Resgatado canhão histórico em Salvador

0

Um canhão de ferro antigo foi encontrado na área do complexo do Comando do 2° Distrito Naval, em Salvador, no dia 24 de julho, durante escavações para instalação de uma estação elevatória, do projeto de saneamento Bahia Azul. Na ocasião, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), realizou visita técnico-funcional à localidade, para uma avaliação especializada do objeto.

No período de 19 a 21 de agosto, a equipe de historiadores, arqueólogos e restauradores da DPHDM fez a vistoria da data aproximada do canhão, concluindo que o achado seria do século XVII ou XVIII. Em seguida, foi realizado o georeferenciamento, que consiste na identificação do local onde o objeto foi encontrado, observando o fato do canhão estar sob uma área de aterro.

De acordo com os técnicos, o canhão de ferro possui grande valor histórico, medindo cerca de 2 metros de comprimento, com peso de 2 toneladas. Sua utilização foi naval e terrestre, tendo disparado granadas e balas sólidas. Por fim, o grupo iniciou os procedimentos de preservação e identificação, constatando ser o canhão de origem francesa.

Tão logo o tratamento seja finalizado, o canhão deverá compor o acervo do Comando do 2º Distrito Naval, como objeto de decoração.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
muscimol

essa zona deve estar cheio de ouro e prata …toca a mergulhar!!

RodrigoBR

E devem achar muito mais peças históricas durante esse projeto!

Parthenon

Pode crer, pelo que conheço daquela area, vão encontrar muitas coisas, toda aquela area do Bairro do Comerçio em Salvador, foi aterrada, vide: Mercado Modelo, Porto de Salvador e até a area onde se locazila os Fuzileiros Navais e o Hospital Naval de SSA.

Naquela região existe varias fortalezas, que protegiam a entrada da Baía de Todos os Santos (mas de 12 ao todo), inclusive do outro lado da Baía tambem, em Itaparica, uma invasão ali era quase impossivel, as que se deram, se tornaram derrotas históricas, Holandeses, Franceses e depois até os próprios Portugueses, foram pegos pela Revolta.

Renato

É a Marinha do Brasil em seu programa de aquisição de novos equipamentos…