.
Cansei, vou buscar outra fonte de informações, está ficando muito cansativo e repetitivo.

Hornet

Uma matéria interessante e recente (março deste ano) sobre o submarino nuclear: “Brasil investe na construção do primeiro submarino nuclear LILIAN MILENA Da Redação – ADV A retomada do Programa Nuclear Brasileiro já está em curso, e entre as principais razões que envolvem a volta de investimentos significativos no setor – o que não era visto desde o período militar – estão a produção de energia e o desenvolvimento do primeiro submarino de propulsão nuclear feito no país. Segundo o responsável pelo projeto, o contra-almirante da Marinha Carlos Passos Bezerril, diferentemente dos convencionais movidos a diesel, o submarino nuclear é… Read more »

Hornet

Um documento oficial mais atualizado, sobre a verba dos submarinos, para quem quiser conferir: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS COMUNICADO No- 16/2009 Publicado Diário Oficial da União 12 Agosto 2009 O Secretário-Executivo da Comissão de Financiamentos Externos – COFIEX, no uso de suas atribuições, faz saber a Recomendação endossada pelo Senhor Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão: autorizar, com a(s) ressalva(s) estipulada(s), a preparação desta operação comercial, nos seguintes termos: 1. Nome: Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB 2. Mutuário: República Federativa do Brasil 3. Executor: Ministério da Defesa – Comando da… Read more »

Rudi

É Galante o dinheiro ta te subindo a cabeça….não tem importancia tu nunca vai ser ninguem..a não ser um pobre Bloguista….os capitalistas avarentos não vão te deixar subir…eles são muito gananciosos.

Rudi

É neste ponto é verdade, o Lula mais conversa do que faz. Ja o FHC fazia, falava e fazia, dise que ia vender o patrimonio brasileiro e vendeu, dise que ia dar a Alcantara e foi impedido, disse que ia destruir o Brasil e destruiu, disse que ia falir este país e faliu, disse que ia enxer a poupança da dona ruthi e assim fez. É a RECORD ta mostrando a canalhagem da Globo, Folha, Veja, FHC, Serra é esperar pra ver. Agora mexeram com outro poderoso. Viva Edir Macedo. Lula, Dilma,Lula e Edir Macedo pra presidente…..eheheheh. Pau na canalhagem… Read more »

Carlos

Desculpe, quis dixer Bronco1 e não Bosco

Lucas

Realmente, para assegurar o projeto do SNB deveria se garantir uma quantidade de dinheiro suficiente para o bom andamento do projeto, e é claro, este dinheiro deveria vir diretamente dos cofres da união e um contrado com a marinha para a garantia deste dinheiro,por medidas de segurança pela troca de governo.

Alte. doenitz

Putz, foram falar no nome do cidadão! Agora vai chover mensagens defendendo o petralha do Lulla ao invés de falar sobre o submarino nuclear. O cara não gastou um centavo com o submarino nuclear e vai deixar toda a conta para o próximo governo pagar. Isso que e “experteza”. Mas o bolsa-família vai bem obrigado.

Só quero ver o que vem por aí.

Bronco1

Só uma coisa que eu acho complicada: A dotação é definida pela comissão de orçamento do congresso, passa por votações na câmara e no congresso. Não é culpa exclusiva deste que aparece na foto ao lado do presidente francês, como a matéria pode fazer parecer (não estou dizendo que isto foi intencional, vejam bem, não me entendam mal). Mas ao lado dele deveriam estar cada um dos deputadoe e senadores que votaram a favor dos absurdos contigenciamentos de recursos para as forças armandas, afinal a corja engravatada do congresso nacional tem mais culpa no cartório do que qualquer presidente que… Read more »

Hornet

Cadê a orçamento, ou melhor, a verba de 2008? procurar a verba para o submarino nuclear antes de 2008 é sem sentido e pura perda de tempo, pois o governo só se decidiu firmemente para a realização do reaparelhamento das FAs em 2008, com a END e com o acordo assinado com a França. Antes disso, o atual governo levava a questão de defesa em banho maria, igualzinho aos governos anteriores. No entanto, a partir de 2008, o governo disponibilizou uma verba adicional, que não sai da verba anual da MB, de 130 milhões de reais anuais, até o término… Read more »

Bosco

AJS, a culpa não é dos administradores do blog. O que dá ibope atualmente são os assuntos relacionados a politicagem envolvendo o submarino nuclear e o F-X2. Alguns posts ultrapassam 200 comentários mas no fundo não tem 50 que valha alguma coisa, o resto é puro ‘achismo’ e baixaria. Alguns posts interessantes tem um ou outro comentário. Eu particularmente evito entrar nessa celeuma do submarino nuclear e do F-X2. Mas só pegando o gancho do seu comentário, gostaria que os temas fossem renovados também. Existe muita coisa interessante acontecendo no mundo militar hoje em dia para ficarmos divagando eternamente nos… Read more »

Carlos

Realmente a turma do “deixa disso” apareceu!

Hornet

“procurar a verba para o submarino nuclear antes de 2008 é sem sentido e pura perda de tempo”

Como assim? A idéia do submarino nuclear tem MAIS DE 30 ANOS. Tinham que procurar pela verba durante todo esse período.

Parece que tem gente querendo defender o governo as custas do submarino nuclear

Bosco

Seu comentário foi o melhor até agora.

Bosco

Correção;
quando me referi a ‘mundo militar’ queria dizer ‘temas relacionados à DEFESA’. O ‘mundo militar’ é só uma parte do assunto rico e abrangente
relacionado com o tema “DEFESA”, e vale salientar, a que eu menos me interesso.

Bosco

Carlos,
que estória é essa? Me dá a chupeta e me tira assim com força. rrsr…
Isso pode traumatizar uma pessoa, sabia? rsr….
Um abraço.

Carlos

Desculpe Bosco, mas o seu comentário estava exatamente acima e acabei escrevendo na correria

Flavio

Se o governo investe, tentam boicotar e reclamam. Se o governo náo investe, reclamam do mesmo jeito. Vai entender

Hornet, mais uma vez, teu comentário foi excelente, parabéns.

Flavio

Desculpem o erro…é “NÃO investe”

Marcos Pesado

Parabéns Hornet.
Pode-se concordar; pode-se discordar. Contudo, para contradizê-lo é preciso ir além da analogia barata e do silogismo furado.
SDS

Lucas Calabrio

Prezado
Comentário simplista:
submarino convencional = tv preto e branco de 15 polegadas
submarino nuclear = tv colorida de alta definição 52 polegadas

Qual voces escolhem?
fico com a tv coloria de alta definição

Abraço

Lucas Calabrio

a tv colorida nunca será mais barata, e se voce mora numa mansão (Brasil) vai de tv preto e branco?

Lucas Calabrio

Prezados
Que tal dar um tempinho e ler esses pensamentos.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/frases/coletanea-02.html

Hornet

Carlos em 17 Ago, 2009 às 9:23

simples: só se decidiu firmemente pelo submarino nuclear e encontrou-se um parceiro para desenvolvê-lo em 2008. Antes disso o que se tinha era o PNM, é apenas isso.

capice?!!!

abraços