UH-14 operando a bordo do NDD Rio de Janeiro (G-31)

bolacha-pegasus.jpg

vinheta-especial O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd HU-2) foi criado em 1986 e dispõe das aeronaves UH-14 Super Puma (Pégasus), estando capacitado para as mais diversas missões, principalmente transporte de tropa, esclarecimento marítimo, lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate, guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro) e operações de Busca e Salvamento (SAR).

Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar (Caracal).

Serão destinadas 16 aeronaves para a Marinha do Brasil, sendo 08 unidades com capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW), missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias, Operações Especiais e Guerra Eletrônica e 08 unidades com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.

Os Super Cougar serão entregues de 2010 a 2016.

UH-14 Super Puma a bordo do A-12 São Paulo

FOTOS: MB

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
xerxes

parabéns ao hu-2 e toda a aviação naval, in alis vis et virtus

SÉRGIOCIN

Não tinha observado ainda nos Super Puma Navais o sistema de bolsas para flutuação – bóias infláveis que circundam o nariz da aeronave (na segunda foto aparecem melhor) e na parte posterior das caixas dos trens de pouso. Existindo essas bóias, pode-se afirmar q também são dotados do sistema de ejeção dos rotores. Em caso de avaria ou acidente c/ pouso s/ agua, as bóias tornam-se os flutuadores, os rotores expulsos – eliminando o risco de adernar – e o corpo do heli se torna uma célula de sobrevivência. Esses são os Helis preferidos nos transportes às plataformas mais distantes… Read more »