SH-3A com o sonar parcialmente arriado.

bolacha-atual.gifvinheta-especialO primeiro Esquadrão de Helicóptero Anti-Submarino (Esqd HS-1), foi criado em 1965, e tem como missão principal a detecção, localização, acompanhamento e ataque a submarinos (ASW) e alvos de superfície(ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.
Além de sua missão principal, o HS-1 também pode ser utilizado em outras missões secundárias tais como: transporte de tropas, evacuação aeromédica (EVAM), busca e salvamento (SAR), humanitárias, espotagem de tiro torpédico ou de foguetes, entre outras.
Para cumprir sua missão, o EsqdHS-1 dispõe de aeronaves Sea King SH-3A (Agusta SH-3D) e SH-3B (Sikorsky SH-3H), conhecidos como Guerreiros, que podem ser armadas com torpedos anti-submarino Mk.46, bombas de profundidade MK.9 ou mísseis Exocet (AM-39), usados contra alvos de superfície.

Configurado para transporte, pode transportar 24 passageiros ou 15 macas para evacuação aeromédica.

Em 2008 foram adquiridas 4 unidades, com opção para mais 2 helicópteros S-70B Seahawk, de um total que deverá chegar a 12 unidades.

O modelo adquirido pela MB é semelhante ao modelo Strikehawk (MH-60R) da US Navy, capaz de realizar missões ASuW e ASW.

Para missões ASuW utiliza seu radar AN ∕ APS-143(V) e mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7 e para as missões ASW, utiliza o sonar AN ∕ AQS-18(V), torpedos MK.46 e cargas de profundidade.

O lema do Guerreiro: ” AD ASTRA PER ASPERA” (É ÁRDUO O CAMINHO PARA OS ASTROS)

SH-3B armado com torpedo e bomba de profundidade.

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wiltgen

Fullcrum e RoLoUcO, Antecipando ao post do HU-2, que vai ao ar amanhã, oito aeronaves EC725 Super Cougar terão capacidade de ASuW e deverão ser configurados para operar com os AM-39 Exocet, a exemplo dos Super Puma da Marinha Chilena. Com isso a Av. Naval vai ampliar, e muito, a sua capaciadade ASuW, pois teremos os AH-11A Super Lynx c/ Sea Skua, Sea Hawk c/ Penguim e o Super Cougar c/ Exocet. Só lembrando, os SH-3A/B não serão desativados logo após o recebimento dos SH, ou seja, ainda teremos por mais alguns anos os SH-3A Sea King também operando os… Read more »

fullcrum

Se o Seahawk vai substituir os SH-3, então vamos perder a capacidade de lançar os Exocet através dos helis? Então esses mísseis e o futuro modelo construído aqui será lançado só pelos A-4? Alguém pode me explicar.

Marcelo Tadeu

Valeu Guerreiro, aliás eu utilizo este lema no meu msn

RoLoUcO

tbm to afim de saber?

fullcrum

Obrigado pela explanação!!!!