A Operação ADEREX-II/2009 aconteceu no período de 27 de julho a 6 de agosto de 2009, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), sob o comando do Contra-Almirante Ilques Barbosa Junior, Comandante da 2a Divisão da Esquadra, embarcado na Fragata “Defensora” (F41).

A operação está diretamente associada à importância da área marítima do litoral do Espírito Santo, pois nela estão localizados, além do porto de Vitória, os portos de Vila Velha, Tubarão, Barra do Riacho, Ubu, Regência e Praia Mole, que operam produtos diversos, constituindo o maior complexo portuário da América Latina. Também está inserida nessa área, a Bacia de Campos, onde é produzida a maior parte da produção nacional de petróleo. Além disso, o transporte marítimo na região é intenso, com um tráfego diário de aproximadamente 100 navios mercantes.

O Grupo-Tarefa foi constituído pela Fragata “Defensora” (F41); Fragata “Bosísio” (F48); Corveta “Jaceguai” (V31); Corveta “Frontin” (V33); e Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23). Participaram, ainda, os Submarinos “Tamoio” (S31) e “Timbira”(S32); o Navio-Patrulha “Gurupá” (P46); o Rebocador de Alto-Mar “Tridente” (R22); embarcações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e da Capitania dos Portos do Espírito Santo; helicópteros UH-12/13 Esquilo, AH-11A Super Lynx, UH-14 Super Puma e SH-3A Sea King; aviões de interceptação e ataque AF-1 Sky Hawk; e mergulhadores de combate, todos da Marinha, além de aviões de patrulha P-95 e de ataque AMX – A1, da Força Aérea Brasileira (FAB).

A operação teve início no Rio de Janeiro, no dia 23 de julho, quando foram realizados diversos exercícios, entre os quais ameaças assimétricas, com a participação de mergulhadores de combate.

No dia 27 de julho, foi realizada saída de porto com oposição de submarino e de superfície, que contou com a participação do Navio-Tanque “Nilza”, da Transpetro.

Além desses, foram realizados, durante a ADEREX-II/09, os seguintes exercícios:
– Guerra anti-submarino;
– Ataque coordenado navio-aeronave;
– Exercícios com helicópteros, como reabastecimento em vôo (HIFR), retirada e transporte externo de carga por helicóptero, compilação do quadro tático de superfície e de qualificação de recolhimento e pouso a bordo;
– Sistema de transferência de dados link Yb;
– Verificação de IFF;
– Guerra eletrônica;
– Manobras táticas, diurnas e noturnas;
– Navegação em canal varrido;
– Tiro antiaéreo sobre Granada Iluminativa;
– Tiro sobre alvo de superficie, navio escoteiro e  em grupo de ação de superfície;
– Tiro antiaéreo sobre Drone em proveito da Avaliação Operacional da Fragata “Defensora” (F41);
– Transferência de Carga Leve;
– Transferência de Óleo no Mar (TOM), com ameaça aérea e de submarino;
– Trânsito em área marítima sob Múltiplas Ameaças;
– Trânsito em área marítima sob ameaça de superfície e de submarino;
– Trânsito em área marítima sob ameaça aérea e de superfície;
– Inter-Centros de Operações de Combate;
– Controle de Avarias;
– Comunicações visuais; e
– Reação Rápida (Eventos Inopinados).

No dia 31 de julho, os navios constituintes do Grupo-Tarefa participaram, juntamente com outros meios da Esquadra e da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), de um Desfile Naval em homenagem à chegada do NDCC “Almirante Sabóia” ao Rio de Janeiro, navio incorporado à Esquadra no dia 6 de agosto.

Nos dias 1 a 4 de agosto, durante estadia no porto de Vitória, militares da Marinha participaram de Ações Cívico-Sociais, com a doação de sangue e de roupas, culminando com a visitação pública aos navios no dia 2 de agosto, o que atraiu grande número de visitantes.

FONTE e FOTOS: MB

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

Apesar da falta de verbas, isto demonstra que a MB continua com a programação de exercícios. Pela quantidade de meios empregados nota-se que a operação foi de grande vulto. Parabéns às tripulações pelo aprestamento de seus navios e meios aéreos.

Marcelo Tadeu

Gaspar, parece que a Rede Record vai fazer uma série de reportagens sobre os treinamentos das FFAA. Não sei se já começa esta semana.

gaspar

tenho certeza de que ainda verei nos canais Discovery reportagens sobre as nossas Forcas Armadas… fazer propaganda…
seria interessante um veiculo comunicativo acompanhar esses treinamentos e depois editar um documentario para a TV…
quem algum dia isso aconteca…

gaspar

MT,

que bela noticia essa…
por dizer nisso, nas ultimas semanas a Rede Universal, quer dizer a rede Record iniciou uma series de reportagens sobre o FX2, AFA, muito bom o “especial”…
ate que enfim uma TV comeca a dar valor as nossas FFAA..

o que quer dizer FFAA ?? sei que eh Forcas Armadas, mas exatamente o que eu nao sei…

Marcelo Tadeu

É porque há uma regra no Português que qaundo vc quer abreviar um nome próprio como Estados Unidos – E.E.U.U., Forças Armadas – F.F.A.A., Autores A.A. etc.

Sds

Baschera

Magníficas fotos, tchê !!

Sds.

gaspar

MT,

grato pela info, tenho certeza de que faltei no dia em que teve essa aula de portugues…
Blog Naval tb eh cultura…

Marcelo Tadeu

Gaspar,

Vou enviar a fatura. Vc pode pagar até o vencimento em qualquer Banco, após, só no Itaú!! Rsrsrsrsrs!!

Flavio

Só falou o SP para deixar o exercício mais bonito.